Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
4 décembre 2007

Aquilino Ribeiro em Paredes de Coura

arvorelog_p



                                                                 
Cinquentenário da Publicação de A CASA GRANDE DE ROMARIGÃES

            
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
                        
Consulte aqui o Programa das Comemorações

A Câmara Municipal de Paredes de Coura promove sessões dedicadas à Comemoração do Cinquentenário da Publicação de “A Casa Grande de Romarigães” de Aquilino Ribeiro, organizadas pela Árvore, a realizar nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2007, no Centro Cultural de Paredes de Coura.



Direcção do projecto: Amândio Secca (Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L.) e António Pereira Júnior (Câmara Municipal de Paredes de Coura)
Comissário: Mário Cláudio
Coordenação: Joana Rodrigues (Câmara Municipal de Paredes de Coura) e Manuela de Abreu e Lima (Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L.)

                        
                        

Durante estes dois dias, 8 e 9 de Dezembro, serão servidos em Paredes de Coura, em restaurantes aderentes, pratos das ementas aquilianas.
Na Grande Lisboa há também uma significativa série de restaurantes, de gentes de Paredes de Coura, onde se servem ementas aquilianas até ao fim do mês de Dezembro.

                        
                        Consulte aqui as ementas aquilianas

Aquilino Ribeiro, Lido e Vivido

Autor de clara inscrição regional, mas da mais representativa, a que ascendeu à dimensão da universalidade, Aquilino Ribeiro parece remetido a um limbo, temporário pelo menos, à semelhança de outros grandes, indiscutíveis autores. Proposto por mais de uma vez ao Prémio Nobel, Aquilino insere-se num certo particularismo europeu, porventura ultrapassado pela corrente globalização, mas sem dúvida transportador das marcas da mais caracterizante identidade de todo um continente. Que originalidade nos apresenta hoje o autor de A Casa Grande de Romarigães, cinquenta anos decorridos sobre a sua publicação? Que contributo nos oferecerá à continuidade de uma língua ameaçada de extinção, e às hipóteses da sua permanência? Que valores representará para as gerações futuras, ultrapassada a vacuidade do pronto-a-vestir literário, se vierem a ser repostas as condições da recriação dos sinais da inventiva?
Mário Cláudio

Breve biografia de Aquilino Ribeiro

                        
                        

 

 

                        

Integradas nestas comemorações, serão inauguradas duas exposições: Exposição Documental sobre a Casa Grande de Romarigães e exposição de fotografia de Rui Luís Romão, A Sombra das Casas, no dia 8 de Dezembro de 2007, pelas 17h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

Na mesma altura será realizada uma sessão de lançamento do álbum "A Sombra das Casas", com textos da autoria de Baptista-Bastos (prefácio) e de Jorge Pereira de Sampaio, "A Casa Grande de Romarigães e a arquitectura solarenga do concelho de Paredes de Coura", fotografias de Rui Luís Romão, design gráfico de Humberto Nelson e coordenação editorial de Manuela de Abreu e Lima.
O projecto de montagem desta exposição é da responsabilidade de Laura Soutinho.
Clique aqui e veja algumas das fotografias de Rui Luís Romão...

Breve biografia de Jorge Pereira de Sampaio

Breve biografia de Rui Luís Romão


Estas exposições estarão patentes ao público até ao dia 31 de Janeiro de 2008.

Centro Cultural de Paredes de Coura
Avenida Cónego Bernardo Chouzal
4940-520 PAREDES DE COURA

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité