Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
8 février 2009

debate - arquitectura - brasil - Porto, dia 18 Fevereiro

Dafne Editora, lançamento do livro da autoria de André Tavares, Novela Bufa do Ufanismo em Concreto, da colecção Equações de Arquitectura.

Porto, Passos Manuel, dia 18 de Fevereiro pelas 22h00.

Debate em torno da Arquitectura Moderna Brasileira com André Tavares, Álvaro Domingues e Ana Vaz Milheiro.

 

EA09_capa_Novela

 

A Arquitectura Moderna no Brasil tem fascinado gerações. Seja pelas curvas e contracurvas que fazem a natureza invejar as formas construídas pelo Homem, seja pelas proezas técnicas e construtivas de edifícios arrojados ou, quem sabe, pelo fascínio em que o clima tropical envolve as obras que nos comovem, o certo é que a arquitectura brasileira provoca grandes entusiasmos e paixões.

O livro que vai ser lançado no Passos Manuel resulta de um texto escrito no Brasil, em São Paulo, e procura no caldeirão das peripécias quotidianas as coordenadas culturais e ideológicas do primeiro momento de afirmação moderna da arquitectura brasileira (entre 1914 e 1943). O betão armado, a que se chama concreto no Brasil, é a tecnologia que motiva a descoberta dos meios através dos quais os arquitectos e a sociedade foram inventando novas formas de afirmar o brasileirismo. O ufanismo, manifestação de um orgulho desmedido e, até, um pouco despropositado, é outro mecanismo que acelera esta viagem aos argumentos da construção de uma identidade para a arquitectura moderna brasileira.

Para além de arquitectos como Lucio Costa ou Le Corbusier, inevitáveis personagens centrais em livros sobre arquitectura no Brasil, este livro concentra-se nas relações que outras figuras do mundo da engenharia e da literatura – como Ricardo Severo, Joaquim Cardozo, Monteiro Lobato ou Blaise Cendrars – estabeleceram com o universo dos arquitectos. Esse novelo de personagens conta com a participação especial do Sacy Pererê.

 

André Tavares, Novela Bufa do Ufanismo em Concreto, episódios avulsos das crises conjugais da arquitectura moderna no Brasil, Porto, Dafne Editora, 2009. ISBN -, 15,0x22,5cm, 172 páginas, 38 ilustrações, 17 euros.

 

Para mais informações consultar www.dafne.com.pt

 

 

Dafne Editora // Rua do Breiner 201 // 4050-126 Porto // T./F. 222005579 // www.dafne.com.pt

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité