Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
1 avril 2009

Programacao ABRIL.. Tertulia Castelense

 

 

info@tertuliacastelense.com

www.tertuliacastelense.com

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

A B R I L

 

 

“O que mais nos admira neste país é a nossa perspectiva das coisas. Não é a falta de uma orientação política para o futuro, não é a indefinição de objectivos para trabalharmos para um bem comum e nacional. Não é a noção de justiça social ou de serviço público. Não é o constante adiar das diversas reformas na educação e na cultura, na justiça e na saúde, no estado e na economia. Não é vivermos dois países, entre o interior e o litoral, ou o abismo na distribuição do rendimento. Não é o desequilíbrio entre o cidadão e o estado, não é a irresponsabilidade entre quem elege e quem é eleito, não é a desconfiança por quem regula ou governa. É a forma como exercemos a democracia e acima de tudo… a nossa passividade.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 Abril – Sexta

GRUPO DE FADOS E GUITARRADAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

Apresentação do CD “RESERVA 97”

MÚSICA Fado

 

“… e é com estas pequenas poeiras cósmicas de sonoridade que se conseguiu obter uma obra musical representativa da Praxe Académica do Porto no seu tempo e onde se faz sentir a qualidade, o bom gosto e, sobretudo, a criatividade do fado académico.

Por isso, bem hajam os fadistas do Grupo de Fados da Universidade Católica do Porto por nos brindarem com este trabalho musical que será sempre um pequenino apontamento incontornável deste Universo praxista que existirá sempre que existam Momentos Iguais…”

DUX VETERANORUM

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 Abril – Sábado

CHAPA (BRA)

MÚSICA Pop / Rock

 

Os CHAPA, banda composta pelos irmãos Fagundes, afirmam-se como uma das revelações mais entusiasmantes da música brasileira. Felipe, Diego e Marcos são oriundos de Bagé, no Rio Grande do Sul, onde cresceram a aprender a tocar juntos.

 

O álbum “Outro Dia” foi gravado nos estúdios da SG Produções, no Brasil, e foi produzido pelos elementos da banda. São 11 temas originais com uma sonoridade pop/rock que ficam no ouvido.

Com a estreia em Portugal, os CHAPA querem aproximar-se do público português: “Traduzimos nas melodias e nas letras o que realmente sentimos, portanto estamos muito felizes pela oportunidade de levar à Portugal a nossa música e por fazer parte de uma nova cultura”.

 

O primeiro single, “Outro Dia”, chegou às rádios portuguesas em 2008 e logo aí a Best Rock Fm convidou-os para actuarem como cabeças de cartaz no Festival Best Rock FM em Loures, seguindo-se diversas participações televisivas e radiofónicas, bem como diversos espectáculos em Portugal.

Agora regressam à Europa continuando a promover ao vivo o álbum “Outro Dia”, desta feita com o novo single “Existo como sou”.

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/myspacechapa

 

www.chapaband.com

 

 

Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9 Abril – Quinta

TIA

MÚSICA Tuna

 

“Foi durante numerosos anos que um pequeno grupo de amigos se juntava para cantarolar as mais conhecidas e belas músicas das tunas de todo o mundo. A T.I.A. (Tuna Internacional de Amigos) é uma Tuna não académica, de boémia, de cantos e encantos, de músicas que passeiam todo mundo e onde a força da união é a amizade.”

“De um pequeno grupo inicial de cinco, passado apenas um ano, contavam já com a dedicação de quinze companheiros. Hoje são 20 e actuam pela segunda vez no prestigiado Tertúlia Castelense, desta vez, com um repertório completamente renovado."

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 Abril – Sexta

THE PARTISAN SEED

MÚSICA Indie / Acústico / Outro

 

Depois da edição do álbum “Visions of Solitary Branches”, considerado pela imprensa como um dos melhores discos portugueses de 2006, The Partisan Seed regressa com o seu segundo trabalho, “Indian Summer”, lançado em Novembro de 2008. Um disco de dez canções, gravado com a colaboração dos amigos de sempre e de outros convidados, do qual se destacam participações como o dueto com a australiana Charity Carleton, o spoken word de Abel Hernández (ex-Migala) ou a poesia de Jorge Reis-Sá. Uma edição da Transporte de Animais Vivos.

 

Filipe Miranda foi vocalista dos já extintos Kafka. A solo, com The Partisan Seed, apresenta um estilo livre de composição e interpretação, pura escrita de canções de inspiração pessoal e descomprometida. Privilegiando as mensagens das letras, que vivem entre o amor e a melancolia, The Partisan Seed pretende revelar um profundo auto-retrato do compositor, através de um fluxo de canções despretensiosas, introspectivas e sinceras.

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/thepartisanseed

 

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11 Abril – Sábado

LONEARS – energia alternativa

MÚSICA Rock / Alternativa

 

FESTA DE APRESENTAÇÃO DO EP “UN-X-PRESSED”

“Uma voz feminina surpreendente e uma música espectacular, não achas?”

 

A banda tem o seu inicio no ano de 2004, com um conceito bastante diferente do actual, sendo então formada por 4 elementos - Baterista, Baixista, Guitarrista e Vocalista/Guitarista, e essencialmente virados para o Punk-Rock.

Ao longo dos quatro anos de existência, a banda sofreu diversas transformações, sendo formada actualmente por 6 elementos (com a entrada de um DJ e de uma surpreendente voz feminina) e apresentando uma sonoridade que consiste numa fusão que vai desde um rock dançante a um rock alternativo, mas sempre com muita energia.

As Influências são claras, Guano Apes, Paramore, Linkin' Park, Anouk, Evanescence, entre muitas outras.

 

O EP “Un-X-Pressed” foi gravado entre Março e Junho de 2008 com o produtor Tiago Machado, e deu origem à tournée nacional de promoção Un-X-pressed Tour 08/09, cuja festa de apresentação na região norte do país será já no dia 11 Abril na Tertúlia Castelense.

O videoclip do tema “Out Of My Life”, que consistiu numa grande produção audiovisual em HD, com recurso a avançadas tecnologias e vai estar pronto no início de Maio de 2009. Fica atento!

 

Os LONEARS são: Tecas (Voz), Rui (Guitarra), Rafa (Baixo), Vinagre (Bateria), Lula (Guitarra e Voz), DJ Alex D (Scratch e Samples).

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/lonears

 

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 Abril – Quarta

MARC DEMUTH QUARTET FEAT. SOFIA RIBEIRO

MÚSICA Jazz / Outro

 

Paralelamente a um percurso de sucesso em duo que resultou na gravação do seu primeiro CD "Dança da Solidão", Sofia Ribeiro e Marc Demuth têm-se dedicado a um projecto em quinteto, aliando-se a excelentes músicos da cena jazzística Europeia. Este grupo, que já se apresentou em inúmeros clubes e festivais por toda a Europa e Estados Unidos, lançou recentemente o CD "Orik", gravado ao vivo no L'Inouï (Luxemburgo). Apresentam-nos um projecto com novas cores e sonoridades, com originais de Marc e Sofia, assim como temas de compositores diversos tais como Milton Nascimento, Pixinguinha e Baden Powell.

 

Sofia Ribeiro – voz * Pascal Schumacher – vibrafone * Donald Regnier – guitarra * Marc Demuth – contrabaixo * Paul Wiltgen - bateria

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/sofiaribeiro

 

www.myspace.com/marcdemuth

 

 

Entrada – 6,00 euros

Início previsto – 22h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16 Abril – Quinta

17 Abril – Sexta

STAND DA COMÉDIA

"Em Abril é rir a mil!"

COMÉDIA Humor / Stand-up Comedy

 

HUGO SOUSA * JOÃO SEABRA * MIGUEL 7 ESTACAS

Mais um espectáculo de comédia com sketches, improviso, stand-up, pessoas sentadas no chão, gajos encostados ao bar, loiras que não percebem as piadas e pessoas capazes de abandonar a própria família só para assistir a este glorioso espectáculo.

 

PS: o facto de lhe chamarmos glorioso não quer dizer que seja bom...porque também chamam glorioso ao Benfica! ah ah ah! ...ok, desculpem...não fazemos mais piadas de futebol...

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

http://hugosousa.com.pt

 

www.joaoseabra.com

 

www.miguel7estacas.com

 

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18 Abril – Sábado

THE PORTUGALS

MÚSICA Indie / Pop

 

Embora a ideia original tenha nascido em 2004, foi em Abril de 2007, que os THE PORTUGALS se transformaram num duo e começaram a ensaiar desenfreadamente, com o objectivo de gravar um primeiro ep e defender o trabalho em cima do palco.

 

Com a canção “Give it to me”, chegaram pela primeira vez ás rádios (Antena 3, RUM, RUC, Rádio Radar, etc) e a convite de Henrique Amaro (Antena 3) incluíram este tema na compilação “Novos Talentos Fnac 2008”. Com realização de João Almeida, coproduziram o vídeo clip da mesma canção. Uma produção low- fi, com apenas uma handcam, que lhes valeu uma crítica muito positiva no blog do programa BrandNew da MTV (http://mtvbrandnew.weblog.com.pt

 

).

 

Em Setembro do mesmo ano, lançam o primeiro ep “SETUBAL” e dão o primeiro concerto na Junqueira, Vila do Conde, numa co-produção com a Junta de Freguesia local. O meio rural foi uma opção estética que acabou por atrair bastante público.

Nos meses seguintes iniciam uma mini tour nos Forum Fnac e percorrem diversos espaços do Porto e não só, pois os THE PORTUGALS querem e merecem (na nossa opinião) mostrar o seu excelente trabalho um pouco por todo o país.

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/theportugals

 

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23 Abril – Quinta

Stand-up Comedy para o "BOLHÃO ROUGE"

STAND-UP COMEDY

 

O espectáculo deste dia será gravado para passar posteriormente no programa "Bolhão Rouge" do Porto Canal. Contará com Hugo Sousa, João Seabra, Miguel 7 Estacas e outros nomes do panorama do Stand-up nacional que serão divulgados mais tarde.

 

Pedimos a todas as senhoras que arranjem as unhas nesse dia porque vai ser para aparecer na televisão! Aos homens, pedimos que tomem banho pelo menos...

 

Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 22h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24 Abril – Sexta

DOISMILEOITO

MÚSICA Rock

 

doismileoito são 3.

Três que ensaiam numa cave húmida com uma figueira plantada no tecto. A cave é do André. Os outros dois, também da Maia, são o Pedro Pode e o Nico. Estão debaixo da figueira todos os dias desde que, numa tarde de tempestade em 2005, ali se encontraram para fugir ao granizo e resolveram que podiam utilizar os instrumentos húmidos escondidos na cave.

Juntos, não têm a idade do Manoel de Oliveira, mas no “Aniki Bóbó” haviam miúdos mais novos que eles. Partilham o mesmo café como a amizade – há demasiados anos para se lembrarem quando começou.

Depois de fugirem à chuva, fizeram uma canção. Os instrumentos húmidos na cave eram uma guitarra, um baixo e uma bateria. Depois de comprarem um microfone, fizeram muitas mais. Mas nunca mais deixaram aqueles instrumentos – de vez em quando utilizam também um piano eléctrico com bolor na tampa.

 

doismileoito são letras. Em português. E são músicas. Que se podem ouvir em todo mundo. Porque são Rock. Depois, foram para a estrada mostrar os discos que ouviam transformados em canções dos doismileoito – o Rock tem esta particularidade de soar a Rock, mas nunca se sabe muito bem de onde vêm as influencias (ok, às vezes sabe-se, mas não é esse o caso).

Um dia, em 2006, passaram pelo Festival do Sudoeste porque foram os vencedores da edição desse ano dos TMN Garage Sessions. Já em 2008, levaram a sua música para estrada.

Agora, as canções dos doismileoito estão a chegar às pessoas. E já não vão parar.

Porque os doismileoito são Rock “curto e grosso” que se entranha e não chega a estranhar-se.

São canções para cantar – letras para entoar e melodias para assobiar ou trautear.

Em 2007 houve “Acordes com Arroz” – o primeiro single da vida dos doismileoito – nas rádios, televisões, internet, nos iPod’s. Em 2008 houve mais doismileoito – novos singles (entre os quais o último, “Bem Melhor”), participação em colectâneas (Novos Talentos FNAC) e mais concertos (entre os quais, se destaca a actuação na 1ª edição do Super Bock em Stock).

Em 2009 vamos celebrar o melhor dos doismileoito.

 

Concerto de encerramento da tour de apresentação do seu recente álbum homónimo.

 

Bom doismileoito!

 

Pedro Pode: Voz, Guitarra * André Aires: Bateria, Pianos * Nicolau Fernandes: Baixo

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/doismileoito

 

www.doismileoito.com

 

 

Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25 Abril – Sábado

A JIGSAW

MÚSICA Folk / Blues / Indie

 

APRESENTAÇÃO / LANÇAMENTO DO NOVO ÁLBUM “LIKE THE WOLF”

 

Os a Jigsaw são uma banda de Coimbra, ligada à editora Rewind Music, que conta já com um EP From Underskin (2004) e um álbum Letters from the Boatman (2007) na sua discografia. Deste álbum fizeram parte Raquel Ralha (Wraygunn), Marco Nunes (Jorge Palma), Guilherme Barbosa, Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho), Kaló (Bunnyranch), Bérito (squeeze.theeze.pleeze), Paulo Jacob (Bodhi) e Carlos Santos (Raindogs).

 

João Rui, Jorri e Susana Ribeiro são os três elementos desta banda que se entregou à sonoridade folk, country e blues. Com o tempo, vieram a assumir-se como um trio multi-instrumentalista, surpreendendo o público com músicas revestidas de uma variada panóplia de instrumentos. Da sua caixa de surpresas pode erguer-se uma guitarra e uma harmónica, um banjo e um contra-baixo, as mais variadas percussões (desde as castanholas, até ao bombo tradicional nr.9), teclados, violino, Glockenspiel, harmonium, melódica, autoharp e ukulele.

 

No currículo desta banda, podemos encontrar a actuação ao vivo no programa comemorativo dos catorzes anos da Antena 3. O single Lion’s Eyes Louder havia chegado ao primeiro lugar do top A3-30 da mesma rádio, onde permaneceu por várias semanas, duas delas no segundo lugar.

Após finalizarem a “Boatman’s Tour 2008”, rumaram a várias salas de concerto sob o nome “LivingRoom Tour”, que cessou com a entrada em estúdio no culminar do mês de Novembro. Não sem antes serem convidados no mês de Outubro, pela Antena 1, a participar num programa acerca de um acontecimento muito especial: o lançamento de uma colectânea de músicas de David Bowie. Desta experiência, ficou uma versão do tema “Rebel, Rebel” e que o público pode recordar no Myspace da banda.

 

Desde então, os a Jigsaw têm estado isolados em estúdio, comunicando com o público através de um blog. Nele estão inscritos relatos na primeira pessoa que adquiriram a forma de um diário de bordo. Esse blog continua activo e pontuando cada passo dos a Jigsaw.

O novo álbum será apresentado ao público em Abril, tem por nome “Like the Wolf” e conta com a participação de Becky Lee (voz) e dois membros da banda Soaked Lamb, Gito (contra-baixo) e Miguel Lima (bateria) e Carlos Ramos (bateria) conta ainda com o trabalho de produção de Miro Vaz.

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/ajigsaw

 

 

Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29 Abril – Quarta

QUARTA DOS CONTOS

Malas que Contam Histórias

CONTOS

 

A contadora de histórias e escritora Joana Cavalcanti é a convidada deste mês da Contos da Carochinha para a Quarta dos Contos.Na sua apresentação Joana transporta " malas que contam histórias" e num clima de descontração e espontaniedade todos se tornam viajantes e são convidados a reactualizar as suas próprias histórias através do olhar, do gesto, da escuta e da partilha da palavra.Cada mala que se abre é como uma casa , um abrigo, um corpo, uma alma... Para fazer a viagem basta ser viajante.Para ter uma mala....basta entrar no território de sonhos e sonhar como andarilho que brinca na caminhada.

 

Joana Cavalcanti

Escritora e contadora de histórias. Doutora em Teoria da Literatura com enfoque na Literatura Infanto-Juvenil e Psicanálise. Actualmente é professora na Faculdade de Paula Frassinetti na cidade do Porto, onde coordena o “Projecto de Investigação Leitura: o despertar para a cidadania”, e é membro do Conselho Científico desta faculdade. Tem livros publicados: O jornal como proposta pedagógica ; Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil e Malas que contam histórias.

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.quartadoscontos.blogspot.com

 

 

Entrada – 4,00 euros

Início previsto – 22h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30 Abril – Quinta

EMÍDIO RODRIGUES – “Compromisso de Fado”

MÚSICA Fado

 

Nasceu a 12 de Novembro de 1961, na cidade do Porto. Iniciou a sua carreira em 1978 no 1º Festival do Norte de Amadores com o trio "AQUAËS". No seu longo percurso profissional deu voz a vários projectos musicais (a solo e em grupo), dos quais se destaca "ANDRÓMEDA", uma banda de referência da década de 80 na cena musical portuense. Em 1990, com o músico Óscar Ribeiro forma o duo "Óscar & Tó", realizando concertos em todo o país e estrangeiro. Em 1998 foram os mentores do grupo "Lendas & Mitos", um projecto de temas originais, lançado no mercado pela editora Movieplay. Tendo uma voz versátil, que lhe permitiu passar por vários estilos musicais, é, contudo, no FADO, com o seu mais recente albúm "Compromisso", que realiza mais um desafio há muito aguardado, culminando com os 30 anos de carreira.

 

CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/emidiorodrigues

 

 

Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h00

 

 

 

Aos valores das entradas referidas não acresce qualquer custo. IVA de 5% incluído.

 

 

 

* PARCERIA *

 

 

www.darroz.com

 

www.fenther.net

 

 

 

* APOIOS *

 

www.fnac.pt

 

www.f-som.com

 

www.jameson.pt

 

 

 

 

Tertúlia Castelense

R. Augusto Nogueira da Silva, 779

Câstelo da Maia – 4475-615 Avioso (Stª Maria)

Telef. 22 982 94 25/6

info@tertuliacastelense.com

www.tertuliacastelense.com

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité