Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
30 avril 2009

"Ar do Tempo" estreia sábado na RTP2

 

O corpo como última ideia de culto é o tema do primeiro filme desta série documental produzida pela VC Filmes

 

 

Paço de Arcos, 30 de Abril – “Ar do Tempo” é uma série documental de seis filmes, produzida pela Valentim de Carvalho Filmes, que estreia este sábado, dia 2 de Maio, às 21h00, na RTP2.

 

“A Catedral” é o título do primeiro filme da série de seis que compõem “Ar do Tempo”, um projecto realizado por Graça Castanheira que pretende revelar novos modelos de comportamento e de atitude, e identificar novos estilos de vida.

Neste primeiro episódio em que o mote será o corpo como última ideia de culto, Graça Castanheira convida a entrar num ginásio, um espaço físico ritualizado, com os seus altares e oficiantes. Este é um exercício de evidenciar o ginásio como a “catedral moderna”, onde se pratica, com a “orientação espiritual” do “personal trainer” o culto da eterna juventude e elasticidade do corpo. Um universo visual que se apresenta fascinante para fiéis seguidores, dos 30 aos 70 anos.

 

Das passadeiras do ginásio passa-se, na semana seguinte, ao exibicionismo do “Tuning”, no interior de Portugal. No dia 9 de Maio, igualmente pelas 21h00, a RTP2 exibe “Sobre 4 Rodas”, o segundo filme de “Ar do Tempo”, desta vez, com realização de Bruno Cabral. A subcultura que oscila entre a arte e a decadência, a aventura e a ilicitude, é a temática deste documentário, que acompanha o dia-a-dia de um grupo de jovens numa aldeia do interior do País.

 

Nas semanas seguintes, serão exibidos os restantes quatro documentários:

 

“Olhos de um Gato”, de Cíntia Gil e Maria Joana, retrata a existência quotidiana de quatro adolescentes, entre os 13 e os 15 anos, e a relação que estabelecem com o mundo através do virtual – computador, telemóvel, jogos virtuais, mp3.

 

“Novas Escolas”, de Leonor Noivo, revela o espaço multicultural duma escola, onde crianças da mesma idade (entre 7 e 8 anos) mas de nacionalidades distintas (chinesa, indiana, ucraniana e brasileira) convivem com fantasias diferentes, e como essas fantasias se cruzam num dia-a-dia escolar afectando a identidade nacional.

 

“Porta Blindada”, de Cláudia Alves, é um documentário sobre três famílias que vivem num condomínio privado, em casas muito semelhantes: plantas iguais, parqueamentos idênticos, com barbecue e piscina comuns. “Porta Blindada” convida a descobrir se esta é, no tecido urbano, a reinvenção de um mítico espaço comunitário, ou se é apenas um preconceituoso território, a que só alguns têm acesso.

 

A série completa-se com “No Caminho do Meio”, realizado por Catarina Mourão, que faz uma incursão no universo do empowerment, do coaching, da alquímica transformação de cada ser humano num líder, com as ferramentas simples da auto-estima e do auto-conhecimento. Novas técnicas e novos conselheiros capazes de revolucionar a forma como o ser humano se (re)vê nos dias de hoje vão estar à luz, neste documentário.

 

“Ar do Tempo” é uma produção da VC Filmes para a RTP2, e pretende dar a conhecer mundos novos que emergiram no quotidiano dos portugueses, nos últimos anos, ou que foram integrados na nossa paisagem urbana pelas novas gerações.

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité