Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
11 mai 2009

Convite: DÉLIA DE CARVALHO | ALTERIDADES

João Pedro Rodrigues | Artista Plástico | Oficina das Artes | Galeria de Arte

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

 

                                                                                                                                                                                              
                                   Délia de Carvalho

 

                                   Alteridades

 


                                                                  15 Mai 2009 (21:30)   >   15 Jun 2009


O Espaço João Pedro Rodrigues convida-o para a exposição de Pintura e Desenho de Délia de Carvavalho, na próxima sexta-feira dia  15 de Maio pelas 21h30.

Esta inauguração como de costume será transmitida em directo no nosso site www.joaopedrorodrigues.com

 

.    



 


Alteridades

 

Temos hoje, aqui, quadros que tratam de Outros, dos seus rostos e olhares. Estamos nós, que olhamos, e estão esses Outros, que também parecem fitar-nos. Os quadros vêm-nos, dizia Klee, aludindo ao que neles interroga e desacomoda o olhar do leitor, que quer ajustar-se ao que vê e, na ilusão da transparência, quer reconhecer, "descodificar" o que neles se representa.

 

Vou e venho até estes quadros em miríades de olhadelas e, sempre que os meus olhos regressam, trazem com eles os olhos que exorbitam nestes rostos. Diante deles, somos reféns. Há uma ética e uma poética do rosto, que pede que nos abismemos não no rosto, mas neste, naquele rosto que se presentifica diante do nosso. Porque o rosto é identidade, singularidade, relação. É, como disse Lévinas, "ao mesmo tempo interdito e súplica, majestade e indigência". Pelo olhar, o rosto do Outro diz-nos ou poderia dizer-nos: amo-te, odeio-te, cuida de mim, abraça-me, não me devasses, deixa-me ser quem sou, sou senhor de mim... - cada olhar do Outro traz os seus pedidos, os seus avisos, implica nele o nosso.

 

Alteridades é o reconhecimento de que o Outro é ele, na sua radical subjectividade. Na presença do rosto, a minha soberania e a minha liberdade não podem ser ilimitadas. E isto é recíproco: "O meu ser e os meus direitos são-me dados pelo Outro". Alteridades soa bem, soa justo, numa época que valoriza as singularidades - a minha, a tua, a dele, a dela - que, reconhecidas e fortalecidas, se devolvem à relação mais autêntica entre o "eu" e "tu", partilhando liberdade e responsabilidade. 

   

Amadeu Santos

 

Horário de funcionamento
Terça a sexta feira 10h00/13h00 | 15h00/19h30
Sábado 15h00/19h30

                                                   
João Pedro Rodrigues
                                                             Artista Plástico | Oficina das Artes | Galeria de Arte
 Rua Nossa Senhora de Fátima, 268 - 4050-426 Porto
                            Telf: 22 017 35 96 - Tlm : 93 431 19 99
                             e-mail | website

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité