Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
22 mai 2009

Exposição Transparências, de Leonor Brilha e Vanessa Chrytie - 04 Junho a 02 Julho 09

galeria arthobler – porto

 

Transparências

Leonor Brilha

Vanessa Chrystie

 

04 Junho | 02 Julho 09

3ª a Sáb. – 15 > 19.30H

INAUGURAÇÃO: 04 Junho às 16H

 

 

A galeria arthobler – porto junta na exposição Transparências o trabalho de duas jovens artistas, Leonor Brilha e Vanessa Chrystie. Artistas com percursos, formação e backgrounds distintos e trabalhos que diferem na abordagem conceptual, formal e técnica, mas que encontram-se numa similitude estética, comungando na coerência com a sensibilidade que os originou.

 

Leonor_Brilha

Leonor Brilha (Torres Vedras, 1982) apresenta fotografias encenadas, onde movimentos de performance são registados numa só imagem, como os gestos que se sobrepõem numa pintura. É neste intervalo entre a sua última série de pinturas “After The Gold Master Pieces” e a fotografia,  que se dá a subjectividade e a recriação.

Antes da pintura; antes do gesto, antes da tela ser pintada com as reinterpretações dos retratos de Velásquez, Rembrandt, Durer e outros mestres; antes da revelação do interior entre as camadas de óleo, o auto-retrato entra em cena. Não pela afirmação individual, mas no sentido contrário, pela substituição da alma pelo corpo, em que a máquina fotográfica esconde-se por detrás do real, transformando-se a imagem num objecto opaco, porque é demasiado a sua transparência.


Vanessa_Crystie

Vanessa Chrystie (Londres, 1972) afirma que sente o seu trabalho como a ilustração de uma história, da qual desconhece princípio ou fim e que em cada pintura sua reside a questão e a pista de onde a história vem e para onde a história vai.

A parte da história que apresenta em Transparências começou com um vestido de baptizado, um vestido que permanece na sua família há mais de 150 anos e que suscitou-lhe uma série de questões: O que nos fascina nestes objectos? Serão as cerimónias a eles associadas? Será que estes mesmos objectos, tendo sido passados de uma geração para outra, trazem com eles algo mais do que o seu lado físico ou com eles herdamos também as mesmas perguntas, valores, medos e esperanças? Será que existimos de um modo individual ou fazemos todos parte da mesma trama, lentamente construída peça por peça, camada sobre camada, transparência sobre transparência, até a história ficar concluída?

 Galeria Arthobler - Porto
Rua Miguel Bombarda, 624
4050-379 Porto - PORTUGAL
Tel. +351 22 6084448
info@arthobler.com
www.arthobler.com

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité