Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
17 juillet 2009

Curso de Genealogia em Bragança

17.07.2009

A O Arquivo Distrital de Bragança guarda três quilómetros de documentos que podem ajudar a descobrir antepassados familiares e vai ensinar interessados a pesquisar estas fontes seculares num curso de genealogia e história da família. O curso, de trinta horas, começa dia 30 de Julho e decorre em horário pós-laboral aberto a professores, investigadores ou simples curiosos que queiram aprender a recuar no tempo para elaborar uma árvore genealógica.
A ideia do curso, que decorre pelo segundo ano consecutivo, surgiu da procura que aquele organismo tem tido nesta área, segundo contou à Lusa a directora do arquivo, Alda Beringuel. São vários os interessados que por conta própria passam horas a pesquisar nas salas do arquivo distrital.
O curso aborda os conceitos básicos de genealogia, heráldica e história da família, pesquisa documental, leitura e interpretação das diferentes fontes e utilização de estruturas mais habituais na exposição e escrita, documental e informática. Estes conhecimentos associados aos instrumentos de pesquisas disponíveis no arquivo distrital facilitarão a procura de informação pelos três quilómetros de documentos com vários séculos.
São actos e registos de paróquias, conservatórias, cartórios, judiciais ou doações de famílias. O mais antigo tem mais de 10 séculos, de acordo com a directora, e foi doado pela família Sampaio de Vila Flor. Lusa

Lido hoje no Público 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité