Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
29 juillet 2009

Plano B associa-se ao Museu do Douro - Peso da Régua, Sexta dia 31 de Julho

Plano B associa-se ao Museu do Douro

A animação do património afigura-se como algo de aliciante e vasto quando conjugada com a riqueza, espólio, obra e conceito de um  museu, ultrapassando paredes e muros, ecoando por todo um território, sendo o seu conteúdo todo um património material e imaterial desse mesmo território, sua história e cultura. Nos tempos que correm, o museu já não está apenas orientado para públicos específicos e diferenciados, direcciona-se cada vez mais para o envolvimento de uma comunidade mais abrangente, contribuindo para o desenvolvimento de uma região.

Esta nova concepção de património museológico, associada à de património monumental regional e sócio-cultural, que engloba para além dos objectos e informação tradicionalmente presentes no museu, coloca novos desafios às estratégias para divulgar o Museu e a região, junto de todos os públicos e aumentar a sua capacidade de comunicar e dialogar com os mesmos.

Hoje em dia um museu deve abrir as suas portas a diferentes modelos de funcionamento, agindo como um pólo  de divulgação e conservação do seu património histórico e cultural, mas também como espaço e plataforma de trabalho e divulgação de artistas e criadores, sendo que os resultados das diferentes abordagens por parte dos mesmos, enriquecem o património e trabalho do museu, criando-se dinâmicas fortes e eclécticas, divulgando deste modo aos habitantes e visitantes da região novas propostas no campo das artes e espectáculos.

Deste modo, a animação do património cultural só é possível e faz sentido, se existir todo um trabalho prévio que conduza à integração, inserção e envolvimento no projecto de animação por parte da comunidade.

Até 15 de Outubro, o Museu do Douro em parceria com o Plano B do Porto brindará os seus visitantes com actividades diárias como cinema, teatro, dança e música, onde poderão descobrir ou redescobrir a riqueza patrimonial e histórica de toda uma região, e ao mesmo tempo desfrutar das actividades de animação e cultura.

Estas actividades pretendem surpreender o visitante com um novo conceito de fruição turística, que combina a cultura com a componente de animação ou mesmo gastronómica, uma vez o Museu manterá neste período a esplanada exterior aberta ao público durante este período.


Sexta dia 31 de Julho: Abertura da Esplanada de Verão e Inauguração Exposição Rafael Bordalo Pinheiro

         
18 h – Concerto: Farra Fanfarra

 

A formação da banda varia entre: bombos, caixas, timbales, pratos, rolos de papel higiénico, tubas, trombones, vidros e tochas, saxofones altos, tenores, barítonos, sopranos, capacetes, trompetes, clarinetes, megafones e escovas de dentes. A FARRA FANFARRA é um colectivo sempre em crescimento ao qual pertencem já cerca de 50 músicos e animadores, de mais de 10 nacionalidades diferentes, empenhados em espalhar a euforia da música acústica em todos os contextos e inimagináveis situações.

 

www.myspace.com/farrafanfarra

 

 

19 h - Inauguração da Exposição Rafael Bordalo Pinheiro «O Universo do artista - Caricatura e cerâmica»


De 31 de Julho de 2009 até 31 de Janeiro de 2010, o Museu do Douro apresenta a exposição «O Universo de RAFAEL BORDALO PINHEIRO-CARICATURA e CERÂMICA», em parceria com a Colecção Berardo, o Museu Bordalo Pinheiro (Lisboa), a Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha) e o Museu Casa dos Patudos (Alpiarça). Esta exposição apresenta o «génio artístico» de Rafael Bordalo Pinheiro, figura marcante da cultura portuguesa da segunda metade do século XIX.


22.00 h - Teatro de Rua:
Baile dos Candeeiros (Radar 360º)         

 

Todos nós temos um universo mágico que carregamos da nossa infância.

Esta criação inspira-se no famoso “ Baile dos cinco candeeiros”, originalmente criado na Foz do Douro no final dos anos 60. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos. Ganham características sonoras dos espaços que habitam. Acendem, apagam, mudam de cor, interagem, reagem...

Criação: RADAR 360º ;
Direcção Artística:
António Oliveira;
Direcção Técnica:
Rui Ferreira;
Direcção Plástica: Pedro Estevam;

 
23.00 h – DJs
Plano B Porto


Fundação Museu do Douro:
Rua Marquês de Pombal
5050-282 Peso da Régua
Telefone: 254 310 190
Fax: 254 310 199

E-mail: geral@museudodouro.pt

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité