Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
29 septembre 2009

"Se esta rua fosse minha..." a 03 de Outubro na Rua Cândido dos Reis

cartaz_festivalderua_2009_


Pelo terceiro ano consecutivo, o Plano B sai à Rua Cândido dos Reis e apresenta a edição de 2009 do festival "Se esta rua fosse minha...".

“se esta rua fosse tua o que farias? " - esta foi a ideia subjacente  à criação deste festival: criar um espaço de liberdade, aberto à comunidade artística, bem como ao público em geral, para que durante um dia uma das ruas mais bonitas da cidade fosse sua. Levando todos a apropriarem-se dela, vivendo-a e sentindo-a como um prolongamento da sua casa…e da sua vida.

Assim, o Plano b vem pelo terceiro ano consecutivo convidar a comunidade artística e o público em geral a apropriarem-se da Rua Cândido dos Reis, no Porto, no dia 3 de Outubro.

 

Programa Festival “se esta rua fosse minha…”

Instalações

Home (Intervenção)


Uma casa construída em tempo real a partir de materiais recicláveis, que no final será aberta a toda a gente. As pessoas poderão entrar, visitar a casa, partilhar os seus sonhos escrevendo em postais que depois serão remetidos pelos autores para o endereço dos visitantes.

Responsáveis artísticos: Van Driver – Mariana Ribeiro e Oto Hudec

 "Wohh!hunting "(Instalação)


 

Numa “loja” instalada em plena baixa portuense, no meio da rua, vai ser recriado um estúdio de fotografia onde os modelos serão o público em geral.

Autoria: Álvaro Dols (comunicação, fotografia); Filipa Alves (fotografia, wohh-store); Marcos Fonseca (comunicação, produção);  Vasco Alves ( vídeo, produção).   

Se Esta Rua fosse Minha…Eu seria o seu Rei.(Instalação)


Neste dia de festa, gostaríamos que as pessoas realmente se sentissem donas da Rua, não só pelo facto de aí estarem, participarem e desfrutarem, mas também por se poder ver e sentir realmente os reis da Rua e da festa.

Autoria: Joana Neves e José Macedo

Se esta rua fosse minha… as Palavras estariam tão acessíveis e suculentas como os frutos das árvores     (Instalação)

Se esta Rua fosse minha, a literatura e as palavras andavam à solta pelas árvores. As pessoas, ao passar por esta rua, teriam palavras a cair de maduras como belos e suculentos frutos de Verão. No final da sua passagem por esta Rua, os seus transeuntes vão sair mais ricos, satisfeitos e, com certeza, cheios de sonhos e motivos para sorrir à vida.

Autoria: Joana Neves e José Macedo

Caligrafia Expandida  (Intervenção)

Instalação interactiva onde o público, mediado por uma aplicação online, poderá escrever, desenhar e conferindo novos sentidos a um espaço real.
Desta interacção resultará uma projecção em tempo real na fachada de um edifício.

Autoria: Marta Borges (desenho e programação web) e Carlos Silva (programação web)

Urban Jungle II – Selva Urbana (Projecto Site Specific)

 

Este trabalho pode ser interpretado como um trabalho de natureza urbana, sendo que a sua inspiração maior são os graffitis, a arte do stencil, poster art e uma arte contextual. No entanto pode ser visto como o oposto do graffiti – é a parede que sobressai através do inverso do stencil, em que as paredes não são obstruídas com uma tinta que ocupa o desenho, mas no seu envolvente ela sobressai como o desenho em si. Existe uma provocação do conceito do graffiti, um convite à subversão, dado que as paredes são limpas pela própria máscara do stencil e a cor existente da parede constrói as formas sugeridas.

Autoria: Tâmara Alves

Workshops Infantis

“A Casa Subterrânea”  (Atelier de movimento e luz)

A partir do livro "O Jardim Mágico (o cubo)", com texto de Fátima Sousa e ilustração de Manel Cruz, da editora Booklândia, concebemos uma série de experiências onde nos propomos brincar com a luz e ver como interfere no movimento, nos corpos, na percepção do espaço, possibilitando às crianças tomarem contacto com este elemento de construção do espectáculo. Tal como no livro, entramos num buraco e partimos à descoberta dos elementos: fogo, água, ar, terra; das cores, das sombras, do grande e do pequeno, do dia e da noite, do passado e do futuro, numa viagem imaginária, onde as sensações serão reais.

Orientado por Cristiana Rocha em colaboração com Wilma Moutinho
Dirigido a crianças dos 6 aos 9 anos
Duração: 1h30

“As Palavras saem à rua”  (Escrita Criativa)

A rua das fitas – cada passante escreve uma frase num a fita com vista a produzir um texto colectivo a partir de indutores como: «Estar aqui…», «Se esta rua fosse minha…», «Eu queria…». O atelier tem a palavra escrita como núcleo gerador de diversas actividades de escrita e leitura.

Orientado por  Maria Filomena Teixeira
Duração: 2 conjuntos de actividades com 1.30 h cada

Percussão Corporal  (Música)

Exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, efeitos de voz, vácuos, entre vários outros sons, são encadeados na produção de ritmos e melodias. O resultado é uma orquestra onde todos tocam e improvisam sobre o mesmo instrumento: o corpo.

Orientado por Henrique Zamith
Dirigido a crianças e jovens
Duração: 3 horas

Abertura: 14 horas
Lenga Lenga – Gaiteiros de Sendim
(Música)


Um grupo de quatro elementos que fomentam a passagem do mais importante testemunho tradicional dos seus antepassados! A língua mirandesa, os cantares, as danças mistas e os pauliteiros! Os trajes com que o grupo se apresenta são de confecção tradicional à imagem dos velhos gaiteiros mirandeses.
Os instrumentos são réplicas autênticas tanto em sonoridade e timbre, como na sua ornamentação exterior.

Henrique Fernandes: gaita-de-foles mirandesa, flauta pastoril, tamboril, pandeireta, percussões tradicionais e vozes.
Dinis Arribas:
Gaita-de-foles mirandesa, tamboril, percussões tradicionais e vozes.
David Jantarada:
Caixa de guerra, bombo, tamboril, percussões tradicionais e vozes.
Telmo Ramos:
Bombo, pandeiro, pandeireta, percussões tradicionais e vozes.

www.myspace.com/lengalengagaiteirodesendim

 

15 horas
” e se…” - Pedro Correia
(Clown)


 

A vida é um circo. Um palhaço que nasce para um novo mundo. A liberdade a conquistar. A simplicidade de existir. Estes são os fios condutores para o espectáculo “e se…”. A vida de um palhaço que nasce, depois de preso num espaço embrionário, para uma descoberta de um mundo misterioso e diferente, onde se pretende equilibrar, marca a abertura da peça. O final, esse, depende da interacção da assistência, convidada a participar. O espectáculo aborda diferentes linguagens: o movimento, o teatro, a música e as técnicas circenses.

http://www.condpedro.com

 


Ficha artística: criação e interpretação: Pedro Correia; fotografia: Cesário Alves, Margarida Ribeiro; net: hojenet.com

 

; design: pascoa98

15.30 horas
"Apelo a Cândido dos Reis"  (Happening/Performance)

 

Aqui e Agora ! 

Aqui a revolução continua e une as pessoas !

Agora somos oito, mas podiamos ser muitos mais !


Interpretes:

Malabaristas :  Duca, Adrien Batiot, Bruno Dias, Filipe Caldeira

Músicos :  David Lacerda (percussão), Paulo das Cavernas (percussão) , João Mortágua (saxofone), Manuel Dias (saxofone)

www.madeintaiwan.fr

 


 

16 horas
XaTa -  Projecto de Poesia Teatral para a Infância (Oficina/Espectáculo)

Pretende mostrar que a poesia não é chata, através de uma mostra poética intensa e com sentido de humor, levada a cabo em espaços de café-concerto e outros espaços não convencionais. É um work in progress, não um recital convencional de poesia.


Criação/ Interpretação:
Tânia Dinis e Xana Miranda;

Produção Executiva: Tânia Dinis e Xana Miranda;

Produção: Tenda de Saias

16.30 horas
Charanga (Performance/Música)


A Charanga é o Francisco Gedeão, o Alberto Baltazar e o Quim Ezequiel. Conheceram-se no 14º Festival de Grupos Folclóricos de Freixo-de-Espada-à-Cinta. Alberto tinha conseguido uma extraordinária máquina moderna de fazer música e viu em Francisco um companheiro com quem partilhar o segredo. Quando experimentavam o objecto avançado, Quim passava pelas redondezas, com sua Gaita-de-Fole, e, incontrolavelmente atraído pelos sons da máquina, deu consigo numa cave escura, longe de olhares críticos, com dois estranhos hipnotizados pelo processo criativo. Desde então tocam juntos, evangelizando o povo com a sua mensagem transtemporal.

www.myspace.com/charangapt

 

17 horas
Off Balance
(Projecto em Site-Specific  – Plano B)


Procuramos o equilíbrio no desequilíbrio!
Encontramos no absurdo e no burlesco a metáfora perfeita para existir.
Reinventamos objectos, corpos e formas como matérias cénicas que fazem parte de uma descoberta… de um mundo ao contrário… Rompemos regras, conceitos e preconceitos, com a vontade clara de comunicar… eu existo, estou aqui, olha para mim.
A música invade o espaço, os dados são lançados, o jogo aquece e não arrefece.
OFF BALANCE
 encontra o seu espaço de expressão artística algures entre o teatro físico, o circo, a música e a dança… mas isso é o menos importante… o que consideramos importante é haver verdadeiramente um espaço…

(Imagem: Antony Gormley)

Ficha Técnica:
Criação
- Colectiva;
Direcção Artística
- António Oliveira;
Interpretação
- António Oliveira, Julieta Rodrigues, Rui Reisinho, Rodrigo Malvar;
Sonoplastia
- Rodrigo Malvar;
Duração
- 30 minutos (aproximadamente); Repetições 18 e 19 horas

17.30 horas
Banda Plástica de Barcelos
(Música) 


Esta banda, formada no dia 1 de Junho de 1976, é composta por 25 elementos, pertencentes às mais diversas profissões. Vestidos de casaco azul-claro, calças brancas e boné de bico encarnado, são a imagem viva dos músicos de barro da região.
O reportório é de base popular: velhas melodias, em forma de rapsódia.
São alguns os instrumentos reais: acordeão, trompete, trombone, contra-baixo, bombo, pratos e caixa. Os restantes são artesanais, de "faz de conta", construídos a maioria de tubagem de plástico, com um bocal onde foi introduzida uma membrana, a qual impulsionada pelo sopro do músico produz um som anasalado, imitando a voz de falsete – são os chamados KAZUS. Uma combinação que é uma verdadeira originalidade.

www.bandaplastica.bcl.pt

 

18 horas
Ja Basta (
Malarismo/Clown)

Os números apresentados vão desde pickpocket magic, a magia de mentalismo e close up magic mas também um número com escultura de balões, malabarismo e uma atribulada subida para um monociclo girafa.

18.30 horas
Cuadrado de Coches (Barcelona) (Instalação/Música)

A ideia base do espectáculo é criar interacção entre o espaço e os vulgares sistemas de áudio dos carros usados no dia-a-dia, criando-se um surround soundsystem para a audiência no meio de um quadrado de 4 carros onde a experiência sonora do publico variará consoante a sua posição.

www.myspace.com/summerrecreationcamp

 

 

19 horas
Mikado Lab  (Música)


"Com Coração Pneumático, os Mikado Lab assumem-se como uma das forças renovadoras do jazz em Portugal. Este colectivo lisboeta brinca (a sério) com o jazz de tal forma que consegue enfiar os Deerhoof lá dentro - se não acreditam ouçam a maravilhosa "300 pares de sapatos". Não é tarefa para todos mas Marco Franco assume as responsabilidades do cargo. Depois do bem recebido Baligo, há um novo episódio na vida dos Mikado Lab; de continua exploração do jazz e das linguagens próximas, de centrifugação musical, de um continuo trabalho de depuração de um som que é só deles. Os Mikado Lab são evidentemente, para além de tudo o mais, um dos nomes a ter em conta na nova música portuguesa e uma das propostas mais interessantes do jazz nacional actual."

André Gomes in Bodyspace.net

Marco Franco: bateria
André Matos: guitarra eléctrica
Ana Araújo: teclados

Pedro Gonçalves: baixo

www.myspace.com/mikadolab

 


21 horas
Cli-Xé  (Performance/Música)


Cornetas Ligeiras Independentes – xé consiste num projecto multi-disciplinar onde reúne várias formas de expressão artística, nomeadamente a música, o vídeo, a performance e as artes plásticas. Performances e vídeos ilustrados através de músicas pré-definidas, conjugadas com sons feitos ao vivo, sonoridade essa com uma espécie de dislexia musical apesar de se assumir como uma característica própria e relacionada com um ambiente cómico ou dramático das imagens e de todo espectáculo visual.

http://cli-xe.blogspot.c

 

om

21.45 horas
Opening Books and Doors (Performance)

 

 

Todos são convidados para um casamento fantástico: finalmente a noiva cadáver encontra um noivo à sua medida e decide celebrar uma data tão especial com várias personagens de livros e filmes que nos preenchem o imaginário.

Há champanhe e bolo: venham os convidados.

 

Concepção e direcção: Mariana Amorim

Criação e interpretação: Domingos Alves; Jaime C. Soares; Flávio Rodrigues; Mariana Amorim; Joana Gusmão.

22.30 horas
TV Buddhas (Israel) 
(Música)


A fórmula é fácil, do mais básico possível e tem na formação da banda, as regras e leis do Rock n' Roll clássico. Bateria e guitarra, com uma mulher e um homem, respectivamente, a cargo de descargas rock psicadélicas. Chega? Não e para melhor descrever estes israelitas, amigos doutra grande banda do momento, de seu nome Monotonix, dizemos que o rock infernal e com pinta deste duo, tem uma voz com características lo-fi, que incute um espírito old-school a estes professores espirituais do rock.

www.myspace.com/tvbuddhas

 

23.30 horas
Cabaret Internacional de Monsieur Pipon (Teatro)


A história de Monsieur Pipon que apresenta um cabaret internacional com artistas de várias nacionalidades. Assim, vamos encontrar ao longo do espectáculo: Gilbert Bóbó de França, Billy the Magic Kid from Arizona, Mumba Macumba de um país desconhecido de Africa e ao final directamente da Índia, Swami Pipananda, todos interpretados por Monsieur Pipon.
Nada acontece como previsto, sempre nos momentos mais inconvenientes toca o telefone. Acontecem sistematicamente acidentes, fazendo o nosso herói tropeçar de um fracasso para outro. Tenta manter-se descontraído, quando tudo o que o rodeia mergulha em caos.

Criação Artística: Piper/Altheimer
Interpretação: Andreas Piper
Direcção: Altheimer/de Bont

 

Associação Créme de la Creme

www.delacreme.org

 

24 horas
Heavy Trash (NYC)  (Música)

 

Este é o mais recente projecto paralelo de Jon Spencer e do guitarrista dos Speedball Baby, Matt Verta-Ray, visto por muitos como o primo bastardo do género demolidor dos Blues Explosion, o “formato” mais mediático de Jon Spencer.
Os Heavy Trash absorvem o que há-de melhor do rock´n´roll, country, blues e na experimentação rockabilly, transportando-nos para os ambientes rock’n’roll dos anos 50, com Jerry Lee Lewis e Elvis Presley a surgirem como influências mais evidentes.

Videos e música em: www.heavytrash.net

 

www.myspace.com/heavytrash

 

1.30 horas
Publicist
(Música – Plano B)


Reconhece-se Sebastian Thomson pela seu papel em bandas como Trans Am, Weird War e Dead Kids e, apesar de gostar de criar música com outras pessoas, Thomson tem também uma faceta de produtor como Publicist. O projecto a solo existe entre Paris, LA, São Francisco, Baltimore, DC, Londres, Glasgow e Dublin porque o homem prefere gastar o seu dinheiro em bilhetes de avião em vez de o fazer na renda de uma casa. Com Publicist, Sebastian Thomson apresenta um novo lado da sua criação, esta mais virada para a pista de dança e influenciada pelos sons dos Funkadelic e da Motown.

http://www.myspace.com/thenameispublicist

 

Outras actividades:

Passeio de burros

Noivas dos Clérigos

Jogos pouco tradicionais


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité