Propostas de Formação: TEATRO _ Danças da Europa _ FLAMENCO _ DRAMATURGIA _ Pilates _ Danças Africanas _ DANÇAS INDIANAS... etc.
Olá!
Estamos
de volta para mais uma época, mais onze meses de produção, divulgação,
promoção, informação e formação cultural e artística. São cada vez mais
as propostas que nos chegam e mais desafiantes. Sentimos a nossa
responsabilidade a crescer de dia para dia.
Há oito anos atrás
éramos uma companhia de teatro – Acaro – que sentiu a vontade de fazer
nascer um espaço, um ponto de encontro, que cruzasse várias artes e
criasse sinergias entre os projectos acolhidos e o nosso. Apostamos e
continuamos a apostar fortemente no acolhimento e divulgacao de outros
agentes artisticos e culturais, concentrando-nos na forte mobilizacao e
formacao de publicos nas diversas areas artisticas. E foi assim que ha
quase seis anos a Acaro se "fragmentou" e nasceu o Contagiarte, um
espaco cultural cada vez mais emblematico da cidade e do pais, um
espaco falado pelo seu trabalho e pelos seus resultados, os quais se
traduzem na visibilidade, na procura, na partilha e no respeito nutrido
por todos os que nos visitam.
Já no início desta nova época a Acaro e o Contagiarte têm mais um passo
de gigante para dar. Em Novembro próximo vamos abrir as portas de um
Centro de Formação Cultural, um projecto inédito, um novo espaço onde
queremos desenvolver a nossa proposta na área da Formação,
redimensionando-a, desafiando-a com novas ideias e parcerias. O Centro
de Formação Cultural (CFC) vai ser um espaço onde cada um procura
descobrir as suas paixões artístico-culturais, não pretendemos formar
artistas mas enriquecer os conhecimentos culturais de cada indivíduo.
Um espaço onde se aprende a gostar – “Só não gostamos daquilo que não
conhecemos”. Há que tomar contacto, viver, experimentar, sentir, só
assim os gostos se formam e a seguir ao gosto vem o hábito, claro. O
CFC aposta fortemente na formação de públicos, mas também quer abrir as
portas a projectos artísticos com residências e/ou espaços para
desenvolvimento de processos. Um espaço de reflexão para ambas as
partes, público e artistas. Um espaço de todos para todos.
Claro que para que tudo isto aconteça, não se esqueçam, precisamos de vocês!
Direcção artística da Acaro
Setembro 2009
Propostas de Formação fixa 2009/2010
Formações fixas a iniciar em Outubro
TEATRO / ESCRITA CRIATIVA / DANÇAS ORIENTAIS / DANÇAS LATINAS / GAITA DE FOLES / DANÇAS AFRICANAS / PERCUSSÃO AFRICANA / DANÇAS DA EUROPA / PIlATES
Formações fixas a iniciar em Novembro
DRAMATURGIA / DANÇA INDIANA / FLAMENCO / SEVILHANAS / DANÇA CONTEMPORÂNEA / DANÇA CRIATIVA / GUIONISMO
Formação Pontual em Novembro
Atenção:
A frequência em duas ou mais oficinas e/ou níveis representa 20% de desconto nas mensalidades.
O valor de inscrição, pago no primeiro mês de frequência, é de 15 Eur.
As nossas oficinas fixas 2009/2010
Nesta oficina serão trabalhados os signos teatrais: geografia cénica, corpo, acção e texto.
Os participantes serão convidados a criar os artifícios de uma peça de
teatro e ao longo deste percurso, verão afinal que estes artifícios têm
de ser verdadeiros e vindos do fundo da alma.
Numa primeira fase da oficina, as actividades centram-se no jogo, no
prazer de jogar e estar com os outros (semelhante ao gozo do actor em
representar e contracenar). Despertado o corpo, desinibida a mente,
virá a movimentação no palco através de exercícios de improvisação.
Complementando estes elementos virá o texto. Mediante o excerto de
peças de teatro, aos participantes será colocado o desafio de articular
tudo isto de uma forma verdadeira e universal (compreensível para
todos).
Pegaremos em textos da dramaturgia ocidental, onde o texto é crucial e
abundante, encarnaremos personagens, mas sem esquecer o corpo e as
acções. O silêncio é tão ou mais importante do que as palavras, as
relações entre as pessoas estabelecem-se por fios invisíveis e
indizíveis. Por isso, nesta oficina iremos lentamente, tecer esses fios
que seguram a teia de uma peça de teatro.
Como o público é o elemento essencial do teatro, ele não poderia ser
esquecido. Assim sendo, grande o objectivo, ou a meta final, deste
Teatro I é o levantamento, montagem e apresentação de um espectáculo de
teatro.
Teatro I
Iniciação
Sexta-feira: 20h00-22h00
Mensalidade: 30Eur
Inícia a 9 de Outubro
Teatro II
Intermédios
Quarta-feira: 20h00-22h00
Mensalidade: 30Eur
Orientadora: Margarida Fernandes
MARGARIDA FERNANDES é actriz e professora de expressão dramática de
crianças, adolescentes e idosos. Já encenou A Casa de Bernarda Alba de
Federico García Lorca. Participou como autora dos textos do espectáculo
de teatro Um Acordar Cinzento e Cheio de Sono. Recentemente descobriu o
gosto por ser Criadora e Contadora de Histórias. Vive no Porto.
“A arte não é nada à vida” , in, Irene ou o contrato social, de Mª Velho da Costa
Quando a palavra não é apenas um meio de comunicação, necessário à nossa integração social, mas nos serve também para exprimir sentimentos e emoções, para apreendermos o mundo que nos rodeia e o transformarmos à nossa medida, a escrita é a saída. Criando uma realidade outra.
Esta Oficina de Escrita Criativa pretende assim ser uma abertura a esse mundo maravilhoso, com o objectivo essencial de deixar propostas em aberto e de motivar para futuras incursões de maior fôlego.
O único requisito indispensável é o domínio básico da língua portuguesa.
_Número de sessões - 1 por semana (com a duração de 2 horas)
_Número de alunos – 3 a 7
ESCRITA CRIATIVA
Segundas-feiras: 19h30-21h30
Mensalidade: 30 Eur
Orientadora: Ângela Marques
Ângela Marques, licenciada em Filologia Românica, foi professora do Ensino Básico e Secundário, Público.
Orientou várias Oficinas de Escrita no Contagiarte.
Publicou ensaios, poesia e teatro. Tem em preparação um livro de Contos.
Tem também dois blogues:
http://aminhababel.blogspot.
http://sou-do-sul.blogspot.com
A "Raks al Sharki" que significa Dança do Leste (local onde nasce o sol) ou Dança Oriental, mais conhecida por "Dança do Ventre". Esta dança assenta essencialmente na movimentação consciente de várias partes do corpo isoladamente ou de modo combinado dando ao praticante um controlo total sobre o seu corpo de modo harmonioso e descontraído. Pela sua componente de liberdade criativa, de prazer do momento e prazer da sua própria expressão, esta arte engloba qualidades terapêuticas e artísticas tanto a nível físico como psicológico.
Plano
Posição e movimentos básicos da Dança Oriental (englobando ondulações,
batidas de quadril e shimmies); a relação respiração/movimento;
expressão corporal e postura; trabalho de coordenação; técnica de
isolamento/separação das várias partes do corpo; relação da transição
entre tensão e relaxamento das partes isoladas do corpo; variações e
combinações de movimentos; deslocamentos no espaço; criatividade e
improvisação. Tendo em conta os aspectos acima referidos, serão
transmitidos vários tipos de danças integradas na Dança Oriental, sendo
estas as danças de solo, danças do véu e Danças representativas com
carácter mais tradicional, mais clássico, mais cigano ou até mesmo
Tribal.
Danças Orientais
Segundas-feiras
Iniciados : 19h00-21h00
Inícia a 12 de Outubro (uma vez sendo feríado no dia 5)
Quartas-feiras
Intermédios : 19h00-21h00
Mensalidade: 30 Eur/nível
Orientadora: Charlotte Bispo
Nascida em França (Orléans) descobre o mundo da Dança desde cedo. Já
em Portugal, pratica vários estilos de Dança passando pela Dança Jazz,
Axé Brasil, até descobrir a Dança Oriental (2001) que vem praticando
até aos dias de Hoje. Formada em Educação Física e Desporto, estando
actualmente a realizar estágio nesta área, teve a oportunidade de
ampliar o seu conhecimento sobre o estudo do corpo e ir para Barcelona
onde estudou massagem e actividades circenses na Educação física.
DANÇAS LATINAS (Níveis I e II)
Aprender
a dançar os ritmos populares da América Latina e das Caraíbas: Salsa,
Merengue, Chá-chá-chá, Bolero, Son, Rumba e Bachata. Procuramos que o
praticante dance os sons latinos de modo semelhante ao dos nativos dos
países latinos; assim, ele poderá visitar esses países, dançar com as
suas gentes, sentido-se parte da cultura desses povos.
Plano de Orientação da Oficina
Nível
I, os iniciados entram em contacto com os ritmos e passos básicos das
respectivas danças, aprendendo a postura e movimentos corporais, de
modo a familiarizar-se com as sonoridades rítmicas latinas.
Nível II, fazem parte os alunos que o professor considere de nível
avançado, i.é., que demonstrem ter determinadas aptidões,
nomeadamente:capacidades auditivas e rítmicas, boa coordenação e
rapidez de movimentos com facilidade para dançar coreografias, swing,
etc.
Danças Latinas
Iniciados
Segundas-feiras: 19h00-21h00
Mensalidade: 30 Eur
Intermédios
Quartas-feiras: 19h00-21h00
Mensalidade: 30 Eur
Orientador: Angel Terry
Cubano. Licenciado em direcção de Arte para Cinema e Televisão pelo
EICTV (Escola Internacional de Cinema e Televisão - Havana). Realização
de curso técnico superior em história de arte pelo Instituto Superior
de Arte de Havana (Cuba). Após três anos em Toulouse (França) onde
leccionou danças latinas, dá aulas em Portugal desde o ano 2000.
GAITA DE FOLES (Níveis I e II)
A Oficina de Gaita-de-Foles, tem como por objectivo a instrução e sensibilização dos participantes para o instrumento em duas vertentes. A primeira, para iniciados, onde os participantes adquirem as noções básicas de Gaita-de-fole, com as quais poderão vir a conhecer outros instrumentos do género ou prosseguir um estudo mais aprofundado, aperfeiçoando as suas capacidades. A segunda, para aqueles que já sabem manejar o instrumento e pretendem aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Nível 1
Apresentação do instrumento (morfologia, escala, digitação); Definição
e contextualização histórica do instrumento; Correcto manuseamento
(postura física e tempero do fole); Noções teórico-práticas de
afinação; Execução de repertório; Português e Galego; Introdução à
ornamentação.
Nível 2
Avaliação da qualidade, do estado e do funcionamento dos instrumentos
pessoais: materiais, fugas de ar, afinação, etc ; Postura física e
tempero do fole; A articulação dos dedos e ornamentação; Afinação
pessoal e de conjunto; Alargamento do repertório;
Gaita de Foles
Iniciados
Quintas-feiras: 18h15-19h45
Inícia a 8 de Outubro
Intermédios
Quintas-feiras: 20h00-21h30
Mensalidade: 30 Eur
Orientador: Ricardo Coelho
Fez a sua auto-aprendizagem em Gaita-de-foles, tendo sido acompanhado
pela professora galega, Maria Xosé. Ao longo da sua carreira musical
tem-se envolvido com diversos grupos musicais com estilos contrastantes
como os Arrefole, os Gaia, ou Pulga na Palha. Actualmente participa nos
grupos Lúmen , Pé na Terra, Míscaros, Bailebúrdia, Trovas damigo e
Gaiteirus. Fundou e dirige o projecto Gaiteirus.com, que tem como
propósito a divulgação do instrumento Gaita-de-Foles em Portugal.
DANÇAS AFRICANAS (Níveis I e II)
Tendo sido usada em rituais sagrados em contacto directo com a mãe natureza (agricultura, pesca, guerreiros, etc.) a dança africana foi, na sociedade moderna transformada numa actividade cultural, que envolve ritmo, sincronia, forma e união. Nesta oficina pretende-se explorar a cultura tribal da Costa Oeste de África, com influências da nossa sociedade contemporânea, acompanhada por música ao vivo com Paulo das Cavernas e músicos grupo Semente e da Escola Sementinha.
Plano
Objectivos
específicos: aumento da resistência cardiovascular; melhoraria da
consciência corporal; melhoraria da percepção musical e rítmica;
fortalecimento da musculatura e aumento da flexibilidade ; exploração
da técnica base dos movimentos e das coreografias, que caracterizam a
dança africana, com base na cultura da costa oeste/ etnias mandinga,
susu e Baga
Metodologias:
exercícios de consciência corporal, concentração e respiração, baseados
na técnica de Pilates; exercícios de aquecimento específicos para este
tipo de dança; introdução prática de movimentos que caracterizam a
dança africana; noções rítmicas africanas com expressão corporal;
montagem da coreografia para uma apresentação final; alongamentos /
relaxamento, baseados em exercícios de Ioga
Orientadora: Eva Azevedo
Licenciada em Engenharia do Ambiente na Universidade Católica.
Tem formação na área da Dança Africana desde 2002, destacando Marc
Ndamou (Togo), Bóris (Cabo Verde), grupo Moçambicano Timbila Muzimba,
Carlos Camara (ex. bailarino do Ballet Nacional da Guiné Bissau), Toni
Tavares (Cabo Verde), Angelina Akpovo (Benin/ Alemanha), Boyzie Cekwana
(África do Sul), Rogério (Moçambique), Abdoulaye Camará (Guiné Conacry
/ Suiça), Siré (Guiné Conacry / Alemanhã) . Em Janeiro de 2006 realizou
um estágio Intensivo de 4 semanas na Guiné Conacry, com Philipô,
bailarino profissional do Ballet Fareta e coreógrafo do Ballet
Farbitamara. É professora de dança africana da Costa Oeste de África
desde 2003, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha.
Assistente-músico: Paulo das Cavernas e músicos dos Semente e Escola Sementinha
Danças Africanas I
Iniciados
Terças-feiras; 20h00-22h00
Danças Africanas II
Intermédios
Quintas-feiras; 20h00-22h00
Mensalidade:
30 Eur / nível
DJEMBE & DUNUNS
A música tradicional da costa oeste de África (Guiné Conakry, Mali, Costa do Marfim e outros), tem vindo a tomar o seu lugar entre os estilos musicais mais ouvidos um pouco por todo o mundo. Esta cultura ancestral, rica em simbologia ligada à natureza e á humanidade, é caracterizada por ritmos explosivos, danças frenéticas e cantos harmoniosos tornando este estilo numa forte experiência, que toca no âmago de cada individuo. As aulas de percussão africana têm o intuito de juntar vários tipos de pessoas com ou sem conhecimento musical e partilhar o som e ritmo do djembé e dununs, instrumentos tradicionais da costa oeste de África.
Orientador:
Xibata. Iniciou-se no mundo da percussão há cerca de dez anos e desde
logo direccionou a sua aprendizagem para a percussão Malinké. Fez a sua
formação com grandes mestres de percussão e dança, entre eles Billy
Konaté, Babará Bangourá, Cece Koly e Abdoulaye Camara (Guiné Conakry),
Gueladjo Sané (Guiné Bissau), Cidi Cissoko (Mali) e Mamadou Cissoko
(Senegal).
Dá formação de percussão africana desde 2004. Em 2008
viajou até Africa, mais precisamente á Guiné Conacry (o coração da área
de influência Malinké) onde efectuou um curso intensivo durante um mês
com o mestre Babará Bangoura que culminou com uma actuação em Conacry
no "Festival Dechange Culturel Nord Sul".
Actualmente é o solista dos Dyabara, projecto de percussão e dança africana.
http://www.myspace.com/dyabara
Terça-feira
Iniciados - 19h00 às 21h00
Mensalidade: 30 Eur/nível
Nesta oficina de Danças da Europa, partimos numa viagem em busca das danças tradicionais e ciganas do extremo ocidente ao oriente das culturas europeias.
Desde tempos remotos, estas danças, executadas em festas e cerimónias populares a solo, em pares ou em grupos, diferenciam-se como uma forma de partilha proveniente da cultura e dos costumes de um dos continentes mais antigos do mundo. Entre olhares e troca de emoções, dois braços cruzados e uma roda estonteante, estas danças possibilitam uma oportunidade de comunicação entre pessoas das mais diversas idades.
Nesta viagem, todos os países terão lugar. Partindo das alegres melodias e das rodas saltadas dos países ocidentais e mediterrâneos, viajamos em direcção às doces melodias do países nórdicos e aos passos compostos e ritmados das danças da Europa Central e do Leste, terminando a nossa rota com as danças ciganas do extremo este da Europa.
Plano
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
* Sensibilizar diferentes faixas etárias para as diversas culturas da
Europa e fomentar o intercâmbio de experiências e saberes tradicionais;
* Conhecer a origem, a história e as modificações actuais das danças interpretadas;
* Desenvolver a consciência corporal, criatividade, socialização e
comunicação expressiva das pessoas envolvidas;
* Desenvolver a consciência rítmica e introduzir o conceito de ritmos
simples e composto na prática das danças tradicionais;
* Explorar o espaço e os conceitos de círculos fechado e aberto e sequência;
* Desenvolver a capacidade coreográfica e mímica e os princípios de simetria a pares e em grupo;
* Explorar a memória dos passos e suas combinações;
METODOLOGIAS/PROGRAMA
Cada oficina é constituída por três partes distintas, sendo elas:
* Exercícios de consciência corporal e capacidade respiratória através
de técnicas de aquecimento, concentração, noção rítmica e memória
* Aprendizagem prática e teórica das danças tradicionais e ciganas da Europa:
* Exercícios técnicos que visem a memorização dos passos base e das
diferentes combinações de cada dança
* Exercícios de consciência rítmica e de apreensão dos ritmos simples e composto
* Exercícios e exposição de conceitos teóricos: origem, contexto
histórico, social e cultural das danças interpretadas;
* Exercícios de relaxamento. Exercícios de junção e comunicação entre
as pessoas do grupo através de coreografias básicas em círculo. Danças
Sagradas.
A título de exemplo, durante o presente ano lectivo, algumas das danças leccionadas serão:
Hrvatski Svatovi (Croácia– Tradicional) Bourree (França– Tradicional) Hora Medura (Grécia– Tradicional) Csillagocska (Hungria– Tradicional) Geguzine (Lituânia– Tradicional) Rumelaj (Roménia – Cigana) Chapelloise (França– Tradicional) Troyka (Rússia – Tradicional) Ciuleandra (Roménia – Tradicional) Fado Batido (Portugal– Tradicional) Bulgar (Dança Judia) Telespringar (Noruega – Tradicional) Laridée 8 tempos (França Tradicional) Tance (Polónia – Cigana) Lesnoto (Macedónia – Tradicional) Cercle Circassien (França) Xota (Espanha– Tradicional) Chula (Portugal– Tradicional)
Horário
Quartas-feiras: 19h30-21h30
Mensalidade: 30 Eur
Inícia a 7 de Outubro
Orientadora: Diana Azevedo
Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro.
Desde 1997, dedica-se à recolha de música e danças tradicionais de várias regiões do mundo, com enfoque sobre as culturas da Europa Central e de Leste e do Médio-Oriente. Na área das Danças da Europa Central e do Leste, destaca formações com Marina Piškoric (LADO - National Folk Dance Emsemble of Croatia) and Tullia Gibescu (National Dance Center of Bucharest – Romenia), Sophie Kalisz (Bélgica), Isabelle Guebergny (França), Mirjam Dekker (Holanda), Mercedes Prieto (Espanha), Javier Muela (Espanha), Koen Dhont (Holanda), Galandum Galundaina (Portugal), Sandra Esteves (Portugal), Mónica Sava (Itália), Dobranotch (Rússia) e Myriam Szabo (França).
Desde 2002 é professora de danças tradicionais da Europa Central e de Leste e do Médio-Oriente, tendo fundado em 2007 o projecto Popolomondo (www.myspace.com/popolomondo
).
Desde 2003, integra como compositora, violinista, cantora e bailarina, o grupo de raiz etnográfica MU (www.myspace.com/muuuuuu
).
VER VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?
Correcção de posturas e consciência corporal, através do Método Pilates
Porquê o método Pilates? Para mim, a dança, mais especificamente a dança africana tribal, é uma libertação de algo que vem dentro de nós, onde usamos o corpo como "utensilio" para transformar essa libertação em movimento. Não só a dançar mas no nosso dia á dia, precisamos perceber como funciona o nosso corpo e como o devemos usar correctamente. No nosso quotidiano assumimos variadas posturas incorrectas, que não temos consciência de quanto estão a prejudicar o nosso corpo. Uma vida sedentária e movimentos diários inconscientes, criam maus hábitos e desalinhamentos posturais. Assim, senti uma necessidade de procurar algum método e/ou filosofia, que fosse um complemento da minha actividade física e que me ensinasse a ter consciência dos movimentos do meu corpo, atribuindo à mente uma participação activa e vigilante na execução destes. Encontrei o método de Pilates. "Pilates desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas incorrectas, restabelece vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito." Joseph Hubertus Pilates
O que é método Pilates? O Método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates (Alemanha 1880-1967), fruto da sua persistência em superar as suas debilidades físicas. É um método de treino corporal muito completo, em que o corpo é trabalhado como um todo, desde a musculatura mais profunda à mais periférica, e em que intervêm tanto a mente como o corpo e a respiração. O objectivo é o atingir um equilíbrio muscular (reforçando os músculos mais fracos e alongando os músculos contraídos), atingir simetria e harmonia corporal bem como desenvolver todas as capacidades e qualidades físicas (força, elasticidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação), respeitando as articulações e as costas. Combina harmoniosamente o fortalecimento e a energia dos exercícios ocidentais com uma correcta respiração, alinhamento e concentração mental característicos das disciplinas orientais, enfatizando o trabalho de todos os músculos de forma equilibrada enquanto nos mantemos absolutamente conscientes da ligação mente-corpo. O princípio básico deste eficaz sistema é o alinhamento e fortalecimento do centro do corpo, que corresponde à musculatura postural (abdominal, lombar, pélvica) que suporta e estabiliza o tronco. O método Pilates destina-se a todos, porque contribui para se ter uma consciência do próprio corpo e dos músculos que o envolvem. Pode ser usado como correcção postural, reabilitação, fitness ou treino atlético. É bom para DORES de COSTAS, pois trabalha músculos profundos da coluna criando um cinto de força, e para o STRESS, pois é como um "intervalo" quando levamos e pensamento para dentro do corpo, concentrando-nos nos exercícios. A respiração controlada e contínua cria uma sensação de calma. Objectivos * Adquirir postura estática e dinâmica correcta, * Trabalhar músculos mobilizadores e estabilizadores vitais * Melhorar consciência dos movimentos do corpo (ligação corpo-mente) * Controlar o centro "core" do corpo - abdominais e costas * Tornar mais eficaz a coordenação da respiração com o movimento * Aliviar dores ou tensões musculares de origem postural ou de stress. * Corrigir de desequilíbrios musculares importantes para melhorar a performance atlética ou profissional. * Estimular o sistema circulatório. * Reduzir stress * Melhorar auto-estima e a responsabilidade pelo próprio corpo * Aumentar força e resistência muscular Público alvo É ideal para todas as condições físicas (idosos, gravidez, pós parto, atletas, bailarinos, pessoas que fazem exercícios pela 1ª vez...). , em todas as idades a partir dos 14 anos. Eva Azevedo, é também a orientadora de Danças Africanas no Centro de Formação Cultural.
Orientadora: Eva Azevedo
Licenciada em Engenharia do Ambiente na Universidade Católica.
Tem formação na área da Dança Africana desde 2002, destacando Marc Ndamou (Togo), Bóris (Cabo Verde), grupo Moçambicano Timbila Muzimba, Carlos Camara (ex. bailarino do Ballet Nacional da Guiné Bissau), Toni Tavares (Cabo Verde), Angelina Akpovo (Benin/ Alemanha), Boyzie Cekwana (África do Sul), Rogério (Moçambique), Abdoulaye Camará (Guiné Conacry / Suiça), Siré (Guiné Conacry / Alemanhã) . Em Janeiro de 2006 realizou um estágio Intensivo de 4 semanas na Guiné Conacry, com Philipô, bailarino profissional do Ballet Fareta e coreógrafo do Ballet Farbitamara. É professora de dança africana da Costa Oeste de África desde 2003, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha.
PILATES
Horário:
Terças-feiras e Quintas-feiras; 19h00-20h0
Mensalidade:
30 Eur
DRAMATURGIA - "Escreve uma Peça"
Com Fernando Moreira.
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação
disponível brevemente - inscrições abertas.
Por Diana Rêgo
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação
disponível brevemente - inscrições abertas.
Por Catarina Ferreira.
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação disponível brevemente - inscrições abertas.
Por Catarina Ferreira.
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação
disponível brevemente - inscrições abertas.
Por Flávio Rodrigues.
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação
disponível brevemente - inscrições abertas.
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação disponível brevemente - inscrições abertas.
Por Catarina Ferreira.
A iniciar em Novembro - horários por definir - mais informação disponível brevemente - inscrições abertas.
Informações: 222 000 682 / 916047101
Inscrições: no nosso espaço em horário diurno, de seg. a sex. das 14h30 às 20h30. Dúvidas: contagiarte@contagiarte.pt
Todos os inscritos em duas ou mais oficinas terão um desconto de 20% no valor total das mensalidades
INTODUÇÃO AO VOICING
Por Pratibha de Stoppani
Uma iniciativa Terra na Boca em parceria com a Acaro/Contagiarte
13, 14 e 15 de Novembro de 2009
dia 13 (19h-22h),
dia 14 (10h-13h30/15h-18h)
e dia 15 (10h-13h30/15h-17h30)
no Contagiarte / Centro de Formação Cultural
Voicing é dirigido a todos aqueles que sentem que querem conhecer-se, e a quem seja sensível o fenómeno do som, ou tenham problemas de expressão. Esta técnica ensina-nos como reconhecer o fenómeno vibratório de todas as experiências internas e como expressa-las através da voz. Isto resolve obstáculos psicológicos e bloqueios físicos.
Pratibha de Stoppani
O interesse de Pratibha de Stoppani pela voz surge em 1974, durante uma
viagem visionária pela América Latina. De regresso à Europa continua a
explorar o som, a voz e a canção, com grupos que focavam o trabalho do
som desde diferentes perspectivas. Integra as suas descobertas e
experiências com a visão de Osho para criar a sua própria relação com a
voz, transformacional, único, chamado VOCING®.
Inscrição: 150 euros.
O valor da inscrição será transferido para:
NIB: 0010 0000 428 00 22 000 171
(após a transferência agradecemos o envio do comprovativo via email para terranaboca@gmail.com com o seu nome)
Nota:
para que seja possível esta acção de formação serão necessárias 20
inscrições, num máximo de 30 pessoas. Data limite de inscrições: dia 20
de Outubro de 2009
www.voicing-institute.com
Contagiarte - Espaço de Sensibilização, Formação e Dinâmica Culturais
Porto - Rua Alvares Cabral, 372 (próximo Praça da República / junto à ex-sede do Salgueiros)
Telf: 222 000 682 /