Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
2 octobre 2009

Amanhã ! Importante

Debate com candidatos à Câmara do Porto

Data e hora: 3 de Outubro, às 17:30

Local: Junta de Freguesia de Paranhos (Rua de Álvaro de Castelões, 811)

Presenças: candidatos à CMP pelo BE (João Teixeira Lopes), CDU, PCTP/MRPP (João Silva), PS (Manuel Correia Fernandes) e PSD/PP (Joaquim Poças Martins)

 

A Campo Aberto vai realizar, no próximo dia 3 de Outubro, às 17:30, na Junta de Freguesia de Paranhos, um debate com candidatos à Câmara Municipal do Porto.

Durante a primeira fase do debate, que durará cerca de 1h30m, os candidatos serão convidados a responder às perguntas que indicamos em baixo. Estas perguntas foram determinadas pela Campo Aberto com a colaboração de diversos cidadãos que nos enviaram propostas

 

via internet.

Na segunda parte do debate, que decorrerá até cerca das 20:00, os candidatos responderão ainda a perguntas do público. As pessoas interessadas redigirão a sua pergunta numa folha entregue no início da sessão. Os moderadores vão recebendo as perguntas e agrupam-nas por temas para evitar repetições. Os moderadores darão a palavra ao público de acordo com a selecção feita. As perguntas serão feitas em conjuntos de quatro para optimizar o tempo de debate.

 

Perguntas seleccionadas pela Campo Aberto com a ajuda dos comentários feitos através da internet

 

:

Intervenção inicial (4 min.)

  • Nesta      intervenção inicial convidamos os candidatos a exporem as ideias que consideram mais importantes para a cidade.      Gostaríamos contudo que, tendo em conta o enfoque que tem sido colocado na      participação dos cidadãos ao longo      da pré-campanha e na campanha eleitoral, nos explicassem de que forma      tencionam manter esse espírito uma vez que sejam eleitos. Especificamente,      de que modo vão aumentar a transparência das      decisões da autarquia, facilitar o acesso à      informação e promover uma gestão municipal mais participada?      Por outro lado, de que forma irá o município do Porto dialogar com os municípios vizinhos e com      as outras instituições relevantes da região e do país?

 

Urbanismo e reabilitação urbana (4 min.)

Colaboraram Cristina Montez

 

e Maria Carvalho

 

.

  • O      Porto vive há cerca de vinte anos uma verdadeira sangria populacional que      urge contrariar. Que medidas vão implementar para incentivar a reabilitação e a dinamização do centro da cidade?      A título de exemplo, tencionam implementar algum tipo de medida fiscal, instrumento financeiro, ou      de outro tipo, que possam ajudar a política de reabilitação? E em termos      de dinamização e animação do centro da      cidade, que ideias concretas pensam concretizar?

 

Espaços verdes (4 min.)

Colaboraram Ruben Azevedo

 

, Marília Silva

 

, Mafalda Ferreira

 

e Jaime Matos Fernandes

 

.

  • Nos      últimos anos pouco ou nada se fez na cidade em termos de espaços verdes      para além do Parque da Cidade.  Que política vão colocar em prática      relativamente aos espaços verdes de      proximidade, que são tão importantes em termos de qualidade de      vida? Podem apresentar alguma proposta concreta?
  • Agora      temas polémicos que estão na ordem do dia. Que solução preconizam para o Parque da Cidade (relativamente à frente      de construção na Circunvalação e à passagem do metro) e para o Palácio de Cristal? Relativamente ao      Parque Oriental, tencionam dar      continuidade a este projecto? Que preconizam relativamente à Quinta da Prelada?

 

Mobilidade e espaço público de qualidade (4 min.)

Colaboraram Cristina Montez

 

, Henrique Santos

 

, José Nunes de Sá

 

, Celeste Ramos

 

, Manuel Soares

 

e Nuno Gouveia

 

.

  • A      promoção de uma mobilidade sustentável é algo de que muito se ouve falar      mas onde pouco se tem investido. Tendo em consideração o PDM e planos mais      específicos como o Futuro Sustentável, o que vão fazer para promover a      utilização de transporte público e      de meios suaves como a bicicleta ou      o andar a pé? Podem dar      exemplos? Estamos a pensar, por exemplo, na construção de ciclovias, do      aumento dos passeios e de medidas para evitar o excesso de velocidade dos      automóveis.
  • Um      conceito interessante é o de encarar o Porto como uma cidade para todas as      idades. Que medidas concretas de desenho      urbano (bancos, mesas, etc.) pretendem pôr em prática pela      cidade de modo a tornar o espaço público      mais agradável e confortável, especialmente a pensar nos      cidadãos mais idosos?

 

Poluição, resíduos e ruído (4 min.)

Colaborou Celeste Ramos

 

.

  • O      Porto continua a ser uma cidade bastante suja e algo cinzenta. De que modo      vão transformar o Porto numa cidade limpa?      Pensam concretizar algum programa específico para limpar paredes e pintar edifícios?
  • Como      vão reduzir os níveis elevados de ruído que      se fazem sentir por exemplo no Parque da Cidade, na Baixa do Porto, na      ribeira e em redor da VCI?

campoaberto

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité