Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
16 octobre 2009

The New Normal, de Pio Silva na galeria arthobler - porto > 07 de Novembro

Pio_Silva__GUANTANAMO_I


07 Novembro a 05 Dezembro 2009 - inauguração: 07 Novembro, 16.00 às 20.00h

galeria arthobler - porto

 

Pio Silva, artista luso-descendente, nascido em Paris em 1970, viveu parte da sua vida na República Dominicana, tendo ainda passado longas temporadas no México, nas Bahamas, em Cuba, na Grécia e no Senegal. Todos estes locais, com as suas multiplicidades étnicas, tradições e estéticas próprias, contribuiram para a riqueza formal que se encerra na aparente simplicidade dos trabalhos deste artista.

 

A profusa utilização de símbolos e a simplificação de formas remete para uma arte de raízes primitivas, para um minimalismo que poderia quase ser naïf, não fosse a complexa rede de referências e de simbologias que Pio Silva emprega e que mais não faz do que reflectir um ser e estar contemporâneo, quer no campo conceptual, quer no das temáticas abordadas, onde religião, política, guerra ou opressão são temas recorrentes.

 

Pio Silva utiliza materiais simples, como cartão, arame, lonas, acrílico, mas esta opção denota também a consciência da carga simbólica que lhes é inerente. O plástico – material universal, flexível e barato reflecte o nosso Zeitgeist e o mundo artificial em que vivemos – é uma das principais matérias empregues nas mais recentes séries de trabalhos. Numa delas, titulada Guantanamo, que integra a exposição The New Normal, a apresentar a partir de 07 de Novembro na galeria Arthobler – Porto, Pio Silva pintou sobre plástico transparente, um fundo invisível, camada por camada, sofrimento sobre sofrimento em memória de uma história desumana, triste e vergonhosa.

 

Trata-se portanto duma obra actual e desconcertante, onde materiais banais apresentam imagens densas e plenas de significado, em que temas dramáticos e profundos se apresentam em cores vivas e superfícies brilhantes. Pio Silva define-a como “arte rupestre contemporânea”, mas há nela também a urbanidade e o cosmopolitismo, as Antilhas e Paris, um cruzamento cultural que a enquadra na arte contemporânea.


galeria arthobler-porto

rua miguel bombarda, 624

4050-379 porto

tel. 226 084 448

info@arthobler.com

www.arthobler.com


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité