Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
19 octobre 2009

Linha do Tua - "Pare, Escute e Olhe" no DocLisboa

01_Poster_Ver_14


Caros amigos,

É com prazer que o MCLT – Movimento Cívico pela Linha do Tua o vem convidar a assistir à passagem do filme “Pare, Escute, Olhe”, no âmbito do VII Festival Internacional de Cinema Doclisboa.

 

Este filme, com realização de Jorge Pelicano e produção de Rosa Silva, é uma obra que retrata de forma fiel o abandono a que a região de Trás-os-Montes e Alto Douro tem sido votada. Tem como pedra de toque a Linha do Tua e todas as promessas vãs, traições e oportunismos políticos a si relacionadas, desde o final da década de 1980 até aos dias de hoje, onde se encontra ameaçada pela intenção de construção de uma barragem que não reúne nenhum ponto positivo a seu favor.

 

Na aproximação da estreia deste documentário de valor inestimável, e no rescaldo das eleições legislativas e autárquicas, o MCLT vem por este meio reforçar a sua convicção numa Linha do Tua renovada e numa região revigorada a partir desta, onde a barragem do Tua é uma ofensa total à própria identidade do país.

 

O autoritarismo do Governo de José Sócrates terminou, e as suas tentativas de formar uma coligação no seio da Assembleia da República (AR) foram infrutíferas. No plano regional, o PS saiu do distrito de Bragança com uma categórica derrota, ao passar de 2 para apenas 1 deputado eleito na AR, no decurso das vergonhosas declarações do deputado Mota Andrade e do ex-deputado Luís Vaz sobre a Linha do Tua. A mesma posição de seguidismo e obediência à cúpula do partido foi assumida nesta matéria pela derrotada candidata socialista à Câmara Municipal de Mirandela; para este partido, o Vale e a Linha do Tua devem morrer, custe o que custar, doa a quem doer.

 

Relembramos que em Julho passado, a Petição pela Linha do Tua VIVA recebeu, em plenário na AR, o apoio total de todos os Partidos da Oposição. É pois chegada a hora do MCLT convidar todos estes Partidos a suportarem, a partir desta Petição, assinada não só por cidadãos nacionais mas também internacionais, uma acção enérgica com uma proposta que expresse de forma clara que não é a vontade do país destruir o Vale e a Linha do Tua sob argumentos falsos de índole energética. É também uma oportunidade para o maior Partido da Oposição se redimir dos erros do passado, quando sob a alçada do governo de Cavaco Silva o comboio em Trás-os-Montes foi quase exterminado até às últimas consequências.

 

Deixamos-lhe desta forma as seguintes hiperligações onde poderá ter uma melhor antevisão desta obra cinematográfica sobre uma história de abandono e oportunismo político, sintomática das causas de desertificação do Interior de Portugal:

 

  1. http://www.pareescuteolhe.com/

     

    - Site oficial do filme, com trailer disponível;
  2. http://pareescuteolhedoc.blogspot.com/

     

    - Blogue oficial do filme;
  3. http://savetua.blogspot.com/

     

    - Blogue não oficial do filme;
  4. http://www.doclisboa.org/filmesAaZ/filmes/filmeP04.php

     

    - Página do filme no site oficial do Doclisboa

 

O filme estará em exibição nas seguintes datas:

 

  1. 18 de Outubro – Cinema Londres, 23H00
  2. 19 de Outubro – Culturgest, 18H30
  3. 22 de Outubro – Cine Eco 2009, Seia, 22H00

 

O MCLT aproveita ainda para agradecer o enorme contributo e enaltecer o espírito de sacrifício de Jorge Pelicano e Rosa Silva, que tornaram possível este filme, que será seguramente um duro despertar de consciências num país que se desconhece a si próprio. Para ambos, um grande bem-haja!

 

 

MCLT, 17 de Outubro de 2009

www.linhadotua.net

 


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité