Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
19 octobre 2009

Um pormenor em cada detalhe - Nova exposição na Fundação da Juventude

CONVITE_Pormenor


No próximo dia 22 de Outubro, às 21h30, vai inaugurar na Galeria da     Fundação da Juventude, no Porto, a exposição Um pormenor em cada detalhe, da autoria de Sandra Longras e Humberta Maciel.

   

 

   

Nesta mostra, a fotografia, a pintura e a cerâmica coexistem harmoniosamente num espaço, numa cor e num tempo de     equilíbrio. As duas artistas criam um triângulo     de ligação, onde os pormenores de cada expressão plástica ocupam lugares que, ao serem ampliados, preenchem todo o espaço de forma     envolvente, atraindo o espectador.

   

 

   

Esta exposição estará patente na Fundação da     Juventude de segunda a sexta, das 10h às 19h, até ao dia 20 de Novembro.

Maria Humberta Ferraz Braga Maciel, nasceu em Barcelos e vive em Braga onde exerce as funções de docente do pré – escolar no Agrupamento de Escolas de Real.

Desde muito jovem iniciou os primeiros contactos com a fotografia, utilizando uma câmara Agfa Instamatic, nos primeiros retratos e momentos familiares.

O gosto pela fotografia, sobretudo o retrato, foi-se aprofundando e já em pleno trabalho com os seus alunos, registou e fotografou trabalhos, projectos e sobretudo os próprios alunos nas vivências escolares.

Actualmente, com o objectivo de inserir as comunidades educativas na vida social e cultural, está a compôr um portfólio escolar com o registo dos projectos mais significativos, onde pessoal docente e discente participe.

Actividades e projectos mais significativos no âmbito da fotografia, dança e teatro:

Nos anos 90 expõe na Biblioteca Municipal de Vila Verde a convite da Câmara Municipal.

Nessa mesma altura inicia os cursos de dança no ensino obrigatório, com o Prof. Maurício Padovan.. Ano após ano vai compondo um registo fotográfico sobre “ A dança no ensino obrigatório”  No ano de 2008/2009 é convidada pelo Prof Maurício Padovan para desenhar as vestes medievais para um projecto emergente nessa área.

Trabalha desde o ano 2003 nos projectos educativos com o Museu de Serralves, tendo no ano de 2008 um trabalho publicado no livro “Projectos com Serralves” sobre o tema “retratos”.

No ano de 2004 em colaboração e inter-acção dos seus alunos com alunos da Escola de Música  Calouste Gulbenkian participa no projecto educativo com o Museu de Serralves, “Jardins Portáteis” tendo elaborado os adereços e o guarda roupa e fotografado os espectáculos musicais com que finalizaram o projecto em Serralves e em Braga. Este seu trabalho foi registado no livro “Projectos com Serralves”

Nos anos 2007,2008 2009 participa no projecto “Comenius” tendo feito da fotografia o suporte da informação e mensagem estética aberta à comunidade.

No ano 2009 participa no concurso de curtas metragens do Agrupamento de Escolas de Real com o projecto “O Circo Maravilha” tendo obtido o prémio de originalidade e guarda roupa.

A par da sua actividade profissional participa em workshops conferências e formações no âmbito da fotografia e da arte no ensino.


Curriculo - Sandra Longras, nascida a 21 de Junho de 1976, em Barcelos, onde reside. Licenciada em Artes Visuais: Professor do 2º Ciclo do Ensino Básico Variante de Educação Visual e Tecnológica, pela Escola Superior de Educação do Porto e no presente ano exerce actividade profissional na escola EB 2,3 Gonçalo Nunes.

Diploma de Formadora: Artes Visuais

Instituição: Instituto do Emprego e Formação Profissional

Com o intuito de enriquecer a sua formação pessoal e artística, participa em conferências, debates, realiza workshops e consulta publicações da especialidade trocando ideias, sempre que possível, com artistas das diversas áreas. 

fran-long@iol.pt

Prémios, Participação em Eventos e Realização de Exposições de Pintura Individuais e Colectivas:

2009 – Exp. Colectiva de pintura cerâmica e fotografia – Fundação da Juventude – Porto;

2009 – Atelier de crianças – pintura – Biblioteca Barcelos;

2009 - Bienal Internacional da Bolívia – SIART;

2009 – II Bienal Internacional de Fotografia de Sintra;

2009 - Prémio Abel Manta;

2009 – Exposição Casa da juventude Barcelos;

2009 -1ºPrémio Fotografia – 5ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos;

2008 - Grande prémio/Pintura Bienal Internacional Raul de Carvalho;

2008- Exp. Colectiva – Casa das Artes Famalicão;

2008-  Jovens Criadores de Aveiro;

2008 – Prémio Abel Manta;

2008 – Concurso de Artes Plásticas – Grosch;

2008 – Concurso Pintar Vieira do Minho;

2008 – 1º Prémio de Pintura – Descobrir Viana;

2008 – Bienal da Península Ibérica - Eixo Atlântico;

2007 – 2ª Bienal de Mascaras de Bragança;

2007 1º Prémio pintura – 4ªMostra de Arte Jovem de Barcelos;

2007 – Exposição colectiva de Pintura, Biblioteca da Povoa de Varzim;

2007 – IV Bienal de pintura arte jovem de Penafiel;

2006 1º Prémio Percurso na Arte -3ª Mostra de arte jovem de Barcelos;

Exposição Individual de Pintura, Café D. Dinis – Barcelos;

2005 – 2ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos;

2004 – Exposição Colectiva, Quinzena de Artes – Vila Verde;

2004 - Exposição Colectiva, Área Panorâmica de Tui – Espanha;

2003 1º Prémio Inovação 1ªMostra de Arte de Barcelos; Formadora e Orientadora do Workshop de Pintura; Evento Sentidos Grátis 06 Integrado na Capital Nacional da Cultura – Coimbra; Exposição Colectiva Integrada 3ª Bienal Arte Vila Verde;

2003 - 3º Bienal Internacional de Artes – Vila Verde; Exposição Colectiva “Humanitiarte” Mercado Ferreira Borges – Porto; Exposição Individual de Pintura, Galeria Espaço A – Barcelos;

2002 - Exposição Colectiva de Pintura – Posto de Turismo da Povoa de Varzim;

2001 - Exposição Colectiva, Evento Sentidos Grátis 4 – Porto; Esposende, Galeria Belo Belo – Braga; Prémios Artísticos e Literários, Benjamim Salgado – Vila Nova de Famalicão; Concurso Venha Pintar o Concelho de Esposende;

2000 – 2ª Bienal de Arte Jovem – Famalicão; Exposição Colectiva de Pintura, Galeria Belo Belo – Braga; Exposição Colectaria de Pintura – Posto de Turismo Esposende; Exposição Colectiva Pintura, Galeria de Arte -Famalicão;

19991º Premio Logótipo “ O Nosso Símbolo” – Gabinete da Cultura Barcelos;

1999 - X Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira;

Menção Honrosa de Escultura – Arte Jovem Famalicão;

1999 - Exposição Colectiva de Pintura, Galeria Belo Belo – Braga; Exposição de Pintura Galeria Municipal de Arte Barcelos;

1998 – Exposição Colectiva de pintura Galeria Rui Alberto – Porto; Exposição Individual de Pintura Central Garden – Barcelos.

“ As pinturas surgem sub carregadas por excessos que do inconsciente se traduzem em formas, cores e traços. Independentemente no abstracto/semi-figurativo, estabeleço um discurso estético de tonalidades que identificam a individualidade da mensagem, a transmitir no momento próprio da criação: é esta a espontaneidade do meu trabalho. Actualmente tem um espaço para realizar os meus trabalhos. A figura humana ocupa sempre um papel de destaque nas minhas pinturas, de forma mais ou menos implícita. A pintura tornou-se um vício do qual não me consigo desprender, uma fonte de ligação à vida terrena.”  S.Longras 2005


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité