Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
1 décembre 2009

2º Aniversário São Mamede C.A.E - 7 DE Dez

Dia 07 De Dezembro – 22 horas

Lisbon Film Orchestra

Concerto de comemoração do 2º Aniversário do São Mamede Centro de Artes e Espectáculos

 

 

 

 Lisbon Film Orchestra

 

Longe vão os tempos em que a banda sonora de um filme se podia resumir a um mero conjunto de canções que acompanhavam a acção. Grandes compositores do século XX são maioritariamente conhecidos pelas peças musicais que criaram para o cinema – como Sergei Prokofiev, autor de obras-primas em conjunto com Sergei Eisenstein, e Nino Rota que compôs melodias imortais para Fellini, Visconti e Francis Ford Coppola.
A Lisbon Film Orchestra [LFO] constituída (na sua versão Sinfónica) por 86 músicos e, sob a direcção do Maestro Nuno Sá e produção da Musinaction, propõe uma homenagem à música composta para a sétima arte, agora no Cinema São Mamede com uma Orquestra de Cordas de 34 elementos. Afirmando-se como a única orquestra em Portugal que interpreta exclusivamente músicas de bandas sonoras de filmes, a LFO, tem a particularidade de interpretar temas que nunca foram tocados no nosso país, proporcionando um espectáculo único e inesquecível, onde a magia e a fantasia se juntam ao concerto. 
Recorrendo a um efeito de luzes notável e a imagens alusivas aos filmes que está a interpretar, a Lisbon Film Orchestra transporta-nos para uma viagem ao imaginário dos nossos filmes de eleição. Com um novo e extenso repertório, percorrerão temas de filmes de
 como "Piratas das Caraíbas", “Missão Impossível”, “Gladiador” e "Simpsons", românticos ao estilo ”West Side Story” e "Música no Coração", e ritmos avassaladores na onda de "Grease", “Chicago” e "Mamma Mia" ou perigosos como "Psycho"…

A Lisbon Film Orchestra prova, assim, que as imagens da grande tela podiam viver sem Música, mas nunca seriam tão belas...

Sala Principal

Horário: 22h00

Preço: 15€ Plateia / 12,50 2º Balcão

___________________

Galeria – Exposição de Pintura

 

Título da exposição: 

Convivermos com o que não sabemos definir é melhor do que sabermos tudo.

Artista: Rosário Forjaz

 

 

Os desenhos que se apresentam foram realizados, na sequência de Herbário de Gestos, série de desenhos exposto em 2008 no Circuito Miguel Bombarda no Porto (na Galeria Plumba). Herbário de Gestos, ao materializar opções metodológicas e temáticas tomadas no enquadramento de uma prática pessoal contextualizada ao mestrado em Teoria e Prática do Desenho (efectuado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2009), dá continuidade aos projectos anteriores em torno do conceito de paisagem e abre o campo reflexivo que, Convivermos com o que não sabemos definir é melhor do que sabermos tudo propõe.

A convocação do desenho, como o lugar físico e conceptual de confluência de uma experimentação em processo, compromete uma postura crítica e analítica nos seus discursos de legitimação. Compreender esse poder de perturbar e evocar o que não está presente; como e sob que perspectivas a semântica cognitiva incorpora e transmite a(s) acção(ções) veiculados a uma determinada mecânica perceptiva que estrutura cada gesto transferido para o desenho, são algumas das premissas inerentes aos processos gráficos latentes nesta exposição.

O gesto é entendido como um medium que dá a ver. A vivência quotidiana com práticas de jardinagem no espaço doméstico desenvolve correspondências entre diversos domínios da dimensão simbólica, seja na vertente da comunicação artística seja na botânica. A transversalidade de práticas aflora questionando, mais do que práticas ambientais, existenciais. Algumas características que interessam à hermenêutica dos fenómenos gráficos, constituem a razão para o recurso e nomeação de certos actos performativos.

 (...)

Rosário Forjaz, 5 de Novembro de 2009


Patente apartir do dia 2 de Dezembro até

Galeria - Piso 0: Entrada Livre

 

 

 

 

http://www.sao-mamede.com/

 

http://www.saomamedecentrodearteseespectaculos.blogspot.com/

 

www.myspace.com/saomamedecae

 

Tlf: 253 547 028

 

 

 

 

Rua Dr. Jose Sampaio, 17-25

4810-275 Guimarães

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité