Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
8 décembre 2009

OS MITOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL, JORNALISMO EM LIBERDADE, HELDE R PACHECO E O TEATRO ACADÉMICO PORTUGUÊS NA ALMEDINA ARRÁBIDASH

Ciclo   de Colóquios


 

FRONTEIRAS   DO CONHECIMENTO

 

10   de Dezembro, 5ª feira, a partir das 21h

 

Portugal   Mitológico

 

com os convidados:
 

 

José   Manuel Anes
  Professor Universitário, doutorado em Antropologia Social e Cultural.   Autor de (entre outros) “Um Outro Olhar   – a Face Esotérica da Cultura Portuguesa”.

 

 

  Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.
  Fina d’Armada
  Historiadora, autora de (entre outros) “Mulheres Navegantes no   Tempo de Vasco da Gama” e “O Segredo da Rainha Velha”

   

 

Uma viagem pelos mistérios   mais esotéricos, desconhecidos e fascinantes da nossa História.
 

 

Pelas Fronteiras   do Conhecimento navega-se pelos temas mais fascinantes da experiência   humana!

 

Deliciosas   conversas, deliciosos temas!

 

Uma iniciativa da Almedina   com o apoio do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência da   Universidade Fernando Pessoa.

 

Coordenador: Joaquim Fernandes

 

Historiador e Professor Universitário,   Universidade Fernando Pessoa.

 

Autor dos livros O Grande   Livro dos Portugueses Esquecidos, O Cavaleiro da Ilha do Corvo, Newton   Herético, Fátima e a Ciência, Outros Mundos, entre outros.
   

 

  Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.
  Este evento terá   lugar na livraria Almedina do Arrábida Shopping (V.N. de Gaia), no   dia 10 de Dezembro, sábado , a partir das 21:30h
 

 

Entrada livre e gratuita
 

 

__________________________________________________________________
 

 

11   de Dezembro, 6ª feira, 21:30h


 

SESSÃO   DE APRESENTAÇÃO

 

  Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.
  “Jornalismo   em Liberdade”


 

de   João Figueira


 

Editora   Almedina

 

Apresentação   a cargo de José Alberto Lemos (Director da RTPN) e Carlos Daniel   (RTP)

 

De modos diversos, Francisco   Sena Santos, Joaquim Letria, Vicente Jorge Silva, Emídio Rangel, Henrique   Cayatte e Maria Elisa modificaram a minha vida e a visão do país e   do mundo de milhares de portugueses. Cada qual à sua medida e dimensão   e também em tempos diferentes alteraram a forma de fazer informação   em Portugal. Como eles outros haverá – e há – mas os que aqui   aparecem, para citar o final de um conhecido poema de Brecht que nos   fala dos que lutam pela mudança, “são os imprescindíveis”.
  Talvez este livro seja, nessa perspectiva, uma forma modesta de agradecer   e fixar o trabalho – controverso, contraditório, incompreendido,   criticado, aplaudido – e as marcas profissionais que os percursos   de cada um tiveram e assumiram.
   
  Entrevistas com: Francisco Sena Santos; Joaquim Letria; Emídio Rangel;   Vicente Jorge Silva; Henrique Cayatte; Maria Elisa...
   
  Francisco Sena Santos "A rádio em Portugal está a conversar   pouco com as pessoas."
  Joaquim Letria "É cada vez mais dificíl pôr as coisas   cá fora com verdade e com distanciamento"
  Emídio Rangel "Vi muitas vezes 500 mil pessoas mudarem   de canal num segundo"
  Vicente Jorge Silva "Um jornal é um trabalho que se faz   em comunidade"
  Henrique Cayatte "Hoje interessa desenhar, estar na moda,   andar rápido e despachar."
  Maria Elisa "Cada televisão devia fabricar mais o seu próprio   pensamento."

 

JOÃO FIGUEIRA nasceu   em Torres Vedras, habitou em três continentes, mas a sua cidade é   Coimbra onde vive há 30 anos, com algumas intermitências pelo meio.   Doutorando em Ciências da Comunicação e autor do livro “Os jornais   como actores políticos - o Diário de Notícias, Expresso e Jornal   Novo no Verão Quente de 1975”, é assistente convidado da licenciatura   em Jornalismo da Universidade de Coimbra. Integra o grupo de trabalho   “História da Comunicação e do Jornalismo”, do Centro de Estudos   Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) em cujo âmbito realizou   a presente obra.
  Foi jornalista durante mais de duas décadas, a maioria das quais ligado   ao DN, de onde saiu em Agosto de 2006, quando decidiu suspender a actividade   jornalística. Entre 1988-92 exerceu jornalismo em Macau, chefiando   as redacções dos dois jornais onde trabalhou, ao mesmo tempo que garantia,   para o DN, a cobertura noticiosa da região Ásia-Pacífico.
  O Clube Português de Imprensa atribuiu-lhe o Prémio de Jornalismo/99,   na modalidade Reportagem Imprensa, pelo conjunto de trabalhos publicados   sobre o “Stress pós-traumático de guerra”, feito junto de antigos   combatentes. O Rotary Club de Leiria distinguiu-o com o Prémio   Profissional de Mérito 2000.
  É director de conteúdos da empresa Ideias Concertadas.

   





   

 

12   de Dezembro, sábado

 

17h
 

 

HELDER   PACHECO na Comunidade de

Leitores


 

 

Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.   A livraria Almedina do   Arrábida Shopping abre a todos os que gostam de ler a possibilidade   de participarem numa comunidade de leitores. A nossa Comunidade reúne-se   idealmente no segundo e no último sábado de cada mês para, num   ambiente informal, partilhar a experiência de leitura prévia de um   livro de um autor português contemporâneo. Para, em conjunto, o reler   em voz alta, analisar, discutir e relacionar com outras leituras paralelas   e com a experiência de vida de cada um!
 

 

Na   última sessão de cada mês estará   presente o autor português em destaque.

 

No dia 12   de Dezembro, a partir das 17h, recebemos na nossa Comunidade a presença   de HELDER PACHECO, historiador, e o seu livro “Porto,   na Passagem do Tempo”   (Afrontamento, 2009).

 

A inscrição nesta Comunidade   é aberta ao público em geral e os membros da mesma têm direito   a um desconto de 10% na compra do livro do autor em destaque   (não aplicável em livros com promoção ou desconto associado).
   

 

Coordenador: Miguel Carvalho
   

 

Inscrições: exclusivamente no balcão da livraria   Almedina Arrábida Shopping, número de inscrições limitado!
   

 

Miguel Carvalho, 37   anos, é, actualmente, Grande Repórter e Redactor Principal da revista   Visão. Jornalista há 19 anos, trabalhou no Diário de Notícias   e no semanário O Independente. Tem o curso de Radiojornalismo   pelo Centro de Formação de Jornalistas do Porto.

 

É comentador da Revista de   Imprensa da RTP-N e assina a coluna de opinião A Devida Comédia    no site da Visão.

 

Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.   Autor dos livros Dentada em Orelha de Cão - Histórias do Mundo   com Gente Dentro (Campo das Letras, 2004), Álvaro Cunhal -   Íntimo e Pessoal (Campo das Letras, 2006) e Aqui na Terra   (Deriva Editores, 2009). Publicou, ainda, alguns trabalhos poéticos   em várias colectâneas.

 

Participou em vários workshops   dedicados ao jornalismo literário, poesia performativa e escrita criativa;   ganhou o Prémio Literário Orlando Gonçalves (Modalidade Jornalismo)   da Câmara Municipal da Amadora.

 

Este evento   terá lugar na livraria Almedina do Arrábida Shopping (V.N. de   Gaia), no dia 12 de Dezembro, sábado, a partir   das 17h.

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité