Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
5 janvier 2010

Novidades de Janeiro 2010 | Visões Úteis

                                                                                                                                               

Ano Novo, Produção Nova! Estreamos já no final deste mês a nossa 35ª criação - Boom & Bang, mais uma aventura de teatro portátil; e preparamo-nos para partir em residência artística pelos caminhos de Cluny e também vamos abrir as portas do espaço VU na Fábrica Social

 

a todos os interessados em participar nas actividades do nosso Serviço Educativo.          

         
            

             

 

            


         

            
Espreitar 2010          
            

Para além de Boom & Bang (que estreia já este mês) e A Língua da Pedras (que se estende desde o início do ano até ao Outono), temos ainda mais 3 novas criações! A Comissão é um espectáculo para salas de reunião de hotel, um original nosso que pretende reflectir sobre a linguagem dos actuais processos de decisão económica e política. Este "irmão" de Boom &ampersand; Bang tem estreia marcada para o fim de Maio num Hotel perto de si. Entre Outubro e Dezembro desenvolveremos À Volta da Batalha, um projecto de Arte Comunitária em que se cruzam diversos olhares sobre a Praça da Batalha, no Porto, e sobre as comunidades que à volta dela habitam. E finalmente, no fim de Novembro estreará Vento, uma criação em que se articulam duas oficinas com um espectáculo, para a infância, em que o público também colaboa.

No total serão cinco (!) novas criações no que esperamos que seja um ano em cheio! E claro, continuaremos a circular com as produções anteriores e a ter um Serviço Educativo cada vez mais aliciante, não só com cursos regulares e cursos de férias mas também com actividades específicas que se articulam com cada uma das novas criações.

         
            

             

 

            


         

            
BOOM & BANG          
            

Partindo do texto "The power of yes" do dramaturgo inglês David Hare

 

(estreado em Londres há cerca de 3 meses

 

), estamos a criar um espectáculo "portátil" em que vamos rir (para não chorar) com a crise financeira que abalou o mundo e que ainda mexe com o quotidiano de todos. O texto de David Hare é uma brilhante construção a partir de documentos, relatos de imprensa e entrevistas com os protagonistas da crise internacional. A versão do Visões Úteis? o nosso Boom & Bang, com dramaturgia e direcção de Ana Vitorino e Carlos Costa? aposta numa aproximação à realidade portuguesa e numa relação próxima com o público. Basicamento, 3 actres, um quadro magnético e uma caneta. E temos umas camisolas lindas...

A temporada de estreia, no Porto, vai ser no Labirintho Bar

 

, e se quiser também pode jantar connosco! Aponte já as datas.

26, 27, 28 Janeiro
23, 24, 25 Fevereiro
23, 24, 25 Março

Sempre às 22h.          
            

             

Boom & Bang, ilustração de Ricardo Lafuente

Ilustração de Ricardo Lafuente          
            

         

            
A Língua das Pedras          
            

Aos poucos este projecto sui generis vai adquirindo contornos mais definidos.

As viagens estão planificadas e arrancam já no próximo mês. É mais um trabalho de Arte na Paisagem e desta vez pretendemos traçar uma cartografia da herança espiritual da Ordem de Cluny

 

, na Europa. A Ideia é atravessar os doze caminhos que, na idade média, partiam da cidade de Cluny em direcção ao mundo, para no fim do projecto criar uma instalação audio-visual que seja o reflexo de um património imaterial com mais de mil anos. Em Janeiro vamos definir as perspectivas adequadas para abordar os vários territórios que pretendemos atravessar, o que nos permitirá envolver os diversos parceiros locais que vão colaborar nesta nova criação do Visões Úteis.          

         
            

             

Cluny2010, Ouvrez les portes!

 

            

         

            
Serviço Educativo          
            

Nas férias de Natal, organizámos um conjunto de acções, na Fábrica Social

 

, para crianças dos 6 aos 14 anos, em parceria com a Fundação José Rodrigues

 

, NEC ? Núcleo de Experimenação Coreográfica

 

e a Professional Balletschool of Porto

 

.

Esta experiência-piloto correu bem pelo que iremos abrir a actividade ao exterior, de forma regular, nas férias da Páscoa e do Verão, cruzando Arte, Ciência e Filosofia. Mas disso falaremos mais tarde porque já partir de Janeiro, o Serviço Educativo do Visões Úteis está cheio de actividades em que pode participar:


ENTRE VIAGENS, com Ana Vitorino e Carlos Costa

Descrição: Contacto com as metodologias de trabalho e escrita do Visões Úteis na área da Arte na Paisagem e participação no processo criativo de A Língua das Pedras, precisamente entre as duas viagens (pelo norte e sul da Europa) que marcam a fase de investigação deste projecto. Os participantes irão trabalhar a partir dos materiais recolhidos na primeira viagem e colaborarão na definição da abordagem da segunda viagem.

Destinatários: Estudantes e Profissionais das Artes Performativas, Vídeo, Artes Visuais e Arquitectura
Datas: 20 e 21 de Fevereiro 2010 (sábado e domingo)
Horário: 14h30 às 18h30
Preço: 30,00?


TEATRO, com Ana Azevedo

Descrição: Adolescentes e adultos possuem uma enorme capacidade de aprendizagem rápida, mas no entanto trazem consigo alguns impedimentos físicos e psicológicos, resultado de constrangimentos sociais. Com estas aulas, o objectivo inicial é criar um bom ambiente de grupo, limpar todos os medos e ultrapassar as dificuldades. Posteriormente serão introduzidas técnicas teatrais e dado um passo em frente na exploração da pessoa e do grupo. As aulas poderão ser um óptimo processo para o sucesso, não só artístico, como profissional e pessoal.

Destinatários: Jovens e adultos com pouca ou nenhuma experiência.
Datas: a partir de 15 de Janeiro 2010 às Sextas-Feiras
Horários: 18h30 às 20h30
Preço: 25,00? por mês


WORKSHOP de VOZ, com Marina Freitas

Descrição: Pretende-se promover o auto-conhecimento das características vocais como meio de desenvolvimento das capacidades respiratórias, fonadoras, de articulação e de projecção. Desta forma os participantes poderão melhorar substancialmente as suas capacidades de expressão e comunicação, ficando melhor preparados para falar em público.

Destinatários:As inscrições estão abertas a todos os interessados que tenham mais de 18 anos, dominem a língua portuguesa e utilizem a voz como ferramenta de trabalho na sua vida profissional.
Datas: 4 Fevereiro a 17 Junho 2010 às Quintas-feiras
Horários:19h00 às 21h00
Preço: 20,00? (inscrição) + 40,00? por mês


Para informações mais detalhadas acerca dos conteúdos e para inscrições contactar:
Visões Úteis

 


Fábrica Social
Rua da Fábrica Social s/n
4000-201 Porto
E-mail: mail@visoesuteis.pt
Tlf: (+351) 22 200 6144          

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité