Agenda do Porto

Blog (não institucional) de divulgação cultural. Agenda cultural do Porto

05-01-2010

exposição EUROPA, de CARLOS NO, na galeria arthobler-lisboa

“EUROPA”

Carlos No

 

Escultura

 

28 de Janeiro a 7 de Março de 2010

Galeria arthobler-lisboa

 

GALERIA ARTHOBLER – Lisboa

Lx Factory – Ed. G. 03

Rua Rodrigues Faria, 103

1300-501 Lisboa – Portugal


TEL: 965 865 186

E-MAIL: lx@arthobler.com

4ª Feira a Domingo, das  15h00 às 20h00

Na sua primeira exposição individual na Galeria Arthobler – Lisboa, o artista plástico Carlos No (Lisboa, 1967) apresenta-nos um conjunto de obras escultóricas, de chão e parede, que fazem parte da sua mais recente série intitulada “Europa” que tem por tema a problemática da imigração no Velho Continente.

 

Sempre sensível à questão dos Direitos Humanos, Carlos No procura através destas obras fazer uma chamada de atenção para esta questão expressando, de modo irónico, um ponto de vista pessoal acerca do modo como são encarados e recebidos dentro do espaço europeu (com particular destaque para o da UE) todas aquelas pessoas de fracos recursos económicos ou com precárias condições de segurança nos países de origem, que procuram refúgio ou melhores condições de vida neste continente.

 

Não é, portanto, do imigrante instruído, culto, com contrato de trabalho previamente estabelecido, que No nos “fala”, mas sim de todos os outros, os de parcos recursos, que vêem na Europa um “El Dourado” para as suas vidas e nela procuram encontrar a solução para os seus problemas.

 

Fala-nos também de uma outra Europa, bem real e bem diferente da do discurso oficial instituído – que se auto considera solidária e integracionista – que é xenófoba, excluidora e segregacionista

 

 

Partindo de conceitos chave como os de Território e Fronteira, Carlos No apropria-se, em várias das peças expostas, de objectos e materiais de sinalética rodoviária e de segurança que utiliza como base de trabalho para criar obras nas quais, através de pequenas alterações formais, procura originar novos sentidos interpretativos tendo em vista o tema proposto.

 

 

 

Galeria Arthobler

Dezembro de 2009

 

 

 

 

 

 

Currículo resumido

 

 

CARLOS NO

 

Nasceu em Lisboa em 1967. Fez o curso de Pintura no AR.CO

 

– Centro de Arte e Comunicação Visual, 1987-1992, tendo frequentado ainda o curso de escultura em 1987. Actualmente vive e trabalha na Ericeira.

 

Desde 1991 que vem participando em várias exposições colectivas, quer em Portugal quer no estrangeiro, realizando a primeira exposição individual em 1994. Em 1991 recebeu uma menção honrosa no “1º Prémio de Pintura Júlio Resende”, em Gondomar, em 1993 o 1º prémio de pintura na Feira de Arte de Portimão e em 1995 foi seleccionado para a representação portuguesa à Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em Rijeka, na Croácia.

 

Presentemente trabalha com a Galeria Arthobler - Porto/Lisboa, onde tem exposto colectiva e individualmente.

Está representado em colecções institucionais em Portugal e em colecções particulares no país, Alemanha, Brasil, Espanha, Hungria e República Checa.

Para 2010 tem previsto exposições na Áustria, República Checa e Suécia.

 

www.carlosno.com

 

www.arthobler.com

 

 

 

Posté par portuense à 17:36 - Exposições - Commentaires [0] - Permalien [#]
Tags : , , , , ,

Commentaires

Poster un commentaire