Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
23 février 2010

Teatro Art' Imagem apresenta "História da Ilha do Tesouro de Stevenson"

Ilha_num_122

     

 

   

De       26 fevereiro a 20 março, o Teatro Art’ Imagem apresenta       “História da Ilha do Tesouro de Stevenson”

      

no       auditório da Quinta da Caverneira (Águas Santas, Maia) em temporada       com

      

sessões       para o público em geral       às sextas (21h30), sábados (16h00 e 21h30) e domingos (16h00)       

      

sessões       para grupos escolares       (inscrição prévia) nos dias úteis às 10h00 e às 14h30       

      

M/       6 anos  bilhete: 5,00 (geral) e 3,00 (desconto).  Inf: 22 208 40 14 ou 96 020 88 19 www.teatroartimagem.org

 

      

 

      

Com       texto       original de Jorge Louraço Figueira (a partir da obra “A Ilha do Tesouro”       de Robert L. Stevenson), encenação de José Leitão e interpretação de       Flávio Hamilton e Teresa Alpendurada, nesta “História       da Ilha do Tesouro de Stevenson”, os dois personagens principais da       obra       original de Stevenson       - Jim       Hawkins e o pirata Long John Silver -       revivem as suas aventuras em       busca do tesouro do célebre Capitão Flint.

      

 

      

Sinopse

      

“...       Passaram-se dez anos sobre as acontecimentos narrados por Robert L.       Stevenson no seu famoso livro "A Ilha do Tesouro". Long John Silver, o       temido pirata, é agora proprietário da "Taberna  Perna de       Pau" no Porto. A cidade vive ainda o rescaldo do "revolta dos taberneiros"       e as águas do Douro invadem as ruas da Ribeira em mais uma das suas       cíclicas cheias. Jim Hawkins, o rapaz da novela, é hoje capitão da marinha       real britânica e está ancorado na cidade invicta. Os dois       encontram-se e revivem  acaloradamente as suas aventuras, zangas e       traições e o destino do tesouro, cuja principal parte, segundo o pirata,       ainda está escondida na Ilha. O antigo pirata da perna de pau tenta       convencer Jim a voltar a Ilha..."

      

 

      

A       acção começa a bordo da escuna portuguesa Neptuno, ancorada na cidade do       Porto. Uns dias antes, Jim Hawkins vira dois oficiais da sua tripulação       detidos pelas autoridades portuguesas, acusados de envolvimento numa       revolta dos taberneiros contra o monopólio de venda do vinho do Porto       decretado pelo Marquês do Pombal. Em busca de uma testemunha que ilibasse       os seus homens, Jim vai à Taberna do Perna de Pau, nela encontrando o       pirata Long John Silver, que de imediato reconheceu como aquele que, anos       antes, se infiltrara numa expedição em busca do tesouro do célebre Capitão       Flint – a história contada em livro pelo ilustre Robert Louis       Stevenson...

      

 

      

 

      

ficha artística:

      

texto       de Jorge Louraço Figueira (a partir da obra de Robert L. Stevenson)  encenação: José Leitão  

      

interpretação:       Flávio Hamilton e Teresa Alpendurada

      

música       original e sonoplastia: Carlos Adolfo  figurinos: Fátima Maio desenho de luz: Leuman Ordep

      

esgrima: Filipe Rocha Melo   espaço cénico: José Leitão e José Lopes

      

93ª       produção do Teatro Art’ Imagem
Sobre o       Autor: Jorge Louraço Figueira       é autor das peças «O Espantalho Teso», «Xmas qd Kiseres» e de “Verás que é       tudo verdade”, livro comemorativo dos dez anos da companhia de teatro       Folias (S. Paulo, Brasil).

      

Formado em Relações Internacionais e em Antropologia Social,       estudou dramaturgia com Antonio Mercado, no Dramat/TNSJ; com Sanchis       Sinisterra, no Teatro Nacional Dona Maria II; e na residência       internacional do Royal Court Theatre.

      

Coordenou a MAD 2009 – Mostra Anual de Dramaturgia, organizada       pelo Teatro Art’ Imagem e integrada no “Fazer a festa – festival       internacional de teatro”

      

É       crítico teatral do jornal Público e docente da ESMAE, da Escola Superior       Artística do Porto e do Balleteatro Escola       Profissional.

      

 

      

Sobre       Robert L. Stevenson: Nasceu       em Edimburgo, capital da Escócia, em Novembro de 1850 e morreu em Apia, na       Ilha de Samoa, em 1894. Engenheiro contrafeito, advogado negligente,       embarcadiço e entusiasta de proezas desportivas, mesmo quando a precária       saúde o aconselharia a outros ritmos, Stevenson conheceu o sucesso       literário em 1883, por ocasião da edição de A Ilha do Tesouro escrita para       o seu enteado, uma criança de 12 anos. Inicialmente intitulada The Sea       Cook, a acção desta novela inicia-se na Inglaterra do século XVIII, quando       o pobre Jim Hawkins, órfão de pai e mãe, vê a sua vida alterada ao receber       das mãos de um velho pirata um enigmático mapa com instruções para a       localização de um tesouro depositado nas areias das Caraíbas.       

      

Com       este romance Stevenson forjou o mito do pirata da perna de pau e papagaio       no ombro - o Long John Silver - que doravante passaria a dominar o       imaginário das aventuras de piratas. este êxito seguiram-se O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde       (1884) - inquietante viagem ao mundo das profundidades, quase adivinhando       o próximo advento da moda freudiana -, a Flecha Negra (1885) e Raptado       (1886), obras que passaram à posteridade ofuscando a demais produção de um       autor cuja actividade se repartiu pelo teatro, pela crítica e pela       poesia.

      

Em       1873, após concluir os estudos na faculdade de Direito de Edimburgo       muda-se para Londres, libertando-se do seu ambiente familiar, marcado por       um clima coercivo e pela moral e religiosidade puritana. Frequenta os       salões literários e pouco tempo depois parte para uma longa viagem pela       Europa. Em 1876 conhece a sua futura mulher, uma norte-americana com quem       viria a casar em 1880, em São Francisco, Estados Unidos. Volta então       novamente a Inglaterra com sua mulher e o enteado. No ano seguinte é       internado em Davos, Suiça, para tratar uma tuberculose que há anos o       incomodava. Com a morte do pai em 1887 regressa aos Estados Unidos,       continuando os tratamentos da sua doença. Um ano depois aventura-se num       veleiro por diversas ilhas do Pacífico-Sul com a esposa e o enteado.       Apaixonado pela paisagem paradisíaca passa a viver em Apia, nas Ilhas       Samoa, até à sua morte. Aí escreve as suas últimas obras: Nos Mares do Sul       e Weir of Hermiston (inacabada).

      

(fontes:       Biblioteca Nacional e Wikipedia)

 
      

Teatro Art' Imagem
Rua da Picaria, 89, 4050-478 Porto
T.       22 208 40 14 - F. 22 208 40 21
E. producao@teatroartimagem.org
W.       www.teatroartimagem.org

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité