Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
1 mars 2010

Em Março 2010 | Vivacidade

4   de Março

 

“Globalização   versus  Regionalização na História da Arquitectura”

 

com o   arquitecto Manuel Pimentel Sepúlveda

 

17h

 

O   Arq.  Manuel Pimentel Sepúlveda apresentará no Vivacidade no próximo dia   4 de Março às 17h, uma palestra sobre a  importância do espaço em   Arquitectura; os conceitos da Arquitectura Popular e Erudita e a sua   interpretação na Globalização e na Regionalização à luz da história da   Arquitectura  Moderna (desenvolvimento e previsível decadência).

 

A   Arquitectura Popular, com origens e tendências específicas, manteve-se   através dos tempos mais constante e localizada. Na Arquitectura Erudita   sobrepõe-se em alguns movimentos o desejo de dominar, contrapondo o   aperfeiçoamento ao utilitarismo, o estético e a estilística à rusticidade e à   permanência, numa constante inquietação justificada pelo económico, pelo   social e outras razões que, tal como estas, são preocupações internacionalizadas.   O Arq.  Manuel Sepúlveda irá, desta forma, ajudar-nos a compreender a   forma como se desenvolveram  as diferentes visões da mesma Arquitectura   ao longo dos tempos.

 

Manuel   Pimentel Sepúlveda, licenciado em Arquitectura, foi docente das disciplinas de   Arquitectura e Urbanismo na Universidade de Maputo, na Faculdade de   Engenharia da Universidade do Porto e na Universidade do Minho. A par da   actividade académica exerceu sua actividade profissional em Moçambique e em   Portugal. Desempenhou funções de consultadoria e projecto em Arquitectura e   Urbanismo junto de diversas Câmaras Municipais.

11   de Março

 

“A   maçã de Newton…”

 

por Regina Gouveia

 

17h  

 

No   próximo dia 11 de Março, Regina Gouveia partindo do episódio (lendário ou   talvez não) da queda da maçã, irá falar do contributo de Newton para   "unir os Céus e a Terra"  através de uma das leis mais   importantes, senão a mais importante, da Física Clássica: a lei da   gravitação.

 

A   Natureza e as Leis da Natureza estavam escondidas na noite. Então Deus disse:   Faça-se Newton. E tudo foi iluminado (epitáfio da autoria do poeta Alexander   Pope, no túmulo de Newton em Westminster).

 

Regina   Gouveia é licenciada em Físico-Químicas pela Universidade do Porto e Mestre   em Supervisão pela Universidade de Aveiro. Aposentada tem colaborado com as   Bibliotecas Almeida Garrett e S. Lázaro, com escolas e com outros espaços   culturais nomeadamente o espaço Vivacidade,  divulgando a ciência e a   poesia junto dos mais pequenos. Em 2005, no âmbito do Ano Internacional da   Física, foi agraciada com a comenda da Ordem da Instrução Pública e premiada   com o prémio Rómulo de Carvalho.  É autora de vários livros nomeadamente   "Se eu não fosse professora de Física. Algumas reflexões sobre práticas   lectivas"; "Estórias com sabor a Nordeste"; "Reflexões e   Interferências"; "Magnetismo Terrestre". No âmbito da   literatura para crianças é autora dos livros "Era uma vez… ciência   e poesia no reino da fantasia" (aconselhado no âmbito do Plano Nacional   de Leitura) e "Ciência para meninos em poemas pequeninos".

18   de Março

 

Viva   Poesia “À Moda do Porto: Duas de Letra”

 

com a poetisa Lourdes   dos Anjos

 

17h  

 

Maria   de Lourdes dos Anjos realizará esta sessão de Viva Poesia com a paixão   com que ama o seu Porto. Misto de sentimento e memória, sua palavra poética é   um estímulo de energia e esperança numa cidade que sempre afirmou os valores   sociais e as artes.

 

Na   sessão, Maria de Lourdes irá ainda falar-nos sobre as pessoas   que marcaram sua vida, contribuindo para a sua formação e determinação.    

 

Maria   de Lourdes dos Anjos é autora dos livros “O Porto nas nossas   Mãos” prefaciado pelo professor Hélder Pacheco e ilustrado pelo pintor   Abílio Guimarães, e de “Nobre Povo”, com fotografias de António   Amen e prefaciado por Calos Magno.

 

Colabora   em jornais e participou em várias Antologias poéticas coordenadas pelo Dr.   Barroso da Fonte em 2007 na Antologia de Poesia Portuense da editora   Estratégias Criativas. Também participa em tertúlias culturais divulgando a   poesia.

 

A   animação musical estará a cargo do músico José Silva.


25   de Março

 

"De   Outros Mundos. Portugueses e Extraterrestres no século XX"

 

pelo   professor Joaquim Fernandes

 

17h  

 

O   espaço Vivacidade promove uma palestra sobre a obra "De Outros Mundos.   Portugueses e Extraterrestres no século XX" da autoria do professor   Joaquim Fernandes.

 

Dos   arquivos do CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência,   da Universidade Fernando Pessoa, revela-se um retrato de “corpo   inteiro” do imaginário Extraterrestre, tal como foi sendo vivido entre   nós, as suas experiências incríveis e as visões celestes”   protagonizadas por cidadãos comuns.
  Um estudo único participado por experimentados investigadores e teóricos   nacionais que se juntaram num projecto singular. Da antropologia à física,   passando pela psicologia e a religião, variadas são as propostas de leitura e   interpretação destas caprichosas “observações” e dos eventuais   agentes que as provocam.
  Esta antologia, a primeira no seu género, em língua portuguesa, propõe-nos   uma digressão por “outros mundos”  que se atravessaram,   subitamente, no quotidiano normal de pessoas normais.
  Joaquim Fernandes - professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador   do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em   História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em   História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese “O Imaginário   Extraterrestre na Cultura

 

Portuguesa   – do fim da Modernidade até meados do século XIX”, a primeira no   seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia.
  Autor de várias obras de investigação histórica, é co-editor da revista anual   Cons-Ciências, e publica na Imprensa diária centenas de artigos referentes à   Cultura Científica, tendo coordenado em 2008, a série televisiva   “Encontros Imediatos” para a RTP 2, a primeira realizada no nosso   país sobre a Cultura ET”.

Vivacidade – Espaço Criativo

Rua Alves Redol, 364 - B

4050-042 Porto

Tel.: 220937093

Fax: 220937092

Mob: 913212884

Mail: geral@vivacidade.pt

www.vivacidade.pt


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité