Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
31 mars 2010

Visões Úteis | Novidades de Abril de 2010

                           

        Os primeiros dias de Abril são ocupados com o Workshop CIÊNCIARTE; ao longo do mês concentramo-nos na criação do novo espectáculo "A Comissão" que tem estreia marcada para o final do mês de Maio no âmbito do FITEI e continuamos a fazer viajar o nosso teatro portátil com o espectáculo "Boom & Bang".                

             


EM CRIAÇÃO
A Comissão          
       

  Este mês começamos  o processo de escrita e ensaios da nossa próxima produção, que estreará no final de Maio no Hotel D. Henrique (Porto) no âmbito do 33º Festival Internacional de Expressão Ibérica (FITEI).

Com "A Comissão" pretendemos criar uma espécie de "Lado B" do recente "Boom & Bang", mas reflectindo agora acerca dos actuais mecanismos de decisão política e económica, nomeadamente em Portugal e na Europa. A própria forma do espectáculo— apresentado na sala de um Hotel onde uma Comissão se reúne— pretende também questionar a linguagem utilizada pelos decisores políticos enquanto mecanismo de exercício de poder e domínio.
 
"A Comissão" resultará  assim do cruzamento constante entre os temas que fazem o nosso aqui e agora e a procura de linguagens performativas contemporâneas, que tem marcado o nosso trabalho. Um espectáculo que, como "Boom & Bang", se pretende divertido e próximo do público... mas com gente muito mais séria!          

      

 

      


ESPECTÁCULOS
Boom & Bang
35ª Criação Visões Úteis          
       

  "Boom & Bang"

 

terminou já a sua temporada de estreia no Porto, no Labirintho Bar, e inicia agora o seu percurso por novas cidades.

A simplicidade logística do espectáculo e a relação próxima que se estabelece com o público tiveram o seu expoente máximo no passado dia 14 de Março, quando fizemos uma apresentação numa casa particular em Famalicão, sem necessidade de palco, programadores ou divulgação. Directamente do produtor ao consumidor, bem a propósito dessa semana ter sido a Semana do Consumidor, fomos convidados por dois espectadores que escolheram o nosso espectáculo para oferecer aos amigos e familiares, a propósito de uma festa de aniversário.

E a 25 de Março fizemos ainda uma apresentação especial para os alunos da Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade, ao abrigo do nosso protocolo de colaboração com a instituição.

A "Boom & Bang National Tour" arranca agora, começando logo no dia 1 de Abril no Centro Cultural de Chaves

 

às 21h30
.

Mais datas e locais serão anunciados em breve!

"Boom & Bang"

 


a partir de "The Power of Yes" de David Hare

Duração: 50 minutos
M12
Info: 22 200 6144

Centro Cultural de Chaves

 


Rua da Estação, 508
5400-231 Chaves
T: (+351) 276 348 940          

          SERVIÇO EDUCATIVO          
       

  CURSO DE FÉRIAS DA PÁSCOA

Teve início no dia 29 de Março o Workshop CIÊNCIARTE

 

, para os mais jovens (dos 6 aos 14 anos) no nosso espaço na Fábrica Social, onde os dias têm sido preenchidos e divertidos com as diversas actividades desenvolvidas: Artes Plásticas, Teatro, Música, Movimento, Ballet, Matemática, Física e Biologia.
 
O CIÊNCIARTE ainda decorre nos próximos dias: 1, 5, 6, 7, 8 e 9 de Abril.


SEMANA DA LEITURA

O Serviço Educativo do Visões Úteis tem desenvolvido, ao longo dos últimos meses, um forte trabalho no exterior, visitando várias escolas e instituições, partilhando os processos criativos das nossas mais recentes criações e outras obras que, criadas em anos anteriores, ainda se sentem actuais.

Nesta "viagem" o Serviço Educativo, coordenado por Ana Azevedo, participará na SEMANA DA LEITURA na Biblioteca da Escola E.B. 2, 3 Oliveira Júnior de São João da Madeira no dia 23 de Abril:

São "Leituras com o corpo todo" com o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico.
Sessão com o 2º ciclo com a obra "O Principezinho".
Sessão com o 3º ciclo com a obra "Orla do Bosque"

 

.

Vamos revisitar uma obra que, tal como A Língua das Pedras— projecto que este ano estamos a criar para a cidade de Cluny em França—, surgiu de uma recolha de discursos, imagens, sons e memórias ao longo de uma viagem feita pela Europa em 2001. Será interessante descobrir como os temas de "Orla do Bosque"

 

serão actualizados pelas novas gerações, pela participação e debate com os alunos que frequentarão estas actividades.


PAISAGENS DRAMATÚRGICAS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO
Workshop e Seminário sobre alguma da dramaturgia contemporânea portuguesa

Anunciado para o mês passado este Workshop foi adiado para o mês de Abril.
Terá então lugar este mês nos dias 19 e 20 de Abril.

Descrição: O Workshop/Seminário centrar-se-á, numa primeira parte, nas dramaturgias contemporâneas e nos diversos modos de fazer dramaturgia em território nacional e internacional. Abordar-se-ão encenadores, autores, que criam novas paisagens dramáticas e cénicas nos dias de hoje, reflectindo os processos criativos e as suas repercusões estéticas. Numa segunda parte, estudar-se-á concretamente a dramaturgia (e a sua relação com a cena) da companhia Colectivo 84, do qual Mickael de Oliveira faz parte, enquanto dramaturgo.
Pretende-se um envolvimento activo dos participantes, tanto em termos críticos, para fomentar o debate durante as sessões, como em termos de produção de "escrita" criativa para troca de experiências dramatúrgicas (aqui, no seu sentido mais lato).

Público-Alvo: Dramaturgos/dramaturgistas, actores, encenadores e  alunos das Artes Performativas.
Formador: Mickael de Oliveira

Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Visões Úteis (Fábrica Social — Fundação José Rodrigues)
Preço: 25€

O workshop terá um mínimo de 5 participantes, e um máximo de 10 participantes.


TRAMPOLIM

Continuam em itinerância as sessões de leitura realizadas no âmbito da nossa colaboração com a Editora Trampolim

 

, animadas pela Ana Luísa Azevedo (coordenadora do Serviço Educativo do Visões Úteis), por escolas do país, para os alunos do Ensino Pré-Escolar e o Ensino Básico.

As leituras fazem-se a partir do livro "O Feitiço da Birra" de Laura Rodrigues e com ilustrações de Catarina Fernandes.

As próximas sessões serão a 7 de Abril em Santo Tirso, 19 de Abril em Guimarães, 20 de Abril em Esposende, 21 de Abril em Braga e 22 de Abril em Oliveira de Azeméis.

Trampolim Edições, Lda

 

Rua Arquitecto Cassiano Barbosa, 112-B
4100-009 Porto
Tlf: 226 107 326
E-mail: geral@trampolimedicoes.pt          

Visões Úteis

          

mail@visoesuteis.pt
            Fábrica Social
Rua da Fábrica Social s/n
    4000-201 Porto PORTUGAL


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité