Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
23 avril 2010

Workshop DO-IN - 1 Maio 2010

Descoberta do Corpo através de exercícios de Do-in – uma técnica milenar da Terapia da Shiatsu para o ajudar a manter o seu equilíbrio

O que é o Shiatsu?

O Shiatsu tem suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa. Esta ciência milenar ensina-nos que no nosso corpo existem canais energéticos, chamados de meridianos, pelos quais circula a energia vital (Ki) que ajuda no bom funcionamento do nosso organismo. Segundo este conceito oriental, as doenças surgem devido a um desequilíbrio do fluxo energético.
A terapia de Shiatsu é realizada através da aplicação de pressão suave e profunda, sobre os pontos energéticos localizados nos meridianos, ajudando assim a equilibrar e a restabelecer o fluxo energético.
As técnicas de tratamento também podem incluir exercícios de respiração, estiramentos e massagem.
Como técnica corporal ajuda ao relaxamento e libertação de tensões, ajudando também a reforçar o sistema linfático e imunológico, estimulando o processo de desintoxicação do organismo, fortalece o sistema nervoso e ajuda a recuperar a vitalidade que a vida quotidiana actual tanto nos afecta.

A técnica de Do-in

A Técnica de Do-in, transmitida de geração para geração, nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o oriente. No Japão, recebeu o nome de do-in, que significa “O caminho de casa” (casa é o corpo, morada do espírito e do ki, a energia vital).
O Do-In é um dos métodos orientais de automassagem, Entre os vários benefícios decorrentes da prática do DO-IN destacam-se:

DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO: nos desequilíbrios orgânicos as áreas, meridianos e pontos correspondentes se tornam doloridos; antes que o mal se manifeste podemos detectar e tratar este desequilíbrio ainda a nível de energia.
TRATAMENTO ESPECÍFICO: técnicas que permitem manter o tónus energético e impedir que a energia fique cronicamente bloqueada em certas partes do corpo.
PRIMEIROS SOCORROS: Para cada distúrbio há um ou mais pontos que, correctamente pressionados produzem resultados altamente benéficos, tais como o alívio de dores e outros desconfortos.

- AUTOCONHECIMENTO: Através do DO-IN, fazemos a topografia da dor. Dor ou insensibilidade revelam energia reprimida, bloqueada, impedida de manifestar suas funções vitais. Isto resulta num melhor equilíbrio do corpo e de todos as funções orgânicas, psíquicas e espirituais.
Muito fácil de ser entendido e aplicado, o tratamento pelo Do-in baseia-se na simples pressão com o polegar sobre os centros ou pontos de captação, armazenamento e fazendo a distribuição de energia.

A teoria de Do-In é baseada no conceito chinês de que o universo é um organismo vivo e dinâmico, constituído de uma energia cósmica primordial da qual derivam todas as coisas existentes. O organismo humano é uma cópia do universo e como tal está sujeito às mesmas leis que regem a natureza. Desse modo o corpo humano não apenas contém energia, mas ele é ENERGIA manifestada como matéria sólida viva. Esta força cósmica, o Chinês chamou de Ki. Ela flui incessantemente por canais definidos, transmitindo a vida através das células e colocando o organismo em harmonia com o mundo que o rodeia.

 


Quais os Objectivos?

Dar oportunidade ao público em geral conhecer esta Terapia milenar, e mostrar que esta está disponível a todos que a queiram conhecer e praticar.

Conteúdo programático

Breve revisão histórica do Shiatsu
O que é o Shiatsu
Explicação da Técnica de Do-in
Conceito de energia
Explicação de alguns princípios básicos da Medicina Tradicional Chinesa
Exercícios de respiração e de consciencialização corporal
Sequência básica de Do-in

A quem se destina?

A todos sem excepção e limite de idade.

Material necessário
Roupa prática (fato de treino ou roupa de algodão)
Colchão tripartido, ou cobertor
Toalha de rosto
Água

Formadora: Terapeuta Andrea Pinto e Susana Nogueira

DIA 1 DE MAIO
10H-18H30
Local: Sakura Vila Nova Gaia
Custo: 75€
Inscrições: sakura.centroterapias@gmail.com - 917433609


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité