Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
6 mai 2010

Noite dos Museus em Concerto - 15/05

MMPV_Noite_dos_Museus_Cartaz_Final

Noite dos Museus em Concerto

Data e Hora: 15/05/2010 – 21h30

Local: Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

Participantes:

Coro Anonymus

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins


No próximo dia 15 de Maio, pelas 21h30, no Museu  Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, irá realizar-se um concerto integrado na “Noite dos Museus” com a participação do Coro Anonymus e da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim e o Coro Anonymus convidam a celebrar os museus enquanto expoentes de arte e cultura, experienciando um momento musical onde espirtualidade, intimismo e raízes tradicionais se cruzam, envolvidos por um diálogo harmonioso entre vozes e instrumentos.

Um concerto diversificado e surpreendente é a proposta que se apresenta a todos os amantes da música, no qual se conjugarão o apelo à contemplação em passagens de carácter sacro, e as reminiscências da tradição popular do nosso país em temas que evidenciam a riqueza e diversidade cultural das suas regiões, culminando a noite com Pater Noster e Ave Verum Corpus, num tutti inovador que decerto cativará pela sua frescura.





Organização:

Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

Coro Anonymus


Coro Anonymus – historial

O Coro Anonymus nasceu no Porto, em Janeiro de 2007, fruto da paixão pela música de um núcleo de elementos com larga experiência coral, à qual se aliou a vontade de preencher um espaço menos explorado no panorama coral da região e do país, enquanto coro de câmara centrado na divulgação de música dos séculos XX e XXI. 

Tendo-se dado a conhecer ao público pela primeira vez no Concerto de Reis realizado naquele mesmo mês na Igreja das Antas, no Porto,  foi apenas em 2009 que o Coro pôde reunir um conjunto de condições que lhe permitiu alargar a sua base humana e desenvolver uma actividade regular no sentido do projecto musical que esteve na sua origem.

Neste contexto, e na sequência do trabalho desenvolvido, sucederam-se os convites para actuações ao longo do ano de 2009, consubstanciando-se assim uma nova fase na vida do Coro.

Actualmente com uma formação de cerca de 15 elementos, todos eles com formação e/ou experiência musical relevantes, e sob a direcção do Maestro Miguel Leitão, o Coro Anonymus prossegue um trabalho de contínua consolidação vocal e musical, procurando ao mesmo tempo encontrar novos ritmos e sonoridades que enriqueçam o seu repertório. 

Alimentado pelo desafio e pela busca da qualidade, e sob o tom da amizade e do companheirismo, este é um projecto aberto a todos aqueles que se enquadrem nesta filosofia, e que queiram viver esta forma de arte com a mesma intensidade. 

Convicto que "criar é dar forma ao próprio destino", o Coro Anonymus almeja afirmar-se como um espaço de criação musical, e desta forma partir à conquista de novos objectivos e horizontes... será assim já em 2010!

Mais detalhes sobre este projecto disponíveis em www.coroanonymus.com 








Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins é um projecto recente de divulgação da música de bandolim e guitarra em Portugal. Surge da vontade de António Vieira e Sérgio Dinis, integrantes da Orquestra Europeia de Bandolins e Guitarra, em dar continuidade e desenvolver, em Portugal, um trabalho na música de plectro, de forma a implantar metodologias análogas às de países europeus de grande prestígio no avanço da técnica deste instrumento, inserido num âmbito académico e erudito.

Para além desse propósito educativo e académico, é intenção desta Associação alargar o conhecimento do potencial do instrumento, e dar a conhecer a sua importância, na execução de música orquestral. O repertório pretende passar por todas as épocas desde o barroco ao contemporâneo e por todos os estilos e diferentes formações, de modo a que se possa explorar e tentar alcançar convenientemente todas as valências que podem advir de uma Orquestra de Plectro. É um projecto alargado a todas as pessoas que pretendam desenvolver uma aprendizagem do instrumento.


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité