Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
6 mai 2010

CASA-ABRIGO CONCERTO em Espanha

Thibault_Dangr_aux_baixa_resolu__o

Direcção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo

28 e 29 de Maio às 22H - Espanha, Valladolid, Festival Internacional de Teatro y Artes de Calle

Sinopse:

“Casa-Abrigo Concerto” traz-nos o secreto ritual de um grupo de mulheres que sonha com um fio misterioso capaz de tecer um abrigo para um mundo feito de luz e de histórias brancas. Um fio capaz de tecer uma casa de paredes maleáveis que nos envolvem e nos aconchegam. Uma casa-ninho, casulo, ventre. Uma casa-abrigo.

Conta-se que algures numa casa abandonada vivem perdidas em seus sonhos um grupo de velhas mulheres. Podemos vê-las em certos dias raros do ano, quando se juntam para celebrar o seu secreto ritual. Um ritual que as faz da família das Parcas, revelando-as nas suas ligações ao mundo da tecelagem.

Descem à cidade e levam-nos ao seu sótão feito de fios… Fazem soar os seus engenhos tornados instrumentos de música e trazem-nos a memória de um mundo rural antigo. Comunidades de trabalho e afecto onde o homem está ausente. O fio com início no mais fundo de nós será tecido em forma de casulo. A casa-abrigo que nos devolve a paz do berço. Respiramos fundo e obrigamos o mundo a relaxar. Uma golfada de ar que nos enche de branco a cabeça.

Ficha Artística

Criação colectiva

Direcção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo

Interpretação: Ana Madureira, Graça Ochoa, Inês Oliveira, Inês Mariana Moitas, Joana Carvalho e Mafalda Saloio

Direcção e concepção plástica: André Braga

Dramaturgia: Cláudia Figueiredo

Composição musical: Alfredo Teixeira

Vídeo: João Vladimiro com a colaboração de Ana Carvalhosa, André Braga e Cláudia Figueiredo

Instrumentos musicais: André Braga, Alfredo Teixeira, Sandra Neves, Nuno Guedes e Duarte Costa

Vestidos-escultura: Lília Catarina e Sandra Neves

Construção: Nuno Guedes (coordenação), Sandra Neves, Carlos Pinheiro, Hugo Almeida e Américo Castanheira

Figurinos: Inês Mariana Moitas

Desenho de luz: Cristóvão Cunha

Desenho de som: Harald Kuhlmann

Produção: e direcção de cena: Ana Carvalhosa

co-produção Circolando, TNSJ

uma criação In Situ / Rede Europeia para a Criação das Artes de Rua + Cultura 2000

com o apoio de L’Abattoir, Centre National des Arts de la Rue - Ville de Chalon-sur-Saône

Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian e IEFP / Cace Cultural do Porto

A Circolando é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes

CIRCOLANDO

Desenvolvendo a sua actividade desde 1999, Circolando vem afirmando a singularidade do seu projecto artístico com a criação e difusão dos espectáculos “Caixa Insólita”, “Giroflé”, “Charanga”, “Cavaterra”, “Quarto Interior”, “Casa-Abrigo” e “Mansarda”

Espectáculos que propõem um teatro visual e interdisciplinar que cruza o teatro físico, a dança, o teatro de objectos, o circo, a música e o vídeo.

Um teatro dançado que habita as paisagens do sonho. Um teatro próximo da poesia que traz histórias libertas de toda a lógica narrativa. Histórias que, mais do que contadas, querem-se livremente inventadas por um espectador contemplativo. Histórias que não pretendem oferecer um sentido, mas despertar todos os sentidos... com imagens, músicas, cheiros, emoções...

Um teatro que resulta da pesquisa, da experimentação e do “work in progress”, submetendo continuamente os projectos a novos questionamentos. As estreias, em vez de constituírem o tradicional encerramento do processo criativo, indicam sempre o seu relançamento.

Um teatro itinerante com forte difusão internacional. Fora de Portugal, Circolando já foi acolhida em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Coreia do Sul e China.

De modo complementar à criação e difusão de espectáculos, Circolando promove também ateliers de formação em diversos campos artísticos. Recentemente, vem ainda produzindo pequenos projectos de criação cujo objecto final se desvia do formato espectáculo. Performance, instalação, vídeo vêm então abrindo novos campos de expressão e experimentação.

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité