Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
27 mai 2010

"A Revolução de 31 de Janeiro no Porto"

Ciclo de Conferências

“Figuras da Cultura do Porto” nas Comemorações da República

 

Conferência "A Revolução de 31 de Janeiro no Porto"

Prof. Gaspar Martins Pereira [Faculdade de Letras da Universidade do Porto] com a Presença do Dr. Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura

Centro Nacional de Cultura | Núcleo do Porto

5ªf. 27 de Maio, 21h30 @ Praça Carlos Alberto, 71

[Palacete Viscondes de Balsemão]

A revolução republicana do 31 de Janeiro do Porto: contextualização histórico-política, caracterização do seu ideário republicano, figuras liderantes (civis e militares: Alves da Veiga, Basílio Teles, Sampaio Bruno, Capitão Leitão, Tenente Coelho, Alferes Malheiro…), insucesso e exílio…


Figuras Ilustres do Porto marcam a história do Século Republicano

 

O Centro Nacional de Cultura | Núcleo do Porto, dirigido pelo Professor Eduardo Oliveira Fernandes, apresenta à região Norte um Ciclo de Conferências sobre "Figuras da Cultura do Porto" no contexto das Comemorações do Centenário da República Portuguesa.

Trata-se de um primeiro ciclo de três conferências que vão sublinhar o papel que várias figuras do Porto assumiram na preparação do caldo político, intelectual e social em que fermentou a implantação da República.

Estas conferências ambicionam, como é natural e numa concepção de Cultura como alimento da mundividência e corpo holístico, destacar a relevância de protagonistas de diferentes áreas da sociedade do Porto que, na transição do século XIX para o século XX, foram protagonistas do movimento republicano e grandemente responsáveis pelo pioneirismo republicano que o Porto então assumiu e que, até hoje, o caracteriza profundamente.

Gostaríamos muito que pudesse estar presente nesta 2ª Conferência do Ciclo do Outono das "Figuras da Cultura do Porto"  sobre "A Revolução de 31 de Janeiro no Porto" e contribuir para que a Comunidade tenha conhecimento desta oportunidade para relectir mais um pouco sobre quem fomos ontem, quem somos hoje e, inevitavelmente, sobre quem seremos amanhã.

Estou consciente que a atenção editorial que lhe solicito é grande, mas também estou certo que concordará com a relevância estrutural do tema (ainda que um pouco distante da "espuma dos dias") e com a sua inserção na relevância que o Centenário da República Portuguesa merece.

Colaboração: Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP) da Univ. Católica Portuguesa do Porto (UCP)

Centro Nacional da Cultura Núcleo do Porto

Palacete dos Viscondes de Balsemão

Praça Carlos Alberto 71

4050-157 Porto

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité