Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
16 juin 2010

"Viagem ao Tecto do Mundo , O Tibete Proibido"

19   de Junho, sábado

 

16h
 

 

SESSÃO   DE APRESENTAÇÃO

 

Viagem   ao Tecto do Mundo – o Tibete Desconhecido

 

de   Joaquim Magalhães de Castro

 

Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette 
image.  

 

A livraria Almedina de Matosinhos   convida-o(a) para uma visita guiada pelo jornalista Joaquim Magalhães   de Castro por um dos mais fascinantes locais do nosso planeta – o   tecto do Mundo, Tibete.

 

Esta viagem condimentada por   estórias e fotografias será apresentada por FRANCISCO GUEDES,   o mentor dos festivais literários LeV   – Literatura em Viagem e Correntes d’Escritas.
   

 

Viagem ao Tecto do Mundo   – o Tibete Desconhecido relata-nos a viagem inesquecível que   Joaquim Magalhães de Castro fez ao coração do Tibete, o Ngari. Com   início na capital, Lhasa, esta intrépida aventura durou cerca de mês   e meio e atravessou, em direcção a oeste, quase dois mil quilómetros   dalgumas das paisagens mais inóspitas, magníficas e sagradas do planeta,   de onde podemos destacar a cidade perdida de Tsaparang ou o monte Kailash   e o lago Manasorovar, locais de peregrinação budista a nível mundial   visitados no início do século XVII pelos jesuítas António de Andrade,   Francisco de Azevedo, João Cabral e Estêvão Cacela, entre outros,   pioneiros europeus nos Himalaias. De mochila às costas, viajante clandestino   em algumas das regiões por onde passou e muitas vezes transportado   nas caixas de camiões, o autor conheceu o Tibete mais recôndito e   autêntico, o seu povo, a sua cultura, a grandiosidade dos seus palácios,   templos e mosteiros, e a sua profunda religiosidade.

 

Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette 
image.  

 

Natural das Caldas de S. Jorge   (Santa Maria da Feira), Joaquim   Magalhães de Castro   é jornalista independente, fotógrafo e investigador da História da   Expansão Portuguesa.

 

Colabora na imprensa em Macau,   onde habitualmente reside, e em Portugal, sendo presença regular   nas revistas Tempo Livre, Fugas Notícias Sábado   e Volta ao Mundo.

 

É autor dos livros Mar   das Especiarias (2009), «Viagem ao Tecto do Mundo   – O Tibete Desconhecido» (2010), ambos publicados pela Editorial   Presença, Os Bayingyis do Vale do Mu   – Luso Descendentes na Birmânia   (2001) e A Maravilha do Outro – No Rasto de Fernão Mendes Pinto   (2004) (com o prefácio da Dr. Ana Paula Laborinho, actual Presidente   do Instituto Camões), e ainda dos documentários televisivos A Outra   Face da Birmânia (2001), Dund - Viagem   à Mongólia (2004) e A Tartária de Tomás Pereira (2010).

 

Em 2009 participou no projecto   7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo,
 

 

visitando todos os locais a   concurso com o intuito de fotografar e escrever sobre eles. Como resultado   desse trabalho, foram publicados três livros que saíram com o DN e   o JN.

 

Com a chancela da Editorial   Presença, será editado em Setembro próximo o relato desta jornada,   estando prevista para o ano de 2011 a publicação de outros dois livros   de viagem.

 

Este evento   terá lugar na livraria Almedina de Matosinhos   no dia 19 de Junho, sábado, a partir das 16h.
 

 

Entrada livre   e gratuita



Almedina Matosinhos

Rua Alfredo Cunha
Núcleo Cultural de Matosinhos
Biblioteca Florbela Espanca
4450-519 Matosinhos
Tel: 229 380 126
Fax: 229 384 537

matosinhos@almedina.net

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité