Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
23 juin 2010

Mestrado em Crítica de Arte

O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa tem o prazer de apresentar o Mestrado em Crítica de Arte.

O Mestrado surge da necessidade de oferecer uma formação especializada para o exercício da crítica da arte contemporânea.

Pretende-se pois:

  • uma formação específica numa      área de crescente importância;
  • o desenvolvimento da natureza      académica, a investigação e a inovação;
  • o aprofundamento      de competências profissionais.

O seu carácter inovador assenta também no relevo atribuído à dimensão prática da disciplina, sendo os alunos convidados ao efectivo exercício da crítica, nos diversos meios. De salientar que  uma parte elevada do corpo docente é formada por artistas em exercício, que têm no entanto uma rigorosa formação teórica.

As bases teóricas das correntes estéticas e do conceito de crítica de arte; as gramáticas de leitura das diferentes artes contemporâneas e as ferramentas específicas para o exercício da crítica de arte são as suas linhas vectoriais.

Assente numa ampliação do conceito de crítica de arte, esta nova especialização universitária aposta nos vários canais específicos da crítica de arte, da expressão escrita à aproximação aos formatos dos diferentes meios de comunicação actuais.

Sendo a face académica do Grupo de Investigação em Teoria das Artes do Centro de Investigação para a Ciência e Tecnologia na Arte (CITAR) da Escola das Artes, esta proposta surge no contexto de uma transversalidade, de uma rigorosa contemporaneidade e de um enquadramento teórico marcado pela independência da abordagem e pelo rigor interpretativo.

Com a estrutura de quatro semestres, no terceiro semestre os alunos estruturam um projecto já concebido como um pressuposto da dissertação, dissertação essa que será objecto do quarto semestre.

Convidamos a que visite o site (www.porto.ucp.pt/eartes/mst/MCArte

 

) onde encontrará informação detalhada sobre o funcionamento e organização do Curso.

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
Centro Regional do Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

 

Campus Foz: |T|+ 351 226196202 |F|+ 351 226196291

 

WWW.PORTO.UCP.PT



Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité