Medeia Filmes Porto - programação 15 a 21 Março
Medeia Filmes Porto
programação 15 a 21
Março
Cinemas Cidade do Porto
ESTREIA
O GRANDE SILÊNCIO> de Philip
Gröning
todos os dias às 14h30_18h_21h30
{em exclusivo neste cinema}
CONTINUAM
A
MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA> de Zhang Yimou
todos
os dias às 14h10_17h_19h30_22h
O LABIRINTO DO FAUNO>
de Guillermo Del
Toro
todos os dias às 14h_16h50_19h20_21h50
CARTAS DE IWO JIMA> de Clint
Eastwood
todos os dias às 17h15_21h40
DREAMGIRLS> de Bill
Condon
todos os dias às
14h40
CICLO DE CINEMA FRANCÓFONO
21 Março, 10h, A CRIANÇA > de Luc e Jean-Pierre Dardenne
22 Março, 10h, GENÉSIS > de Claude Nuridsany e Marie Pérennou
23 Março, 10h, O ÚLTIMO CAÇADOR
> de Nicolas Varnier
Teatro do Campo Alegre
AS VIDAS D0S
OUTROS> de Florian Henckel von Donnersmark
todos os dias às 18h30_22h [21 de Março, só às 18h30]
{em exclusivo neste cinema}
21 de Março, 22h > Homenagem a Mário Cesariny
AUTOGRAFIA > de Miguel Gonçalves Mendes
O GRANDE
SILÊNCIO / DIE GROSSE STILLE > Philip Gröning Melhor Documentário | Prémio
Arte > Prémios do Cinema Europeu Prémio Especial do Júri >
Festival de Sundance Melhor Documentário > Mostra de
São Paulo Se há filmes imperdíveis, este é um deles. [...] Aqueles
frades não estão ali para se redimirem do que quer que seja, mas porque
acreditam, porque têm Fé [...]. Dela lhes vem a Graça, o estado de graça de que
estão possuídos. E isto (uma das mais sublimes lições do cristianismo) mesmo um
ateu empedernido pode entender. Rodrigues da Silva, JL Entre muitas outras coisas, todas magníficas, este documentário
único é um contraponto ao cinema da estridência que domina casa vez mais as
telas, e à civilização do ruído contínuo e omnipresente de que ele
brota. Eurico de Barros, DN Uma obra magnífica, um momento único de meditação, um mergulho no
coração do mistério dos Cartuxos. La Croix É preciso entrar no filme como se recolhe em oração. As imagens
conduzem-nos a uma misteriosa peregrinação
interior. Panorama Uma viagem à fronteira do absoluto. Das celas à capela, dos
trabalhos quotidianos aos serviços, o realizador entra na intimidade dos
solitários de Deus. Pelerin http://www.diegrossestille.de
A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA / CURSE OF
THE GOLDEN FLOWER
um filme de Zhang
Yimou
com Chow Yun Fat, Gong Li, Liu
Ye
A
Maldição da Flor Dourada, abordando o velho conflito do novo e do velho dentro
das instâncias do poder (a luta do velho imperador contra, por um lado, a
imperatriz e, por outro, os seus filhos), não deixa de reflectir sobre os
combates na sombra, recentes, entre a geração que conquistou o poder e as que
lhe sucederam [podemos "ver" ali referências a Mao Zedong, à sua mulher e ao
"bando dos quatro", aos vários herdeiros nas tendências que se manifestam no
seio do PC chinês]. Outra curiosidade é a filiação no universo de Shakespeare
[...] Daí que o cineasta que mais facilmente se evoca a propósito deste filme
seja o japonês Akira Kurosawa. Manuel
Cintra Ferreira, Expresso
O LABIRINTO DO FAUNO/EL
LABERINTO DEL FAUNO
um filme de Guillermo Del Toro
com Ivana Baquero, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel
Verdu
3 Oscars > Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia, Melhor
Caracterização
Fantasporto 2007 > Melhor Filme
É uma história de fadas e, como todas as autênticas histórias de fadas, é um «conto de terror», onde não falta um ogre cruel e sanguinário (o capitão Vidal, que comanda um destacamento que procura acabar com a guerrilha antifranquista na região, muito freudianamente fixado na figura paterna, e cuja crueldade se salienta logo na forma como recebe mulher e enteada e, mais tarde, quando se dedica sadicamente à tortura dos prisioneiros) na sua mansão isolada na floresta, uma mulher frágil e doente (grávida também, neste caso) dele dependente, e a sua jovem filha (de um anterior casamento), menina perdida e amedrontada, que se vai refugiar num mundo de fantasia para fugir à dura realidade. Tal como a Alice de Lewis Carrol, é também com um livro que Ofélia (o nome traz ressonâncias shakesperianas, que se prolongam também por outras partes do filme) penetra nesse mundo , e, como Alice, mergulhará nas raízes de uma velha árvore, numa das suas «viagens». No seu primeiro passeio à volta da casa, descobre um misterioso labirinto, onde depois encontrará o fauno do título [...] que lhe diz ser ela a princesa perdida, do mito que ouvimos ao começo [...] Toda a história surge como o reflexo fantástico do drama real que Ofélia vive e que a levará a enfrentar-se com o «ogre» para salvar o irmão recém-nascido, onde terá como aliados os guerrilheiros. [...] Destaque-se ainda a excelência das interpretações.
Manuel Cintra-Ferreira, Expresso
CARTAS DE IWO JIMA/LETTERS FROM IWO JIMA
um filme de Clint
Eastwood
com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi
Ihara
OSCARS > 4 Nomeações (Melhor Filme, Melhor Realizador,
Melhor Argumento Original, Melhor Som)
É uma obra-prima absoluta. Perdê-lo
é perder um dos filmes maiores de 2007.
Jorge Mourinha,
Público
www.iwojimathemovie.warnerbros
AS VIDAS DOS OUTROS/DAS LEBEN DER
ANDEREN
um filme de Florian Henckel von
Donnersmarck
com Ulrich Mühe, Sebastian Koch
OSCARS > Melhor
Filme Estrangeiro
7 Deutcher Filmpreis > (entre os quais Melhor Filme,
Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Argumento)
Festival de Locarno >
Melhor Filme
Festival de Vancouver > Prémio do
Público
Aquilo que poderia ser um vulgar filme de "denúncia",
com as personagens reduzidas a símbolos de vários campos políticos, acaba por
transfigurar-se numa impressionante teia de relações humanas: por um lado, somos
confrontados com os mecanismos de repressão, física e psicológica, do aparelho
comunista; por outro lado, As Vidas dos Outros é um filme que não abdica de
sublinhar a extrema complexidade interior de todas as suas personagens, expondo
as ambivalências cruéis de sentimentos e desejos. O impacto desta
estratégia dramática é tanto mais forte quanto o trabalho dos actores é de
uma riqueza rara.
João Lopes, Diário de Notícias,
6ª
www.sonyclassics.com/thelivesof
DREAMGIRLS
um filme
de Bill Condon
com Jamie Fox, Jennifer Hudson, Beyoncé Knowles, Anike Noni
Rose, Eddie Murphy
2 Oscars > Melhor Actriz Secundária (Jennifer Hudson),
Melhor Mistura de Som
3 Globos de Ouro > Melhor Filme Musical, Melhor Actor Secundário (Eddie Murphy), Melhor Actriz Secundária (Jennifer Hudson)
As
Supremes são modelo e ponto de partida para contar a história da música negra
americana na década de 60 e 70, quando esta se torna, primeiro, transversal a
toda a sociedade e, depois, foco de tensão no seio da comunidade negra, dividida
entre a necessidade de militância e a vontade de manter o negócio impermeável à
política. Cada
personagem transforma-se, assim, num corpo onde convivem diversas figuras da
soul - não só músicos de todos conhecidos mas também compositores, editores e
artistas. Mário
Lopes, Público
AUTOGRAFIA
um filme de Miguel Gonçalves
Mendes
As Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre associam-se à homenagem, seleccionando alguns poemas de Cesariny que serão lidos no início da sessão por elementos dos colectivos poéticos Caixa Geral de Despojos (Isaque Ferreira e Sandra Salomé) e LUPA (Adriana Faria e Daniela Dias Carvalho).
Surpreendente documentário em três actos de Miguel Gonçalves Mendes, que pretendeu “retratar”, do poeta-pintor, “a vida, o percurso e a individualidade” [...]
Elisabete França, Diário de Notícias
“Gostei de tudo [no filme], diz Cesariny. “O Miguel sabe o que é a poesia, sabe o que é um poeta, e sabe, talvez como poucos, transmitir isso ao cinema”.
[Mário Cesariny], Público