Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
19 mars 2007

Medeia Filmes Porto - programação 15 a 21 Março



Medeia Filmes Porto
programação 15 a 21 Março


Cinemas Cidade do Porto


ESTREIA
O GRANDE SILÊNCIO> de Philip Gröning
todos os dias às 14h30_18h_21h30

{em exclusivo neste cinema}

CONTINUAM

A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA> de Zhang Yimou
todos os dias às 14h10_17h_19h30_22h

 

O LABIRINTO DO FAUNO> de Guillermo Del Toro
todos os dias às 14h_16h50_19h20_21h50

CARTAS DE IWO JIMA> de Clint Eastwood
todos os dias às 17h15_21h40


DREAMGIRLS> de Bill Condon
todos os dias às 14h40

 

CICLO DE CINEMA FRANCÓFONO

21 Março, 10h, A CRIANÇA > de Luc e Jean-Pierre Dardenne

22 Março, 10h, GENÉSIS > de Claude Nuridsany e Marie Pérennou

23 Março, 10h, O ÚLTIMO CAÇADOR > de Nicolas Varnier
 

Teatro do Campo Alegre

 

AS VIDAS D0S OUTROS> de Florian Henckel von Donnersmark
todos os dias às 18h30_22h [21 de Março, só às 18h30]
{em exclusivo neste cinema}

21 de Março, 22h > Homenagem a Mário Cesariny

AUTOGRAFIA > de Miguel Gonçalves Mendes


O GRANDE SILÊNCIO / DIE GROSSE STILLE > Philip Gröning 

Melhor Documentário | Prémio Arte > Prémios do Cinema Europeu

Prémio Especial do Júri > Festival de Sundance

Melhor Documentário > Mostra de São Paulo

 

Se há filmes imperdíveis, este é um deles. [...] Aqueles frades não estão ali para se redimirem do que quer que seja, mas porque acreditam, porque têm Fé [...]. Dela lhes vem a Graça, o estado de graça de que estão possuídos. E isto (uma das mais sublimes lições do cristianismo) mesmo um ateu empedernido pode entender.

Rodrigues da Silva, JL

Entre muitas outras coisas, todas magníficas, este documentário único é um contraponto ao cinema da estridência que domina casa vez mais as telas, e à civilização do ruído contínuo e omnipresente de que ele brota.

Eurico de Barros, DN

 

Uma obra magnífica, um momento único de meditação, um mergulho no coração do mistério dos Cartuxos.

La Croix

 

É preciso entrar no filme como se recolhe em oração. As imagens conduzem-nos a uma misteriosa peregrinação interior.

Panorama

 

Uma viagem à fronteira do absoluto. Das celas à capela, dos trabalhos quotidianos aos serviços, o realizador entra na intimidade dos solitários de Deus.

Pelerin

 

http://www.diegrossestille.de/english/

A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA / CURSE OF THE GOLDEN FLOWER
um filme de Zhang Yimou

com Chow Yun Fat, Gong Li, Liu Ye

A Maldição da Flor Dourada, abordando o velho conflito do novo e do velho dentro das instâncias do poder (a luta do velho imperador contra, por um lado, a imperatriz e, por outro, os seus filhos), não deixa de reflectir sobre os combates na sombra, recentes, entre a geração que conquistou o poder e as que lhe sucederam [podemos "ver" ali referências a Mao Zedong, à sua mulher e ao "bando dos quatro", aos vários herdeiros nas tendências que se manifestam no seio do PC chinês]. Outra curiosidade é a filiação no universo de Shakespeare [...] Daí que o cineasta que mais facilmente se evoca a propósito deste filme seja o japonês Akira Kurosawa.

Manuel Cintra Ferreira, Expresso

www.sonyclassics.com/curseofthegoldenflower

 

O LABIRINTO DO FAUNO/EL LABERINTO DEL FAUNO
um filme de Guillermo Del Toro
com Ivana Baquero, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdu
3 Oscars > Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia, Melhor Caracterização

Fantasporto 2007 > Melhor Filme

É uma história de fadas e, como todas as autênticas histórias de fadas, é um «conto de terror», onde não falta um ogre cruel e sanguinário (o capitão Vidal, que comanda um destacamento que procura acabar com a guerrilha antifranquista na região, muito freudianamente fixado na figura paterna, e cuja crueldade se salienta logo na forma como recebe mulher e enteada e, mais tarde, quando se dedica sadicamente à tortura dos prisioneiros) na sua mansão isolada na floresta, uma mulher frágil e doente (grávida também, neste caso) dele dependente, e a sua jovem filha (de um anterior casamento), menina perdida e amedrontada, que se vai refugiar num mundo de fantasia para fugir à dura realidade. Tal como a Alice de Lewis Carrol, é também com um livro que Ofélia (o nome traz ressonâncias shakesperianas, que se prolongam também por outras partes do filme) penetra nesse mundo , e, como Alice, mergulhará nas raízes de uma velha árvore, numa das suas «viagens». No seu primeiro passeio à volta da casa, descobre um misterioso labirinto, onde depois encontrará o fauno do título [...] que lhe diz ser ela a princesa perdida, do mito que ouvimos ao começo [...] Toda a história surge como o reflexo fantástico do drama real que Ofélia vive e que a levará a enfrentar-se com o «ogre» para salvar o irmão recém-nascido, onde terá como aliados os guerrilheiros. [...] Destaque-se ainda a excelência das interpretações.

Manuel Cintra-Ferreira, Expresso

www.panslabyrinth.com

 

CARTAS DE IWO JIMA/LETTERS FROM IWO JIMA
um filme de Clint Eastwood
com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara

OSCARS > 4 Nomeações (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Som)

É uma obra-prima absoluta. Perdê-lo é perder um dos filmes maiores de 2007.
Jorge Mourinha, Público

 

www.iwojimathemovie.warnerbros.com

AS VIDAS DOS OUTROS/DAS LEBEN DER ANDEREN
um filme de Florian Henckel von Donnersmarck
com Ulrich Mühe, Sebastian Koch

OSCARS > Melhor Filme Estrangeiro
7 Deutcher Filmpreis > (entre os quais Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Argumento)
Festival de Locarno > Melhor Filme
Festival de Vancouver > Prémio do Público

Aquilo que poderia ser um vulgar filme de "denúncia", com as personagens reduzidas a símbolos de vários campos políticos, acaba por transfigurar-se numa impressionante teia de relações humanas: por um lado, somos confrontados com os mecanismos de repressão, física e psicológica, do aparelho comunista; por outro lado, As Vidas dos Outros é um filme que não abdica de sublinhar a extrema complexidade interior de todas as suas personagens, expondo as ambivalências cruéis de sentimentos e desejos. O impacto desta estratégia dramática é tanto mais forte quanto o trabalho dos actores é de uma riqueza rara.
João Lopes, Diário de Notícias, 6ª

 

www.sonyclassics.com/thelivesofothers

 

DREAMGIRLS
um filme de Bill Condon
com Jamie Fox, Jennifer Hudson, Beyoncé Knowles, Anike Noni Rose, Eddie Murphy
2 Oscars > Melhor Actriz Secundária (Jennifer Hudson), Melhor Mistura de Som

3 Globos de Ouro > Melhor Filme Musical, Melhor Actor Secundário (Eddie Murphy), Melhor Actriz Secundária (Jennifer Hudson)

As Supremes são modelo e ponto de partida para contar a história da música negra americana na década de 60 e 70, quando esta se torna, primeiro, transversal a toda a sociedade e, depois, foco de tensão no seio da comunidade negra, dividida entre a necessidade de militância e a vontade de manter o negócio impermeável à política.

Cada personagem transforma-se, assim, num corpo onde convivem diversas figuras da soul - não só músicos de todos conhecidos mas também compositores, editores e artistas.

Mário Lopes, Público

  

www.dreamgirlsmovie.com

 

AUTOGRAFIA
um filme de Miguel Gonçalves Mendes

As Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre associam-se à homenagem, seleccionando alguns poemas de Cesariny que serão lidos no início da sessão por elementos dos colectivos poéticos Caixa Geral de Despojos (Isaque Ferreira e Sandra Salomé) e LUPA (Adriana Faria e Daniela Dias Carvalho).

Surpreendente documentário em três actos de Miguel Gonçalves Mendes, que pretendeu “retratar”, do poeta-pintor, “a vida, o percurso e a individualidade” [...]

Elisabete França, Diário de Notícias

 

“Gostei de tudo [no filme], diz Cesariny. “O Miguel sabe o que é a poesia, sabe o que é um poeta, e sabe, talvez como poucos, transmitir isso ao cinema”.

[Mário Cesariny], Público



Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité