Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
29 mars 2007

actividades do Núcleo de Experimentação Coreográfica - abril 2007

neclogo

02 de Abril a 19 de Maio

Inter.faces 2007

Período de envio de Propostas

 

Inter.faces é um projecto bienal de incentivo à criação e produção de trabalhos coreográficos de curta duração (max. 30m). Tendo a dança como disciplina nuclear, este projecto procura explorar possibilidades de interacção e colaboração no desenvolvimento de processos criativos através da partilha e discussão em torno de materiais, motivações e metodologias de trabalho.

É um projecto aberto à participação de profissionais de diferentes áreas artísticas, técnicas ou científicas com interesse em investir no desenvolvimento dos seus processos de criação de forma crítica, consequente e aberta. Não há limites de idade.

 

Para mais informações pf consultar www.nec.co.pt.

 

O Inter.faces 2007 conta com o apoio da Fundação Serralves, O espaço do tempo e CENTA.

 

Nota:: As propostas seleccionadas serão divulgadas até dia 01 de Junho de 2007.

 

 

12 a 14

Workshop  Rui Nunes

Composição Coreográfica

O Acaso na Construção Coreográfica

15h - 19h

ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto

R. da Alegria, 503

 

Público-Alvo: Estudantes e Profissionais de Dança e Teatro

 

O acaso tem sido apontado como instrumento recorrente nas práticas artísticas. Através do acaso é possível desconstruir a percepção do objecto artístico, reformulá-lo, surpreender o espectador, multiplicando as leituras deste mesmo objecto.

Neste workshop pretende-se explorar o recurso a processos aleatórios na construção de pautas coreográficas, na organização espacial e no alinhamento de sequências. Serão utilizadas obras de vários artistas plásticos como ponto de partida para a construção das pautas coreográficas. A introdução dos processos aleatórios permitirá que os trechos coreográficos se autonomizem dos seus textos de referência para se tornarem eles mesmos objectos singulares.

 

Rui Nunes

 

Ex-bailarino e coreógrafo de Lisboa, dedica-se desde 2002 ao estudo da Psicologia Clínica, tendo obtido o grau de Mestre nesta área pela Universidade de Antioch, em Los Angeles. É licenciado em Relações Internacionais e estudou dança em Nova Iorque, Lisboa e Paris. Iniciou em 1987 o seu trabalho criativo em solos, peças de grupo, projectos pedagógicos e projectos de intercâmbio. Apresentou o seu trabalho coreográfico em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Grã - Bretanha e Mónaco. Em 1995/96 desenvolveu o Projecto de Dança-Contacto para uma comunidade de recuperação de toxicodependentes. Durante 1997/98 residiu em Londres, onde colaborou com artistas e entidades locais, criando as peças “Prisão Aprazível” e “Não sei o suficiente sobre ti”. Em 1998 formou-se como técnico multimédia criando em 1999 o espectáculo interactivo para jovens, “Computador Meu, Dança Minha”. Nesse mesmo ano foi membro fundador da produtora Jangada, através da qual desenvolveu o projecto de intercâmbio artístico Madrid/Lisboa. Os seus últimos trabalhos foram “Para Keith, Sem Razão Aparente”, apresentado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e “Ultra-Light”, estreado no ACERT – Tondela e apresentado no Teatro do Campo Alegre, no âmbito da Porto 2001. Em 2000 e 2002 programou conjuntamente com Aldara Bizarro o Festival w.a.y., festival multidisciplinar dedicado ao tema da identidade. Em 2002 foi coreógrafo e intérprete do primeiro DVD de dança português intitulado 2MenFace. É, actualmente, psicoterapeuta com consulta privada em Lisboa.

 

 

14

Sans Titre, de Joclécio Azevedo

Vídeos à la Carte

21h30

O espaço do tempo, Montemor-o-Novo

Convento da Saudação

 

Vídeos à la Carte é uma sessão de vídeo-dança com curadoria de Alberto Magno, em colaboração com o FRAME- Festival Internacional e Vídeo-Dança.07

Sans Titre é um filme realizado no âmbito da residência "Sous le soleil exactement" do colectivo “Squashteam” no Satellite Brindeau, em Le Havre- França, em Agosto de 2006.

 

Um filme de: Joclécio Azevedo

Com: Benjamin Lefebvre, Cetusss, Charlie Jouvet, Delphine Ralin, François Joel, Jérôme Le Goff,

Joclécio Azevedo

Montagem e som :Cetusss

 

  

27

Estratégias de Colisão, de Joclécio Azevedo

Ciclo Dança Fora de Horas

23h30

Salão Nobre

Teatro Aveirense, Aveiro

R. Belém do Pará

 

Este projecto explora a ideia de confrontação, de encontro e de transmissão. Cada apresentação é uma etapa de um percurso que continua posteriormente, noutros locais, noutros contextos.

Cada encontro promove um cruzamento de itinerários entre o corpo do intérprete e os outros corpos que observam, reflectem, e levam a cabo a tarefa de interpretar e dar sentido ao que vêem. Cada encontro explora a possível colisão de expectativas entre as acções, as intenções e os desejos mútuos de quem produz e de quem observa.

O trabalho explora a execução de uma partitura que põe em evidência a distância entre o intérprete, as intenções do coreógrafo e as possibilidades de recepção por parte do público. O vocabulário é composto por uma antologia de fetiches, de uso e formas de progredir no tempo. Cada acção é utilizada como um ponto de partida, numa contínua procura de resolução, sempre com a possibilidade do colapso e da falha.

 

Criação e interpretação: Joclécio Azevedo

Figurino: Osvaldo Martins

Fotografia: Susana Neves

Produção: Núcleo de Experimentação Coreográfica

Co-produção: TRAMA – Festival de Artes Performativas (2006)

 

 

29

Maratona do Dia Mundial da Dança

Teatro Aveirense, Aveiro

R. Belém do Pará

 

Mais informações: REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea ou C.E.M.

www.oblogdarede.blogspot.com | Tel e Fax: 21.8871917 | rede.danca@gmail.com


      ___

+ info: 

NEC

Rua Miguel Bombarda, 124, r/ch Sala A 4050-377 Porto

Tel. 22 518 85 22   Tlm. 96 142 46 68   Fax. 22 510 85 31


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité