Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
18 avril 2007

actividades do Núcleo de Experimentação Coreográfica | maio 2007

neclogo

Maio

 

 

14 a 18

Workshop  Miguel Pereira

Laboratório / Performance

Em colaboração com o Festival da Fábrica - 9ª Edição e Espaço 555

18h30 - 21h30

Espaço 555, Porto

R. do Almada, 555

 

Nota:: dia 18, às 20h30, será realizada uma apresentação final do workshop.

 

Público-Alvo: alunos e profissionais de dança, teatro, performance, artes visuais e interessados nesta área

 

O que determina um acto performativo?

Onde é que ele se encontra, o que o motiva?

Vemos e fazemos. Vemos o quê e fazemos o quê?

Como é que uma situação espontânea, um acto irreflectido, um acontecimento inesperado podem ser a base de uma construção formal, coreográfica até?

Estar em cena. Quando estamos expostos o que acontece?

O que fazemos quando não fazemos “nada”, quando não “trabalhamos”?

Um começo, um acontecimento, um fim.

A repetição.

 

 

Miguel Pereira

 

Miguel Pereira frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e a Escola Superior de Dança de Lisboa.

Foi bolseiro em Paris (Théâtre Contemporain de la Danse) e em Nova Iorque com uma bolsa do Ministério da Cultura.

Como intérprete trabalhou com, entre outros, Francisco Camacho e Vera Mantero.

Participou na peça e no filme “António, Um Rapaz De Lisboa” de Jorge Silva Melo.

Trabalhou com Jerôme Bel em “ Shirtologia (Miguel)”, (1997).

Como criador destaca “António Miguel”, com o qual recebeu o prémio revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menção honrosa do prémio Acarte/ Maria Madalena Azeredo Perdigão em 2000. Desenvolveu os projectos “Notas Para Um Espectáculo Invisível”, apresentados em 2001 no Teatro D. Maria II em Lisboa e uma peça apenas anunciada com data e local, estreada no festival Danças na Cidade em Lisboa (Jun. 2002). Foi alvo de uma mini – retrospectiva nas Caldas da Rainha, integrada no ciclo “Mapas” organizado pela Associação Transforma (Mar. /Abr. 2003).Em 2003 criou para o repertório da Transitions Dance Company/ Laban Centre, Londres, a peça “Transitions”, estreada em Abril de 2004.Estreou a sua primeira peça de grupo, “Corpo de Baile” na Culturgest em Junho de 2005.Colaborou com a coreógrafa egípcia Karima Mansour para o projecto Encontros 2005/2006 e estreado na edição 2006 do festival Alkantara em Lisboa. Apresenta regularmente os seus trabalhos em vários países da Europa e no Brasil. Tem sido convidado para dar workshops em Portugal, nomeadamente em Lisboa, Porto, Faro, Caldas da Rainha e em Londres.

 

 

17

INVENTÁRIO, de Joclécio Azevedo

Festival da Fábrica - 9ª Edição

21h30

Teatro Helena Sá e Costa, Porto

R. da Escola Normal, nº 59

  

"Gosto de pensar na coreografia como uma colecção de eventos, no performer como um comissário que os selecciona, ordena e apresenta. Interessam-me os processos de apropriação, de reescrita, de exposição, de tradução, de interpretação, de produção da relação, ou até mesmo de pura pirataria.

Vejo um espectáculo como um momento de crise, como um intervalo entre percursos demasiado delineados. A expectativa inicial do acontecimento possibilita a entrada num espaço privilegiado de relação, de reformulação e de transformação.

Interessa-me explorar um corpo gestor de qualidades diversas, reversível e desequilibrado. Um corpo que comporta uma possibilidade de reconstrução. Um corpo território acidentado ao qual é necessário construir acessos."

Joclécio Azevedo

 

 

Direcção artística e Coreografia: Joclécio Azevedo . Música: Kubik . Figurino: Osvaldo Martins . Interpretação: Anaïs Bouts, Joana Bergano, Joclécio Azevedo, Tiago Barbosa, Vera Mota . Colaboração: Helder Dias . Direcção técnica e Desenho de luz: Mário Bessa . Fotografia: Susana Neves . Documentário, Registo em vídeo: Eva Ângelo . Produção executiva: Núcleo de Experimentação Coreográfica . Co-produção: Culturgest/ O espaço do tempo . Apoios: Fundação de Serralves . Balleteatro . Ginasiano Escola de Dança . Culturporto . Rivoli Teatro Municipal .

Projecto financiado pelo MC/IA – Ministério da Cultura / Instituto das Artes

 

 

19

INFORME- um documentário, de Eva Ângelo

Documentário. Estreia

Festival da Fábrica - 9ª Edição

16h30- 18h

Maus Hábitos, Porto

R. Passos Manuel, 178- 4º

  

A realizadora Eva Ângelo acompanhou diferentes fases da produção do espectáculo Inventário de Joclécio Azevedo e propõe uma visão sobre o processo de criação, dando espaço à sua subjectividade enquanto observadora para construir um percurso paralelo.

 

 

21 de Maio a 15 de Junho

Workshop  Teresa Prima

Laboratório de Pesquisa Coreográfica- “IT”

2ªs e 4ªs

18h - 21h

Local a confirmar

 

Nota:: a última sessão do workshop será uma apresentação informal do trabalho desenvolvido.

 

Público-Alvo: Alunos e profissionais de dança

 

“Há cerca de ano e meio que trabalho e pesquiso com base na partitura de música intuitiva “IT” que integra a obra “From the last seven days” criada por Karleinz Stockhausen em 1968. A partitura contém uma instrução específica: parar de pensar e só então agir.

Neste laboratório darei a conhecer as conclusões a que tenho chegado a partir das diversas experiências e eventos que realizei em torno de “IT” assim como, algumas interrogações para as quais poderemos tentar encontrar possíveis respostas:

- Como entrar e alimentar o estado de não pensamento ou não mente?

- O que pode ser produzido neste estado, neste território?

- Como este estado altera: o vocabulário, a presença, a relação com o tempo, com o espaço e com o outro?

- De que modo se pode desenvolver a intuição? De que modo nos podemos tornar mais intuitivos?

- Que possibilidades de apresentação podem ser criadas em torno da partitura?

Interpretaremos ainda algumas das outras partituras que constituem a obra “From the last seven days” aplicando os princípios da “música intuitiva” à linguagem coreográfica.”

 

 

Teresa Prima

Teresa Prima nasceu no Porto em 1975. Iniciou os seus estudos de dança na Academia de Bailado Pirmin Treku. Entre 89 /92 frequentou o Curso Profissional de Dança (nível III) do Ballet Teatro Contemporâneo do Porto. Entre 93 / 94 frequentou o Curso de Monitores para a Comunidade do Fórum Dança.

Frequentou diversos workshops na área da dança, teatro, vídeo, luminotécnia, composição e improvisação. Foi bolseira em 1999 do Fórum Dança tendo realizado worshops em Viena, Nova Iorque e Maine. Em 2000, com a bolsa dos Jovens Criadores 99, frequentou aulas na Trisha Brown Dance Company, Susan Klein School e Movement Research.

Como intérprete de dança trabalhou com Madalena Vitorino, Filipa Francisco e Vera Mantero.

Como actriz trabalhou com Jean Jourdheil, João Garcia Miguel e Mónica Calle.

Em parceria com João Galante coreografou: "Á espera do raio", 1994; "O céu fica por cima", 1995; "Contra a Morte", 1996; "Castanho é a cor da alma do meu verdadeiro amor", 1996; "Um golpe de sorte numa mera crise não é o suficiente", 1997; "Voodu Story", 1998;"Babylónia", 1998 e "Nova Babylónia", 2002.

Em 1999 iniciou o seu trabalho a solo coreografando: "After the end", 1999; "Eva", 1999; “Estória de um corpo”, 2001 e “Segunda Casa” em 2003.

Em 2000, fez a coreografia da ópera " O Achamento" encenada por Madalena Wallenstein.

Os seus trabalhos foram apresentados em Portugal, Madrid, Paris, Bona e Maine (USA).

Trabalha na área da pedagogia da dança desde 1991.


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité