Cinema na Baixa do Porto
Medeia
Filmes_Porto
programação 19
a 25 Abril
Cinemas Cidade do Porto
parque grátis, todos os dias, das
20h às 2h
estreia
OS ANJOS EXTERMINADORES > de Jean-Claude
Brisseau
todos os dias às
13h55_15h55_17h55_20h_22h
{em exclusivo neste cinema}
continuam
todos os
dias às 14h40_18h10_21h30
{em
exclusivo neste cinema}
O CAIMÃO > de Nanni Moretti
em complemento a curta metragem de animação
HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ > Regina Pessoa
todos os dias às 14h20_16h50_19h15_21h40
{em exclusivo neste
cinema}
MR. BEAN EM FÉRIAS > de Steve Bendelack
todos os dias às 14h_15h45_17h45_19H50_21h50
Teatro do Campo Alegre
estreia
HONRA DE CAVALARIA > de Albert Serra
todos os dias às 18h30_22h
{em exclusivo neste cinema}
OS ANJOS EXTERMINADORES / LES ANGES
EXTERMINATEURS > Jean-Claude Brisseau
com
Fréderic Van Den Driesche, Maroussia Dubreuil, Lise
Bellynck Cannes 2006 > Quinzena dos
Realizadores
O que extermina no filme de Brisseau, o que coloca em perigo
François, é o tabu do sexo que aquele realizador quer ousar pôr em causa e, pior
ainda, em cena, tal como Santo Agostinho ousou pôr em causa as Escrituras. Um
tabu que se julga ultrapassado, embora há séculos profundamente enterrado no
sentimento de culpa do homem e que só um «voyeur» sem medo não
teme. Francisco Ferreira, Expresso
**** Um filme de um sentido lúdico e de humor desmistificadores.
Embora o seu clima de onirismo tenha servido para se invocar o nome de Buñuel,
de quem nos lembrámos, pela melancolia que preside à série de rituais que
constroem este filme como uma espiral, foi da obra de outro escandaloso pudico,
João César Monteiro. Vasco Câmara, Público
*** A relação entre o artista e os seus modelos é justamente um dos
temas de Os Anjos Exterminadores. [...] o objectivo é filmar o prazer feminino como nunca foi feito,
incluindo a duração da escalada do prazer, magnificando a Mulher,
transformando-a em diamante louvado no riste do plano.
[...] Em cenários simples e sumptuosos, em luzes de pintores, atingimos
a mistura de tensões, de perturbação, de mistério e de beleza que estão no
coração da procura brisseauiana. E desvela-se em plena luz a natureza do cinema,
máquina de desejo. As raparigas masturbam-se sós, ou com outras raparigas. Onde
está o falo? Fora de campo. É a câmara, o cineasta, o
espectador. Mas o que torna o filme singular, como em todos os de Brisseau, é
a mistura entre sofisticação e sinceridade frontal, entre alta ambição e pobreza
de meios. [...] Como se em Brisseau coexistissem um cinéfilo sofisticado que
conhece o seu Hitchcock ou o seu Cocteau plano por plano e um cineasta primitivo
de tratos mais ingénuos que os seus modelos. É esta tensão entre primitivismo e
sofisticação que electriza Os Anjos Exterminadores e que faz de Brisseau um
cineasta tão estranho e tão único. Serge Kaganski, Les
Inrockuptibles
HONRA DE CAVALARIA / HONOR DE
CAVALLERIA > Albert Serra
com
Lluis Carbó e Lluis
Serrat Cannes
2006 > Quinzena dos Realizadores | Turim 2006 > Prémio Especial do
Júri Viena
2006 > Prémio da Crítica Internacional Uma lição de inspiração. O cinema deveria ser sempre
assim. Libération Honra de Cavalaria é um daqueles filmes encantados que se
apresentam aos nossos olhos com o clarão de uma primeira vez. Não se sabe bem
como nem porquê: é por causa deste mistério que o cinema é grande. [...] Honra de Cavalaria, e pesamos bem as
palavras antes de dizê-lo, não é apenas uma obra-prima, é o melhor filme
espanhol desde a morte de Buñuel. «Bravo
honor!» Francisco Ferreira, Expresso
***** É um filme magnífico [com] uma materialidade
encantatória. Luís Miguel Oliveira, Público
**** É uma das melhores revelações deste ano
cinematográfico. João Lopes, Diário de Notícias
**** Uma beleza simples, primitiva e particularmente
subversiva. Angel Quintana, Cahiers du
Cinéma Integralmente falado em catalão, talvez a mais bela língua da
Península Ibérica e sem dúvida a que ainda hoje preserva uma sonoridade medieva
[Honra de Cavalaria é] um filme intimista [...] herdeiro de algum Pasolini,
algum Bresson, algum Ozu, a que me
apetece acrescentar um certo Rosselini, um certo Kiarostami e um certo Victor
Erice. Cinema, pois, em estado puro, iniciático, de inocência, irmão (mesmo se
não gémeo) do nosso Pedro Costa. Rodrigues da Silva, JL
INLAND EMPIRE > David Lynch
com Laura Dern, Jeremy Irons, Justin Theroux, Harry Dean Stanton
Veneza 2006 > Selecção Oficial, Fora de Competição
Este filme é uma revisão mental de toda a obra de Lynch.
Manuel Cintra Ferreira, Expresso *****
[O filme] é uma estrutura de associações, de atracção magnética.
Francisco Ferreira, Expresso *****
Um objecto de puro fascínio. Apertem os cintos. Acabaram de partir com o piloto Lynch numa viagem através dos sonhos, das possibilidades infinitas da ficção, das fantasias, da imaginação e do cinema.
Les Inrockuptibles
Extraordinário. Um dos poucos filmes que vi este ano que merece ser chamado arte.
The New York Times
Um filme fascinante.
José Miguel Gaspar, Jornal de Notícias
O CAIMÃO / IL CAIMANO > Nanni Moretti
com Sílvio Orlando, Marguerita Buy, Nanny Moretti
Festival de Cannes 2006, Selecção Oficial Competição
É um filme maravilhoso (sim, tenho cuidado com as palavras), um filme brilhante (pois, já sei, os excessos não caem bem), um filme realmente (perdoem-me a italianada) grandíssimo. [...] É indispensável ver O Caimão. É o filme mais livre e mais vivo nas nossas salas, desde há muito, muito tempo.
Jacinto Lucas Pires, Diário de Notícias
Na história global do cinema, O Caimão é uma daquelas preciosidades, cada vez mais raras, que nos permitem compreender que o cinema pode ser o instrumento privilegiado de uma obstinada paixão pelo real. [... o filme é uma comédia] das mais surpreendentes, rigorosas e inteligentes que o cinema nos deu nos últimos anos - uma obra-prima nascida de um olhar de inquieta liberdade.
João Lopes, DN, 6ª
É o filme mais forte feito até hoje por Nanni Moretti, [...] de uma crueldade e obscuridade inigualáveis no percurso do cineasta. É Arte grande, que permite a Moretti assinar, à sua maneira, o seu oito e meio.
Jacques Mandelbaum, Le Monde
http://www.bacfilms.com/site
HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL
FELIZ > Regina Pessoa
Grande
Prémio do Festival de Annecy | Nomeação para o Cartoon d’Or’06 | Prémio
Especial para a Animação - Siena'2006 - Itália |Menção
Especial do Júri – Animated Dreams’06 - Estónia |Menção
Especial - Curta Cinema'06 - Brasil | Nomeação
para os 27º Genie Awards - Canadá | Tricky
Women Award 2007 (exaequo) - Tricky Women Festival Viena - Áustria
(entre muitos
outros) História trágica com Final Feliz é um pequeno
prodígio de maravilhamento que se tornou no filme português mais premiado de
sempre (quase 40 galardões internacionais). Jorge
Leitão Ramos, Expresso
MR. BEAN EM FÉRIAS / MR. BEAN' S HOLIDAY > Steve Bendelack
com Rowan Atkinson, Willem Dafoe, Emma De Caunes
Rowan Atkinson declarou a sua admiração por Jacques Tati, o criador da figura de Ms Hulot, e [este filme] é testemunho disso. A sequência da viagem de bicicleta com o cruzamento com os corredores representa uma homenagem directa a Tati. [...] Não há dúvida que a figura de Bean funciona e [Atkinson] é um dos raros comediantes interessantes.
Manuel Cintra Ferreira, Expresso
Esta atribulada viagem a Cannes tem [...] excelentes momentos de humor, não lhe faltando uma curiosa visão paródica do famoso festival de cinema.
João Lopes, Diário de Notícias
PRÓXIMAS
ESTREIAS
LA MÔME/LA VIE EN ROSE > Olivier Dahan :: SPIDERMAN 3 > Sam Raimi :: SHORTBUS > John Cameron Mitchell :: A EDUCAÇÃO DAS FADAS > José Luis Cuerda :: LADY CHATTERLEY > Pascale Ferran :: SONHAR COM XANGAI > Wang Xiaoshuai :: AS TARTARUGAS TAMBÉM VOAM > Bahman Gobhadi