Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
19 avril 2007

Quase a acabar, despachem-se

De 21-03-2007 a   21-04-2007


Mario1

Itinerâncias

Exposição do escultor/ceramista gaiense Mário Ferreira da Silva, que fez formação em Itália e tem painéis de cerâmica da sua autoria no John Fitzgerald Kennedy Center for the Performing Arts.

"Itinerâncias" é o nome da exposição do ceramista Mário Ferreira da Silva que o Pelouro da Cultura, Patri­mónio e Turismo promove, a partir de 21 deste mês, na Casa-Museu Teixeira Lopes.

A mostra é dominada por um conjunto de vertentes TERRA, AR, ÁGUA, FOGO - Matéria, Corpo, Forma, Invenção, (acidentes) - simbiose de valores que resultam da sucessiva descoberta e investigação dos fenómenos que transformam a ARGILA em produto final - a CERÂMICA.

Um dos aliciantes da Cerâmica que lhe é particular entre as demais técnicas e meios criativos poderá residir na constatação daquela partícula de mistério que sempre, teimosamente, subsiste a abalar os ali­cerces do conhecimento e da ciência, - mistério - que, por isso, implica uma acção e cumplicidade muito estreitas entre o autor e a matéria e, obviamente, conhecimentos básicos do oficio.

Mário Ferreira da Silva nasceu e vive em Gaia. Com o diploma de técnico ceramista em Portugal, como bolseiro da Fundação Gulbenkian foi para Itália, onde frequentou o Instituto de Arte Cerâmica Gaetano Bellardini, em Faenza, e um curso de Escultura, em Perugia.

Em viagens de estudo, percorreu a Suíça, a Alemanha, a Inglaterra, a França, a Itália, a Holanda e a Espanha. E, em 1971, desloca-se a Washington e a Nova Iorque para dirigir a colocação de 80 painéis de cerâmica da sua autoria, encomendados para o John Fitzgerald Kennedy Center for the Performing Arts. É membro titular da Académie Internationale de la Céramique, órgão consultivo da UNESCO, com sede em Genebra. Outra das exposições que destacamos em Março tem a assinatura do mestre Diogo de Macedo e o nome "Mulher - estudos", inaugurando logo no dia 7 na Casa da Cultura (Casa Barbot).

Escultura de mulher nas suas formas expressivas de sensualidade marcante, de translúcidos volumes de erotismo, de beleza transcendente e imanente à sua natureza, de fulminado e carente amor por doar, de cabelos e corpos nus ao vento da verdade inquieta, de maternidade assumidamente comprometida, de emoções rasgadas e plasmadas em rostos de ardente serenidade, de segredos revelados no mais puro silêncio...

Nesta exposição fascinante de Estudos de Diogo de Macedo, podemos observar as marcas do seu fascínio pelo movimento da renovação estática existente nas novas correntes de escultura francesa que se fizeram sentir no início do Século XX, em Paris, com Auguste Rodin e Antoine Bourdelle.



Org: Pelouro da Cultura, Património e Turismo/Galerias Digo de Macedo/Gaianima

Local: Galerias Diogo de Macedo

Horário:  3ª a sábado das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Domingos e feriados das 10h00 às 12h  e das 14h00 às 17h00


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité