Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
19 avril 2007

Conservatório faz 90 anos e diz adeus ao velho edifício

pedro correia (foto)
Apesar das precárias condições, Conservatório de Música continua a ter alunos a ganhar prémios

Manuel Vitorino

Foi entre recordações marcadas pela simbologia do lugar e notas de optimismo quanto ao futuro que o Conservatório de Música do Porto começou, ontem, a celebrar 90 anos da sua intervenção na vida artística da cidade. Concertos, palestras, concursos de música de cravo e de câmara, bem como a edição de uma monografia, são algumas das iniciativas previstas. Amanhã e sábado, às 21. 30 horas, Astor Piazzola será homenageadono Teatro Helena Sá e Costa, num espectáculo intitulado "Portango Suite".

As escadas,os vitrais (lindos e valiosos), sem esquecer a clarabóia única no Porto, e as salas do edifício onde gerações de músicos estudaram são as mesmas do início do século XX. Em termos arquitectónicos, o velho imóvel é uma relíquia, faz parte do património musical e afectivo da cidade. Porém, hoje, este espaço marcante não tem condições físicas nem acústicas. É uma memória do passado. Mesmo assim, todos os dias cerca de 600 alunos e professores fazem autênticos milagres e continuam a fomentar o ensino artístico em Portugal.

Por isso, estas celebrações serão as últimas a festejar no velho edifício da Rua da Maternidade "Se for cumprido o programa gizado pelo Ministério da Educação, o próximo ano lectivo será o último", lembrou Moreira Jorge, presidente do Conselho Directivo da instituição, que passará para a Escola Rodrigues de Freitas.

Enquanto solta palavras de esperança num futuro diferente, a pequena sala de aula do Conservatório (onde se fazem recitais e concertos em dias de festa) deixa entrar sons de clarinete, improvisos dos jovens músicos "Apesar das precárias condições, continuámos a ter alunos a ganhar prémios nacionais e internacionais. As instalações não servem de escapatória", diz.

A professora Isabel Rocha, responsável pelo programa preferiu destacar a "vitalidade" da escola do Porto, como pólo do ensino artístico e destinada a animar culturalmente a cidade. "O programa não está fechado", disse. A saber "Era uma vez um violoncelo", um "workshop" para as escolas do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (dia 23); "Águas Mil", espectáculo pluridisciplinar, (dia 28); "Cordas e voz - viagens no tempo", (dia 7 de Maio); concerto pelas orquestras do Conservatório de Música.

Na instituição onde estudou Guilhermina Suggia, Pedro Burmester, Paulo Gaio Lima e tantos outros músicos de renome, não se esquece o passado, mas agora, tenta-se recriar outro "hino à alegria".


publicado no Jornal de Notícias



Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité