Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
2 mai 2007

Serenas Solidões na Árvore

arvorelog_p


              
                                                                                                                          
              
 
ANA GAIAZ - Serenas solidões

            
 
                                                                                                                                                                                                              
                        

Clique aqui e veja algumas fotografias desta artista!

A Cooperativa Árvore inaugura a exposição de fotografia de ANA GAIAZ, Serenas solidões, no dia 3 de Maio de 2007, pelas 18.30 horas.

A exposição pode ser visitada até ao dia 22 de Maio.

                        
                        

 

 

                        

"À Ana,
A aliteração do título – “Serenas Solidões” – quadra-se com as imagens. (...)
(...)Fotografar é arrumar e classificar. A série de bonecas é uma colecção de olhares espantados com o mundo. São crianças por nascer num conto de fadas. As imagens de Ana Gaiaz estão prenhes de memórias mas vazias de gente. As excepções – por puras razões geométricas – são as fotografias de Veneza. Por exemplo, a do gondoleiro que se dobra no plano perpendicular ao perfil encurvado do barco. Ou a da fila de transeuntes na passerelle duma Praça de São Marcos alagada – barreira humana em contraponto à fachada modulada do palácio. Há ecos das janelas nos arcos palafíticos da estrutura.(...)"
Excertos de texto da autoria de Jorge Calado, in catálogo da exposição, Ed. Árvore, 2007

"Solidão – da dor à tranquilidade
As fotografias de Ana Gaiaz evidenciam um elevado grau de contemplação e enunciam a profunda paz interior de quem deambula de olhar atento e sensitivo pelos espaços que percorre. Com excepção das imagens de Veneza, todas as fotografias estão despidas da presença humana, como que a sublinhar o título atribuído ao conjunto: “Serenas solidões”. Semanticamente, este título remete-nos para um sentimento consentido que pode mergulhar na dor ou na tranquilidade. (...) Contudo, o imenso âmbito simbólico destas imagens pode remeter o nosso imaginário para as mais diversas viagens.(...)"

Excertos de texto da autoria de Rui Prata (Março, 2006), in catálogo da exposição, Ed. Árvore, 2007

"Uma vibração do mundo
Um dia, "descobri" que a minha mulher era fotógrafa... Eu já sabia, como é evidente, do seu grande interesse pela fotografia. Mas só mais tarde, olhando os seus "trabalhos de casa" em sequências organizadas, me dei conta de haver neles uma coerência de propósito estético e uma expressão de personalidade muito própria. (...)
(...) Ana Gaiaz não procura grandes acrobacias conceptuais na sua maneira de abordar os objectos e muito menos as manipulações possíveis em laboratório ou no computador. Procura, sim, no reviver e no prazer da tradição oficinal de quem amplia as suas próprias imagens, o instante em que os silêncios do real se tornam mais eloquentes em face da sua objectiva e em que a fotografia a preto e branco se torna o meio mais idóneo para nos transmitir uma vibração, subtil e inesperada, do mundo em que vivemos."

Excertos de texto da autoria de Vasco Graça Moura, in catálogo da exposição, Ed. Árvore, 2007

Curriculum de Ana Gaiaz


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité