Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
11 mai 2007

João Gabriel Borkman

12-05-2007 a 03-06-2007

Representação de estreia da peça de Henrik Ibsen  pelo TEP, sujeita a
confirmação.



Representação de estreia da peça de Henrik Ibsen pelo TEP, com encenação de Norberto Barroca e com os actores Henriqueta Maya, Isabel Nunes, José Cruz, Mané Carvalho, Norberto Barroca, Olga Dias, Ricardo Trepa e Susana Sá.



JOÃO GABRIEL BORKMAN é a história de um homem que tem o sonho de construir grandes empresas visando melhorar a sociedade. E, nessa ambição reside o seu idealismo que está acima dos preconceitos e das convenções sociais estabelecidas. Ele é também a imagem da ambição do poder e da glória. Nada o faz recuar para alcançar os seus objectivos; sacrifica a própria mulher que amava e a mulher com quem casa; utiliza os dinheiros que foram confiados à guarda do banco que dirigia para criar as “empresas que tinha sonhado” para “criar o bem estar de milhões de pessoas”. Mas, os seus sonhos saíram frustrados. Acaba por ser traído, denunciado e preso.

No final da vida, o homem isola-se do mundo refugiado no seu ideal, numa outra prisão em que, voluntariamente, se encerrou. Obrigado a rever os seus ideais, os seus actos e as consequências que desencadearam no mundo real, continua a ter esperanças de realizar o seu sonho. Inesperadamente, a rotina de tantos anos é quebrada. Uma porta abre-se e do exterior.

É o passado que regressa na figura da mulher que amou e que, depois da sua prisão e ruína, educou o seu filho, volta do passado para lhe pedir que “salde” algumas dívidas. Depois dum frente a frente entre esta (Helga) e a sua mulher (Gunhild), há a disputa pelo filho de João Gabriel, entre a mãe verdadeira e a mãe adoptiva do filho (Erhart). Mas é o filho quem escolhe o seu destino; não se deixa prender na teia dos preconceitos sociais e familiares e parte para a aventura, para a vida, para a liberdade. Vai para longe com a mulher que ama, mesmo sendo uma mulher vivida e mundana. Ainda que parta para uma efémera ilusão, ele escolhe a sua vida. No trenó onde partem vai o amor e a juventude, tudo o que, afinal, é “autêntico”. Borkman, ainda agarrado aos seus sonhos, embora “frustrados”, também caminha para a liberdade. Numa cena carregada de simbolismo, ele revê os seus ideias, os tesouros da terra que ele queria transformar em riqueza para todos. É o inevitável fim de todos os seus sonhos, a libertação pela morte.

A peça é um conflito entre o passado que se revisita, o passado que Borkman tem de encarar de frente e o futuro que não pode concretizar; é o conflito entre o idealismo e a responsabilidade perante os outros, nem sempre compatíveis. O drama do homem sonhador e idealista; o drama da ambição do poder e da glória, da queda e da ruína, da vida ideal e da morte verdadeira.




Organização: TEP | Apoio  - Pelouro da Cultura, Património e Turismo/Auditório Municipal/Gaianima


Horário
De 4ª Feira a Sábado às 21h45
Domingo às 16h

Local
Auditório Municipal de Gaia

Morada
Rua de Moçambique
4430-145 Vila Nova de Gaia

Telefone:
22 377 18 20
Fax: 22 377 18 29
Email: am.gaia@gaianima.pt

Bilheteiras:
Estreia sujeita a confirmação

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité