Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
24 mai 2007

LABJOVEM - Concurso de Jovens Criadores dos Açores

LABJOVEM - Concurso de Jovens Criadores dos Açores

É já no próximo dia 1 de Junho que arranca. Toda a informação sobre o concurso (ficha de inscrição, regulamento, júris, etc) estará disponível no site www.labjovem.pt .

O concurso LABJOVEM é um projecto que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova gerações de artistas açorianos.

As áreas contempladas pelo concurso são: Artes Plásticas, Banda Desenhada e Ilustração, Ciber Arte, Dança/Performance, Design Gráfico, Fotografia, Literatura, Música, Teatro e Vídeo.

Do concurso resultará uma selecção de projectos que serão apresentados nos Açores sob o formato de Mostra Regional, que engloba:

- Exposição de Artes Plásticas, Banda Desenhada e Ilustração, Ciber Arte, Design Gráfico e Fotografia;

- Apresentação de espectáculos nas áreas de Dança, Teatro e Música;

- Apresentação de uma Mostra de Vídeo e realização de um Café Literário.

De entre os projectos seleccionados em cada área para integrar a Mostra Regional, será também seleccionado pelo júri do concurso LABJOVEM um projecto ao qual será atribuída uma bolsa de estudo no estrangeiro de curta duração ao respectivo autor.

É a criatividade humana que tece o mundo
A criatividade contém potencialidades que a criação se encarrega de materializar.
O concurso LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores pretende estabelecer-se como uma plataforma para novos criadores nos Açores, alicerçada em dois vectores: a difusão e a produção, esta última vocacionada para a contemporaneidade.
A ideia subjacente a este projecto é a exploração de novas territorialidades artísticas, na assumpção de plena liberdade no processo criativo, para que as novas gerações de artistas possam também apropriar-se do mundo e das ilhas que os viu respirar e crescer.
Esperamos que este seja apenas o início de um movimento, de um novo sopro, que gere futuramente e num acto contínuo ramificações diversificadas, não num acto de justaposição sobre o legado cultural que herdámos, mas de novos testemunhos, de novas representações do eu e do colectivo, para que os de hoje possam também reconhecer-se e deixar as suas marcas, impressões e um legado cultural para as futuras gerações.
Acreditamos que a criação artística, pela expressão e exteriorização do indivíduo, constitui uma vital alavanca de mudança, que pode enriquecer o ser humano de tal forma que não pode ser quantitativamente mensurável. O que se pretende é que o nosso tempo e o nosso espaço reflictam esta diversidade cultural e pluralidade de expressões artísticas que enformam a nossa identidade cultural, para que a sociedade se renove e se assegure a vitalidade artística.
São urgentes novas dinâmicas. É urgente a criação. É urgente.  
A Organização

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité