Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
26 mai 2007

Em Trânsito #014

Hermann Czech nasceu em Viena, Áustria, e estudou com with Konrad Wachsmann na Academia de Verão de Salzburg e com A. Plischke na Academia de Belas Artes em Viena.

Arquitecto polivalente, autor de publicações de crítica de arquitectura, focando em especial sobre a obra dos mestres Vienenses Otto Wagner, Adolf Loos, Josef Frank, mas também sobre a influência de Christopher Alexander, o seu trabalho abrange uma escala diversificada, da concepção de exposições, a concepção de casas, escolas e hotéis, com particular relevo para o supremo requinte com que Hermann Czech faz os seus luxuosos cafés vienenses, ou o encerramento invernal da loggia da Ópera de Viena.

"Perception is thus compelled to acknowledge something more than the image of an object. It leads to the concept of many-layeredness, which also makes possible the interpretation of work connected with the object. We find this concept recurring in Hermann Czech and others, and it goes back to the extraordinary possibility of finding a link through the architectural work with history, by means of the introduction of elements that in their turn speak to us of this history."1

Nos seus trabalhos teóricos as noções de adaptação e maneirismo assumem um papel importante. É o momento a que alude Musil quando a arquitectura, que se deveria restringir ao "pano de fundo" (Czech), é sentida na sua diferença do monótono e enfadonho, obrigando-nos a repensar os nossos critérios críticos, de forma a sermos capazes de detectar a diferença entre subtileza e banalidade.

Foi professor convidado na Universidade de Artes Aplicadas em Viena, 1985-86; na Universidade de Harvard, EUA, 1988-89 e 1993-94. Desde 2004, lecciona na ETH Zurique, Suiça. Participou nas Bienais de Veneza em 1980, 1991, e 2000. Expôs o seu trabalho na 9H Gallery, Londres 1987, e no Architekturmuseum Basel, 1996, e foi galardoado com diversos prémios, entre os quais se destacam: Prémio de Arquitectura da cidade de Viena, 1985; Prémio da Academia de Artes de Berlim, 2001.

1. in Dietmar Steiner: Architecture of Silence Lotus International, 29. 1980


"Things that look like nothings "  Hermann Czech

Porto: 27 Maio | Domingo, 21:30h 

 Casa da Música – Terraço


A conferência será em inglês, sem tradução / Entrada livre  (obrigatório levantamento de ingressos na bilheteira)

www.oasrn.org 

www.casadamusica.pt


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité