Em Trânsito #014
Hermann
Czech nasceu em Viena, Áustria, e estudou com with Konrad Wachsmann na
Academia de Verão de Salzburg e com A. Plischke na Academia de Belas
Artes em Viena.
Arquitecto polivalente, autor de publicações de
crítica de arquitectura, focando em especial sobre a obra dos mestres
Vienenses Otto Wagner, Adolf Loos, Josef Frank, mas também sobre a
influência de Christopher Alexander, o seu trabalho abrange uma escala
diversificada, da concepção de exposições, a concepção de casas,
escolas e hotéis, com particular relevo para o supremo requinte com que
Hermann Czech faz os seus luxuosos cafés vienenses, ou o encerramento
invernal da loggia da Ópera de Viena.
"Perception is thus compelled to acknowledge something more than
the image of an object. It leads to the concept of many-layeredness,
which also makes possible the interpretation of work connected with the
object. We find this concept recurring in Hermann Czech and others, and
it goes back to the extraordinary possibility of finding a link through
the architectural work with history, by means of the introduction of
elements that in their turn speak to us of this history."1
Nos seus trabalhos teóricos as noções de adaptação e maneirismo assumem
um papel importante. É o momento a que alude Musil quando a
arquitectura, que se deveria restringir ao "pano de fundo" (Czech), é
sentida na sua diferença do monótono e enfadonho, obrigando-nos a
repensar os nossos critérios críticos, de forma a sermos capazes de
detectar a diferença entre subtileza e banalidade.
Foi professor convidado na Universidade de Artes Aplicadas em Viena,
1985-86; na Universidade de Harvard, EUA, 1988-89 e 1993-94. Desde
2004, lecciona na ETH Zurique, Suiça. Participou nas Bienais de Veneza
em 1980, 1991, e 2000. Expôs o seu trabalho na 9H Gallery, Londres
1987, e no Architekturmuseum Basel, 1996, e foi galardoado com diversos
prémios, entre os quais se destacam: Prémio de Arquitectura da cidade
de Viena, 1985; Prémio da Academia de Artes de Berlim, 2001.
1. in Dietmar Steiner: Architecture of Silence Lotus International, 29. 1980
"Things that look
like nothings " Hermann Czech Porto: 27 Maio | Domingo, 21:30h Casa da Música – Terraço
A
conferência será em inglês, sem tradução / Entrada livre (obrigatório levantamento de ingressos na
bilheteira)