Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
6 juin 2007

Festival Internacional de Música de Gaia

De 09-06-2007 a   18-07-2007

XIV  Festival Internacional de Música de Gaia

O consagrado evento de música erudita continua firme e atinge a sua 14ª edição com um programa que, à semelhança dos anos anteriores, mantém um elevado nível de qualidade.

É mais de um mês que o XIV Festival Internacional de Música de Gaia (FIMG) vai durar, pelo que os seus últimos concertos terão já lugar em meados de Julho.
Até lá, sobretudo no Auditório Municipal de Gaia, haverá oportunidade de escutar um repertório variado que, desta vez, contempla a homenagem a diferentes compositores.
Um deles é o norueguês Edvard Grieg (15/06/1843 - 04/09/1907), cujo centenário da morte está a ser assinalado mundialmente pelo governo da Noruega e a que o FIMG se associa. Foi, aliás, escolhido para a abertura do festival, no dia 9, o Concerto para Piano e Orquestra "No Centenário de Grieg", contando com a interpretação da pianista brasileira Licia Lucas e a direcção de Gustavo Petri.
O Festival inclui depois um espectáculo com a participação de várias escolas EB 2/3 de Gaia e ainda do Ginasiano. Haverá ainda um recital pelo Duo Pianistico Pollice, composto pelos italianos Aurélio e Paolo Pollice, que interpretarão peças de Débussy, Ravel, Poulec e Rachmaninoff.

Erich W. Korngold

No dia 27, o programa volta-se para outro prodígio, Erich Wolfgang Korngold, que é tido como o "pai" da música para cinema e de cuja morte passam agora 50 anos.
Nascido no território austro-húngaro de Brno, em 1897, Korngold tornou-se famoso como compositor em Viena, ainda em criança, tendo partido para Hollywood em 1934, onde duplicaria a sua fama mas aí com a composição para cinema.
No evento dedicado a Korngold, a voz de Sílvia Mateus e o piano de Nuno Vieira de Almeida viajarão por peças desse compositor e também de Zemlinsky, Joseph Marx, Schreker e Schonberg, sendo ainda ocasião para uma conferência por Bruno Caseirão.
Ainda em Junho, o programa do Festival Internacional de Música de Gaia contempla um concerto sob o tema "Histórias bíblicas", que terá por palco bem adequado o Mosteiro de Grijó e em que organista ta Gerard Doderer e a cravista Cremilde Rosado Fernandes se juntam aos solistas, coro e orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia.
Serão interpretadas a "Batalha famosa" (peça para órgão de autor anónimo), "O combate entre David e Golias" (cravo) e "A doença e a cura de Ezequias" (órgão), ambas de Johann Kuhnau, e ainda a oratória "Jephtha" de G. Caríssima.


O Festival segue por Julho adiante e contempla a vinda do Quarteto de Piano de Moscovo, que integra o violino de José Pereira, a viola de Alexandre Delgado, o violoncelo de Guenrikh Elessine e o piano de Alexei Eremine, para um mosaico musical (concerto de música de câmara).
Está igualmente programado um concerto para flauta e violino, que conta com a presença do flautista espanhol Claudi Arimany para, juntamente com a Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia e sob a direcção do maestro norte-americano Robert Gutter, interpretar "Ballet Music Idomeneo" de Mozart, "Concerto para Flauta nº 1", também de Mozart, e a "Sinfonia nº1 em C. op. 29", de Beethoven.
Também em Julho, um outro recital será composto pelos trios para piano, violino e violoncelo nº1 op. 8 de Sostakovich, nº 1 op. 49 de Mendelssohn e nº 1 op. 8 de Brahms, sendo intérpretes Tatiana Samouil (violino), Paulo Gomziakov (violoncelo) e Filipe Pinto-Ribeiro (piano).

Alfred Keil

Um outro compositor cujo centenário da morte está a ser assinalado é Alfred Keil (1850-1907), autor da música que a partir de 1911 se tornou o Hino Nacional, mas que, além de compositor (e alfaiate de profissão), se destacou também na escrita, na fotografia e na pintura, entre outras actividades a que se dedicou. E, para evocar a sua memória, a ópera "Irene", um drama lírico em quatro actos da sua autoria, será alvo de duas apresentações neste festival, numa produção do Conservatório Superior de Música de Gaia, com encenação de Fernanda Correia, direcção musical de Ferreira Lobo e interpretação do coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia.
O XIV FIMG terminará com um recital de música religiosa contemporânea em que será apresentado, em primeira audição em Portugal, o Canto em Louvor de Sol sobre o poema de S. Francisco de Assis ("Senhor, fazei de mim instrumento da Vossa paz...") com música da compositora russa Sofia Gubaidulina, pelo Grupo de Música Vocal Contemporânea sob direcção de Mário Mateus.



Org: Pelouro da Cultura, Património e Turismo/Auditório Municipal/Gaianima






Programa


Dia 9 Junho - Auditório Municipal de Gaia

Horário: 21h45

No Centenário de Grieg
Concerto para Piano e Orquestra
Licia Lucas, Piano (Brasil)
Gustavo Petri, Maestro (Brasil)


Dia 16 Junho - Conservatório Regional de Gaia

Horário:16h30

Tribuna Jovens Intérpretes


Dia 17 Junho - Auditório Municipal de Gaia

Horário: 17h00

Duo Pianistico Pollice 
Aurélio Pllice, Piano (Itália)
Paolo Pllic, Piano (Itália)             


Dia 20 Junho - Auditório Municipal de Gaia

Horário: 21h45

Tribuna de Jovens Intérpretes
Daniel Cunha, Piano (Portugal)


                                           Dia 21 Junho - Auditório Municipal de Gaia

Horário: 21h45

Escolas em Movimento  - Actividades Paralelas


Dia 27 Junho - Cine Teatro Eduardo Brazão

Horário:  21h45

Viena 1900 - Nos 50 Anos da Morte de Korngold
Sílvia Mateus, Soprano
Nuno Vieira de Almeida, Piano
Bruno Caseirão, Conferencista


Dia 30 Junho - Mosteiro de Grijó

Horário: 21h45

Concerto "Histórias Bíblicas"
Gerard Doderer, Órgão
Cremilde Rosado Fernandes, Cravo
Solistas, Coro e Orquestra da Fundação Conservatório  Regional de Gaia


Local:
Auditório Municipal de Gaia
Rua de Moçambique  - 4430 145 Vila Nova de Gaia

Contactos

Telef: 22 377 18 20 / Fax: 22 377 18 29 / E-Mail:am.gaia@gaianima.pt

Horário:
Diariamente das 15h às 23h



Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité