Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
14 juin 2007

VOLKER SCHNÜTTGEN - Metamorphosis

                                                                 

            
 
                                                                                                                                                                                                              
                        

 

A Cooperativa Árvore inaugura a exposição de escultura e trabalhos sobre papel de VOLKER SCHNÜTTGEN, Metamorphosis, no dia 14 de Junho de 2007, pelas 18.30 horas.

A exposição pode ser visitada até ao dia 3 de Julho.

                        
                        

 

 

                        

Metamorphosis
Esculturas e Trabalhos sobre Papel

Escolhi dois grupos de obras para esta exposição:
Esculturas em madeira (do ano 2006/2007) e trabalhos sobre papel (na maioria do ano 2006)

O processo escultórico precisa de uma vitalidade agressiva, a modelação de materiais como aço, mármore, granito ou madeira implica a utilização de ferramentas duras e pesadas e a aplicação de muita energia. Esta metamorfose do material é tema permanente do meu trabalho artístico e entendo como metáfora pelo desenvolvimento da civilização. A capacidade da transformação do nosso planeta ajuda para nosso bem-estar, mas também tem o risco da destruição do nosso habitat. Vejo estes dois extremos inerentes á criação artística.

Entendo o meu trabalho no próprio sentido da palavra como lapidar: à procura de uma linguagem simples desenvolvi configurações reduzidas e abstraídas. São signos espaciais, mas de uma forma associativa, de um significado complexo ou múltiplo, de uma forma emotiva.

Criei com os Trabalhos sobre Papel aqui apresentados um pequeno alfabeto escultórico de nove letras, que valem cada uma por si, mas que também permitem combinar pequenas sentenças. Não são frases linguísticas mas escultóricas: falam do espaço e do volume, da peso e do vazio, da materialidade e da sua transformação. Dentro deste processo procuro no papel branco e leve signos escuros de uma densidade absoluta.

Recentemente escolhi a madeira como matéria das minhas construções, um material que tem a sua própria expressão, diferente da pedra. Respeitando as experiências com este novo material desenvolvo a minha linguagem escultórica: espaços arquitectónicos esculpidos nitidamente à procura de clareza, construídos segundo as regras do próprio material e dos princípios austeros da escultura moderna e minimalista.
Volker Schnüttgen, Sintra, 2007

Curriculum de Volker Schnüttgen


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité