cinemas Medeia Porto, programação 20 a 26 Setembro
O regresso às aulas é... no Cidade do
Porto. Jovens do secundário vivem um choque geracional, num filme afectivo e
pop, com ecos de Nicholas Ray. É O CAPACETE
DOURADO, longa-metragem de Jorge Cramez sobre a «angústia teen» no
início do século XXI.
Chega ao fim a
saga do agente secreto Jason Bourne (Matt
Damon), que revolucionou o cinema de espiões. ULTIMATO estreia esta quinta-feira, no Cidade do
Porto. Em cartaz, continuam: 2
DIAS EM PARIS, comédia deliciosa com «auto-retrato» de Julie
Delpy; FACTORY GIRL, com Sienna Miller no papel de Edie Sedgwick,
a musa da Factory de Andy Warhol; RATATUI, «provavelmente»
uma das melhores animações da Pixar. No Teatro do Campo Alegre, soma e segue o
ciclo UM ANO DE CINEMA (S) - pode ver 7
dos melhores filmes do último ano, ao preço reduzido de 3,5 euros o
bilhete.
Medeia
Filmes_Porto
programação 20 a 26 Setembro
Cinemas Cidade do Porto
parque grátis, todos os dias, das 20h às
2h
estreiam
O CAPACETE DOURADO > de Jorge Cramez
todos os dias às 14h_15h50_17h40_19h40_21h40
{em exclusivo neste cinema}
ULTIMATO > de Paul
Greengrass todos os dias às 14h30_17h_19h30_22h
continuam
2 DIAS EM
PARIS > de Julie Delpy todos os dias às 14h20_16h50_19h20_21h50
FACTORY GIRL / QUANDO EDIE CONHECEU
WARHOL > de George
Hickenlooper todos os dias às 16h30_19h_21h30 {em exclusivo neste
cinema}
RATATUI > de Brad
Bird todos os dias às 14h05 {versão
falada em Português}
Teatro do Campo Alegre
ciclo UM ANO DE CINEMA(S)
qui, 20 Set, PARIS JE T'AIME > Olivier
Assayas, Gus Van Sant, Isabel Coixet et
all sex,
21 Set, CARTAS DE IWO JIMA > Clint
Eastwood
sáb, 22 Set, LIVRO NEGRO > Paul Verhoeven
dom, 23 Set, OS ANJOS EXTERMINADORES > Jean-Claude Brisseau
seg, 24 Set, O BOM PASTOR > Robert De Niro
ter, 25 Set, O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA > Kevin McDonald
qua, 26 Set, O CAIMÃO > Nanni Moretti
sessões às 18h30_22h
{bilhetes a 3,5 euros}
O CAPACETE DOURADO > Jorge Cramez
com Eduardo Frazão, Ana Moreira, Rogério Samora, Rita Blanco
Festival de Locarno 2007 > Selecção Oficial, em Competição
Jota, "wild motard" e trânsfuga no liceu, vive o negro das suas noites "Nicholas Ray" com os amigos, a "abrir com a moto" e a desafiar o perigo, ou a levar o perigo aos outros. Joga "snooker", consola de jogos, vai à pesca… e quando conhece Margarida apaixona-se por ela. A partir de uma certa altura começa tudo a gravitar em torno daquele capacete dourado: o amor, a desilusão, a vingança, o choque entre pais e filhos, o mistério de pequenos crimes.
Raras vezes vimos, sobretudo em Portugal, um filme tão honesto a dirigir-se à angústia "teen", humana e criativamente, na ambição e na surpresa dos enquadramentos, nos "travellings" que antecedem ou fecham as cenas, nos diálogos improvisados pelos actores. Há aqui um "saber estar" que, sem perder um grama de intensidade, afasta-se do lado mais sombrio do cinema português, sem nada ficar a dever a naturalismos de ficção ligeira. Ficar à altura destes rebeldes sem causa, misturar o cinema e a vida sem que nenhum dos dois se compartimente ou torne inferior ao outro – eis o triunfo da grande surpresa deste Verão.
Francisco Ferreira, Expresso
Eu tentei o mais fielmente possível representar os jovens portugueses. Tendo tido eu mesmo essa idade, tentei dar às personagens do filme características e problemas das minhas próprias experiências e dos meus amigos que tinham todos entre vinte e vinte cinco anos.
Todas as dificuldades e frustrações com que nos deparámos no trabalho, durante os estudos ou no plano afectivo ajudaram-me bastante na direcção dos actores. Eu queria mostrar esta idade como crescer e lembrar a delicada transição. Este filme traduz a realidade, sobre a vida de todos os dias. As personagens experimentam livremente, dentro de uma linguagem familiar. Os seus gestos, muito naturais, seguem essa mesma lógica.
Jorge Cramez, ao jornal Pardo News
www.clapfilmes.pt/ocapacetedour
ULTIMATO / THE BOURNE ULTIMATUM > Paul Greengrass
com Matt Damon, Julia Stiles, Paddy Considine, Daniel Brühl
Depois de Identidade
desconhecida e Supremacia, Matt Damon está de regresso ao grande ecrã para a
terceira e talvez última sequela da série Bourne. Desta feita, o herói dos
tempos modernos, Jason Bourne, passa de Moscovo para Paris, Londres e até
Tânger, a um ritmo frenético capturado pelo talento único do realizador Paul
Greengrass. Depois de tentar desaparecer para o mundo, um artigo publicado no
jornal britânico "The Guardian" torna a colocar Bourne no centro das prioridades
da CIA, mas nem a mais avançada tecnologia é suficiente para travar o intrépido
agente. [...] O estilo documental do filme traz também uma dimensão mais
realista a uma história que nada deixa a desejar. Até os mais extravagantes
detalhes são baseados na realidade de espionagem norte-americana. "O Echelon -
que segue milhões de conversas telefónicas ao mesmo tempo para detectar
actividades suspeitas - é um programa real levado a cabo pelos governos
britânico e norte-americano. Além disso, quando pensei na possibilidade de a CIA
ter acesso às câmaras de segurança da estação de comboios de Waterloo, todos
pensaram ser impossível. Acontece, no entanto, que é um sistema que actualmente
está em prática na estação", explicou Greengrass em conferência de Imprensa.
"Jason Bourne não é um personagem fantasioso, ele é um homem real num
ambiente contemporâneo e a história poderia ser retirada de um jornal de
amanhã". Foram essas mesmas características que levaram o realizador de
"United 93" a aceitar o desafio. Rita
Jordão, Jornal de Notícias
2 DIAS EM PARIS / 2 DAYS IN PARIS > Julie Delpy
com Julie
Delpy, Adam Goldberg, Daniel
Brühl Berlim 2007 > Secção
Panorama Actriz parisiense, mas
dividindo o seu tempo entre a terra natal e os EUA - e entre a representação, a
escrita e a realização -, Julie Delpy percorre o território dos filmes que mais
a popularizaram, Antes do Amanhecer e Antes do Anoitecer, passeando a sua graça,
inteligência e sensibilidade atrás e à frente da
câmara. João Antunes,
Jornal de
Notícias Julie Delpy assina um
auto-retrato
adorável. Les
Inrockuptibles
FACTORY GIRL - QUANDO EDIE CONHECEU WARHOL > George Hickenlooper
com Sienna Miller, Guy Pearce; Hayden Christensen
Anos 60. A ambiciosa Edie Sedgwick (Sienna Miller) chega a Nova Iorque e conhece Andy Warhol (Guy Pearce) - que vê na beleza e no carisma da jovem potencial para fazer dela a sua musa.
Warhol convida Edie para se juntar à Factory – uma fábrica desmantelada transformada num paraíso boémio, local de encontro de poetas, actores, pintores e todo o tipo de artistas.
Local de trabalho durante o dia, palco das mais glamorosas festas da cidade à noite, a Factory é o centro de um emergente universo de arte pop onde não faltam sexo, drogas e rock ‘n’ roll.
Rapidamente Edie se torna a estrela dos filmes de Warhol, um ídolo dentro da Factory e a menina bonita da comunicação social. Edie está no auge e vive o sonho de todas as jovens. Até que conhece uma estrela rock (Hayden Christensen)… e se vê tragicamente dividida entre o mundo de Warhol e o do seu mais recente amor.
estreiaonline
RATATUI / RATATUILLE > Brad Bird
Provavelmente, nunca a Pixar fez um filme que, para além da sua maravilhosa animação digital, fosse tão complexo nos temas e emoções que coloca em jogo e, nessa medida, tão subtilmente adulto.
João Lopes, Sound + Vision
Outra pequena jóia de humor e imaginação da Pixar.
Manuel Cintra Ferreira, Expresso
disney.go.com/disneypictures
ciclo UM ANO DE CINEMA(S) PARIS JE T'AIME > Olivier Assayas, Gus Van Sant, Isabel
Coixet et all Com
duas dezenas de cineastas de vários continentes, acima de tudo, fica o
sentimento de um genuíno desejo de romanesco, ou seja, desses momentos em que
verdade e romance parecem unir-se — neste caso sob o signo de uma ambiência
urbana muito particular, algures entre a crueza realista e o apelo
visionário. João Lopes, cinema 2000 CARTAS DE IWO
JIMA > Clint Eastwood
É uma obra-prima absoluta. Perdê-lo é perder um dos filmes maiores
de 2007. Jorge Mourinha, Público Eastwood surpreende os dois lados em confronto irmanados num mesmo
sentimento, súbito e fundo, os inimigos mais próximos do que alguma vez
estiveram e voltarão a estar. É como se Akira Kurosawa, esse humanista que
filmava homens violentos e em conflito como poucos, tivesse incarnado brevemente
no realizador de Imperdoável. Eurico de Barros, Diário de Notícias, 6ª LIVRO NEGRO >
Paul Verhoeven
[Paul Verhoeven] regressa às raízes holandesas com “Zwartboek”, um
filme inspirado em eventos reais que se debruça sobre o vasto limbo de nuances
morais que, por via da guerra, se estende entre as definições de bem e mal (um
exemplo disso é o do advogado Wim Smaal/Dolf DeVries que negoceia com os nazis
pela libertação de prisioneiros da resistência). [...]Misturando o político e o
pessoal, testam-se amizades e lealdades face a interesses pessoais e ao instinto
de sobrevivência. O bem e o mal mostram-se exteriores aos actos, que podem ser
ambas as coisas dependendo de quem os vê e desde que lugar. Neste jogo duplo, o
sexo é usado como moeda de troca e como forma de
poder. Cinerama OS ANJOS
EXTERMINADORES > Jean-Claude
Brisseau
O que extermina no filme de Brisseau, o que coloca em perigo
François, é o tabu do sexo que aquele realizador quer ousar pôr em causa e, pior
ainda, em cena, tal como Santo Agostinho ousou pôr em causa as Escrituras. Um
tabu que se julga ultrapassado, embora há séculos profundamente enterrado no
sentimento de culpa do homem e que só um «voyeur» sem medo não
teme. Francisco Ferreira, Expresso O BOM PASTOR >
Robert De Niro Viagem [cheia de sedução e contagiante energia] aos tempos da
Guerra Fria que se transforma numa fábula cruel sobre as relações entre pais e
filhos. João Lopes, Diário de Notícias, 6ª
O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA > Kevin McDonald
O filme de Kevin Macdonald merece todos os elogios que lhe são
tecidos, [e é] principalmente muito bem interpretado [valeu vários prémios a
Forest Whitaker, entre eles o Óscar de Melhor
Actor]. Nos anos 70, o Uganda estava mergulhado numa crise devido ao
aproveitamento político por parte dos governantes para enriquecerem, deixando a
população à sua mercê. Com a ajuda dos ingleses, Idi Amin (Forest Whitaker) sobe
ao poder. Embora com fortes convicções e ideais para melhorar o seu país, Amin
sofre de alguma indecisão e o seu comportamento é algo infantil para uma pessoa
no seu posto. Quando sofre um acidente de viação, conhece Nicholas Garrigan
(James McAvoy), um médico escocês que quer fazer a diferença em África,
tomando-o como seu protegido e mantendo-o a seu lado para o ajudar nas suas
decisões estatais. Mas o comportamento perigoso de Amin, deixa Garrigan muito
apreensivo e este tenta deixar o país. Mas não será assim tão simples pois Amin
não está disposto a deixá-lo partir. Mais do que um simples relato histórico de uma pessoa, The Last
King of Scotland conta-nos a história de um povo oprimido e
enganado.
O CAIMÃO > Nanni Moretti
É um filme maravilhoso (sim, tenho cuidado com as palavras), um
filme brilhante (pois, já sei, os excessos não caem bem), um filme realmente
(perdoem-me a italianada) grandíssimo. [...] É indispensável ver O Caimão. É o
filme mais livre e mais vivo nas nossas salas, desde há muito, muito
tempo. Jacinto Lucas Pires, Diário de
Notícias Na história global do cinema, O Caimão é uma daquelas
preciosidades, cada vez mais raras, que nos permitem compreender que o cinema
pode ser o instrumento privilegiado de uma obstinada paixão pelo real. [... o
filme é uma comédia] das mais surpreendentes, rigorosas e inteligentes que o
cinema nos deu nos últimos anos - uma obra-prima nascida de um olhar de inquieta
liberdade. João Lopes, DN,
6ª
PRÓXIMAS ESTREIAS
PINTAR OU FAZER AMOR > Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu | PLANET TERROR > Robert Rodriguez | TORRE BELA > Thomas Harlan | MISTERIOUS SKIN > Gregg Araki | THE INNER LIFE OF MARTIN FROST > Paul Auster | O SABOR DA MELANCIA > Tsai Ming Liang | CHANSONS D'AMOUR > Christophe Honoré
www.medeiafilmes.pt
RESERVA DE BILHETES POR
TELEFONE: Cinemas Cidade do Porto 22 600 91 64
Teatro do Campo Alegre 22 606
30 00