Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
25 septembre 2007

Uma vez não é costume

Hoje, recebi um email com uma pergunta de história sobre a cidade do Porto. Como a questão data do longínquo ano de 1963, não pude  responder à questão.
Aqui deixo o texto para ver, se neste amplo mundo digital, se encontra alguém que consiga responder ao Fernandes Costa. Talvez, aí ao fundo da blogosfera haja alguém que possua a história do Clube dos Fenianos Portuenses ou a brochura que foi publicada com o texto de Aquilino Ribeiro.
Por minha parte, só posso acrescentar que nessa altura o dito clube era um dos raros lugares culturais da cidade.

Eis o texto do email:

"Em tempos enviei ao clube Fenianos Portuenses a mensagem, que se anexa, sem obter qualquer resposta. O que solicitava a Vexa, se tal fosse possível, seria uma resposta à dúvida que aqui se coloca:
 
 

Ex.mos Senhores,
Caros Amigos!

 

O Clube Fenianos Portuenses, em 1963, recebeu no seu nobilíssimo seio Aquilino Ribeiro. Estávamos então em ano de homenagens devotadas ao lídimo escritor, homenagens que haveriam de enervar o poder político, decretando a sua proibição. Diz-nos o seu filho, Aquilino Ribeiro Machado, que esta passagem pelo Clube Fenianos Portuenses teria sido o seu último acto público, dado ter acontecido cerca de um mês antes da sua morte (27 de Maio de 1963). A Confraria Aquiliniana, responsável pelo movimento que culminou com a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional, editou e lançou, por alturas da celebração do seu 122º aniversário (13 de Setembro, em Viseu, Solar do Vinho do Dão) e, 19 de Setembro (data da sua trasladação), um número especial da revista "Letras Aquilinianas", órgão oficial da Confraria. Esse número deu à estampa o encomiástico discurso, sobre a cidade do Porto, proferido por Aquilino no Clube Fenianos Portuenses. O que aqui lhes solicitamos, se isso constar dos Vossos arquivos – e por certo constará -, será a data exacta em que tal passagem ocorreu e, não sendo maçada, o acesso a fotografias ou textos que, a propósito, tenham merecido destaque no Clube Fenianos ou até na imprensa da época.

 

Gratos pela colaboração, recebam as nossas saudações aquilinianas e os cumprimentos pessoais de:_____"


Norberto Vilares

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité