Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
2 octobre 2007

Homenagem a Óscar Lopes


                                                             

                                                        

                                                                                     
Homenagem ao Prof. Doutor Óscar Lopes - Matosinhos e Porto
                02/10/2007                        
                                         

                  

A Cooperativa Árvore organiza uma homenagem ao Prof. Doutor Óscar Lopes de 10 a 14 de Outubro de 2007, mês em que completará 90 anos, sob a designação A busca de sentido na obra e na vida de Óscar Lopes. Ensaísta, professor e cidadão exemplar, a quem vamos dar um pouco do nosso tempo, porque ninguém mais do que ele teve ao longo de toda a vida mais tempo para os outros, para os ouvir e para lhes falar ou para sobre eles escrever.

A inauguração desta acção, a realizar-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos no dia 10 de Outubro, quarta-feira, pelas 18h00, terá a presença da Sra. Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Nos dias 11 e 12 de Outubro realiza-se na Árvore (18h00), dia 13 de Outubro no Auditório da Fundação Engº António de Almeida (16h00) e 14 de Outubro, dia do encerramento, na Biblioteca Municipal de Almeida Garrett (16h00).
(Faça o download da programação, disponível no fim desta página!)

A direcção do projecto é do editor José da Cruz Santos e do Presidente da Direcção da Árvore, Engº Amândio Secca, a coordenação é de Manuela de Abreu e Lima, responsável pelo Departamento de Acções Culturais e Edições da Árvore.
As edições que vão ser publicadas e todo o material de apoio têm a direcção gráfica de Armando Alves.

Elementos biográficos
Óscar
Luso de Freitas Lopes nasceu em Leça da Palmeira em 2 de Outubro de 1917.
Fez estudos secundários no Porto onde frequentou ainda o Instituto Britânico e o Conservatório de Música. Licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1941, e em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi professor do Ensino Secundário entre 1941 e 1974, sucessivamente em Vila Real e nos liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas, no Porto. Entre 1967 e 1973 foi bolseiro do Instituto de Estudos Pedagógicos da Fundação Calouste Gulbenkian, com equiparação a bolseiro pelo Instituto de Alta Cultura, tendo realizado importantes experiências quanto à articulação do ensino das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Em 1974, após o 25 de Abril, passou a ensinar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor catedrático desta Faculdade, aqui ocupou os cargos de Presidente do Conselho Directivo e Pedagógico entre 1974-75 e 1980-81. Foi Vice-Reitor da Universidade do Porto entre 1974-75. Doutor “Honoris Causa” pela Universidade Clássica de Lisboa (1990).
Conselheiro do Instituto Nacional de Investigação Científica entre 1876 e 1981. Membro do Conselho Nacional da Língua Portuguesa e relator do seu parecer sobre o Anteprojecto do Acordo Ortográfico nos anos de 1988 e 1989.
Fundador e Secretário do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Membro da Associação de Escritores (1986-88); Presidente do Conselho Cultural e Sócio de Mérito da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto; Membro da Associação de Críticos Literários Portugueses; Membro da Société de Linguistique Romane; Membro da Associação Portuguesa de Linguística; Membro do Pen Club; Sócio Honorário da Associación Galega da Língua; Sócio Honorário do Cine-Clube do Porto; Sócio da Sociedade de Língua Portuguesa; Sócio Honorário da Associação Portuguesa de Literatura Comparada.

Distinções e Homenagens

1967 – Prémio “Rodrigues Sampaio” da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
1974 – Jantar de Homenagem, nos arredores do Porto, em 20 de Abril.
1979 – Homenagem na Livraria Leitura, Porto.
1988 – Homenagem a três Linguistas: Herculano de Carvalho, Lindley Cintra e Óscar Lopes, pela Sociedade de Língua Portuguesa, em 15 de Novembro.
1984 – Prémio “Jacinto do Prado Coelho”, do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, pela obra Álbum de Família: Ensaios sobre Autores Portugueses do Século XIX.
1985 – Prémio “Seiva Trupe”, por ter contribuído para o progresso, dignificação e prestígio das Artes e das Letras da Cidade do Porto.
1986 – Convidado de Honra das Terceiras Jornadas da Oficina Musical, Porto.
1987 – Homenagem da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Medalha da Cidade de Matosinhos. Medalha de Honra da Cidade do Porto. Voto de Louvor aprovado por unanimidade na Assembleia da República.
1988 – Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública pelo Presidente da República.
1995 – Prémio “P.E.N. Clube Português de Ensaio” pela obra A Busca de Sentido: Questões da Literatura Portuguesa.
2002 – Prémio “Vergílio Ferreira”.
2005 – Homenagem na Feira do Livro do Porto.
2006 – Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Desde cedo iniciou uma carreira de crítico, tendo colaborado nas mais importantes revistas e periódicos como Vértice, Seara Nova, Colóquio/Letras, Revista da Faculdade de Letras do Porto, Revista da Faculdade de Letras de Lisboa, O Comércio do Porto, O Primeiro de Janeiro, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Diário de Lisboa, Jornal de Letras, Artes e Ideias, Jornal de Letras (Rio de Janeiro), O Diário, O Estado de S. Paulo, Quaderni Portoghesi. A partir dos anos 40 publicou inúmeros títulos nos domínios da história, da crítica, do ensaio e dos estudos linguísticos.

                                    
        Download: Oscar_Lopes.pdf
            •  Programação Homenagem a Óscar Lopes


                         
            

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité