Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
16 octobre 2007

cinemas Medeia Porto, programação 11 a 17 Outubro

É um dos maiores escritores americanos. É também realizador e argumentista premiado. Escrita e cinema misturam-se neste seu novo filme, A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST, que estreia esta quinta-feira. Paul Auster, a não perder, em exclusivo, nos cinemas Cidade do Porto.

Outro filme que «é preciso ver, se queremos ser portugueses e ter ideias sobre Portugal» (L.M.O., Pùblico) é o mítico TORRE BELA, resgatado agora para a exibição em sala, 3 décadas depois. No Teatro do Campo Alegre a partir desta quinta-feira, o filme será debatido numa sessão a 15 de Out, com João Teixeira Lopes, Jorge Campos e Pedro Baptista, e moderação de Alberto Serra.

Em cartaz continuam: FADOS, olhar cosmopolita e eclético sobre o fado, com as estrelas Mariza, Camané, Carlos do Carmo, e também Caetano, Chico Buarque, Lila Downs, ou os rapers NBC, SP & Wilson, e imagens de arquivo de Amália ou Alfredo Marceneiro; PLANETA TERROR, o segundo filme do díptico Grindhouse de Tarantino/Rodriguez, homenagem dos realizadores à série Z; STARDUST / O MISTÉRIO DA ESTRELA CADENTE, «no outro lado do muro, o reino da fantasia», um filme inspirado na novela gráfica de culto de Neil Gaiman e Charles Veiss.

Na próxima semana, a antecipar mais uma Festa do Cinema Francês, estreia AS CANÇÕES DE AMOR, de Christophe Honoré.

Medeia Filmes_Porto
programação 11 a 17 Outubro

Cinemas Cidade do Porto
parque grátis, todos os dias, das 20h às 2h

estreia

A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST > de Paul Auster

todos os dias às 14h_16h_18h_20h_22h

{em exclusivo, neste cinema}

continuam

FADOS > de Carlos Saura

todos os dias às 13h50_15h50_17h50_19h50_21h50

 

PLANETA TERROR  > de Robert Rodriguez

todos os dias às 14h30_16h50_19h15_21h30

STARDUST / O MISTÉRIO DA ESTRELA CADENTE  > de Matthew Vaughn

todos os dias às 14h15_16h40_19h10_21h40

Teatro do Campo Alegre

estreia

TORRE BELA > de Thomas Harlan

sessões às 18h30_22h

{em exclusivo, neste cinema}

segunda-feira, 15 de Outubro, 22h

sessão seguida de debate

com João Teixeira Lopes, Jorge Campos, Pedro Baptista

Moderação: Alberto Serra


 A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST / THE INNER LIFE OF MARTIN FROST > Paul Auster

com David Thewlis, Irène Jacob, Michael Imperioli, Sophie Auster

New York Film Festival 2007 | Festival de San Sebastian 2007 | Mostra de S Paulo 2007

É a história de Martin Frost, um escritor, e a de uma misteriosa mulher, que encarna a sua musa. É uma história fantástica, na realidade, mais ou menos no espírito de Nathaniel Hawthorne. Mas a Claire não é uma musa tradicional. Ela é a encarnação da história que Martin está a escrever.

Paul Auster

 

Na literatura como no cinema, a marca autoral de Paul Auster é inextricável. A Vida Interior de Martin Frost [é] uma trama labiríntica sobre o poder da literatura.

Sérgio Almeida, Jornal de Notícias

 

www.clapfilmes.pt/filmes/theinnerlife.html

TORRE BELA > Thomas Harlan

É preciso ver este filme, se queremos ser portugueses e ter a mania de ter ideias sobre Portugal.

Luís Miguel Oliveira, Público ****

 

Estamos perante um dos mais notáveis documentários feitos no imediato pós-25 de Abril.

João Lopes, Première

 

Uma obra rara e preciosa.

Rodrigues da Silva, JL

 

A experiência de Torre Bela, gesto político e utópico como poucos no cinema, é um património da história de Portugal do último quartel do século XX. [...] É, ainda hoje, o filme que melhor retrata o pós-25 de Abril.

Francisco Ferreira, Expresso ****

 

Torre Bela é, antes do mais, um desses documentos extraordinários que surgem por vezes no coração das lutas ou das situações-limite, quando a obstinação em "continuar a filmar" leva a melhor sobre todas as ideias preconcebidas ou não, comprometidas ou não, daquele que filma. Os amadores do "real", os canibais do "sur le vif" (no número dos quais nos contamos) ficarão pois siderados com o filme de Thomas Harlan. Raramente se terá visto melhor o fazer e o desfazer de uma colectividade singular em si e feita ela própria de singularidades, apanhada num processo político em que ela é a verdade cega e o ponto da utopia.

Serge Daney, Cahiers du Cinema

FADOS > Carlos Saura

com Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Caetano Veloso, Chico Buarque, Lila Downs

Festival de Toronto 2007 | Mostra de S Paulo 2007

A dois tempos, o filme procura resgatar as raízes afro-brasileiras do fado e alargar o seu espectro a outros sons, com versões pouco convencionais, mas emocionantes, de Lila Downs ou Caetano Veloso. E também a inclusão de uma morna, Flor de Nha Esperança, por Lura. Do fado Tropical, de Chico Buarque, ou, completamente fora, do rap de NBC, SP & Wilson, dedicado a Alfredo Marceneiro.

Curioso é que nesta perspectiva, como se fecha o círculo. As vanguardas e as origens quase se tocam. [...] Mas, como qualquer outra música, o fado não é estático. [O filme] foi aplaudido de é, durante dez minutos, em Toronto. E a revista Hollywood Reporter chamou-lhe «o maior acontecimento audiovisual do ano.»

Manuel Halpern, Visão

 

O que Fados quer não é catalogar ou investigar, embora por lá passem as matrizes essenciais. O que Fados quer é fascinar-se e fascinar-nos, pôr-nos a escutar e a ver. [...] A gente vê - e ouve - o filme e quer continuar a ouvir aquela música, aquele embalo, aquele tesouro estilhaçado em mil fragmentos projectados sobre os oceanos, para lá das estrelas, dir-se-ia. E isso é imestimável.

Jorge Leitão Ramos, Expresso

www.fados-saura.com

PLANETA TERROR / PLANET TERROR > Robert Rodriguez

com Rose McGowan, Freddy Rodriguez, Bruce Willis, Quentin Tarantino

Se Death Proof era um filme «hard rock», Planeta Terror é um filme «heavy-metal» [...] Aquela perna vai ficar e fixar-se na memória. É uma imagem iconográfica rara num cinema americano contemporâneo com muita falta delas.

Francisco Ferreira, Expresso

http://grindhousemovie.net

 

STARDUST / O MISTÉRIO DA ESTRELA CADENTE > Matthew Vaughn

com Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Claire Danes, Peter O' Toole, Sienna Miller

Há mais imaginação em cinco minutos de O Mistério da Estrela Cadente do que em um ano inteiro de blockbusters formatados americanos. Há mais humor em cinco minutos de O Mistério da Estrela Cadente do que em um ano inteiro de comédias linha de montagem. Há mais cabeça nas duas horas de O Mistério da Estrela Cadente do que em 99 por cento de todos os filmes estreados em Portugal nos últimos 12 meses, o que torna o segundo filme do britânico Mathew Vaughn num objecto merecedor de todos os elogios que se lhe possam fazer e, de caminho, num dos melhores e mais inteligentes entretenimentos em que um grande estúdio americano pôs a mão desde... nem nós nos lembramos muito bem desde quando.

Jorge Mourinha, Público ****

www.stardustmovie.com

PRÓXIMAS ESTREIAS

  CHANSONS D'AMOUR > Christophe Honoré  | MISTERIOUS SKIN > Gregg Araki | O SABOR DA MELANCIA > Tsai Ming Liang | PINTAR OU FAZER AMOR > Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu | A OUTRA MARGEM > Luís Filipe Rocha | LE SCAPHANDRE ET LE PAPPILLON > Julian Schnabel | LUST, CAUTION > Ang Lee

THE HOTTEST STATE > Ethan Hawk

 

www.medeiafilmes.pt

RESERVA DE BILHETES POR TELEFONE: Cinemas Cidade do Porto 22 600 91 64
Teatro do Campo Alegre 22 606 30 00



Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité