cinemas Medeia Porto, programação 1 a 7 Novembro
O cinema francês continua em festa, com a exibição de 2 filmes que fizeram furor no último Festival de Cannes: O ESCAFANDRO E A BORBOLETA, filme visualmente exemplar de Julian Schnabel, sobre um homem refém do seu corpo, Prémio Melhor Realização e Melhor Fotografia do festival; e AS CANÇÕES DE AMOR, retrato pop da «vida quotidiana, sentimental e sexual dos jovens em Paris nos dias de hoje».
Estreia esta quinta-feira ELIZABETH - A IDADE DE OURO, com Cate Blanchet a retomar a personagem de Elizabeth, aclamada obra de Shekkar Kapur, com 7 nomeações para os Oscars. A meio do seu reinado, a rainha debate-se entre os seus deveres reais e uma secreta paixão por Sir Walter Raleigh.
Estão ainda em exibição A OUTRA MARGEM, «belo e comovente» (JL) filme de Luís Filipe Rocha, que trouxe o Prémio de Melhor Actor, ex-aecquo para Filipe Duarte e Tomás de Almeida, do Festival de Montreal; A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST, mistura de escrita e cinema do aclamado Paul Auster; FADOS, olhar cosmopolita e eclético sobre o fado, com um desfile de estrelas: Mariza, Camané, Carlos do Carmo, Argentina Santos, Caetano, Chico Buarque, Lila Downs, ou os rapers NBC, SP & Wilson e outros.
Medeia
Filmes_Porto
programação 1 a 7 Novembro
Cinemas Cidade do Porto
parque grátis, todos os dias, das 20h às
2h
estreia
ELIZABETH - A IDADE DE
OURO > de Shekkar Kapur sessões às 14h30_17h_19h30_22h
A OUTRA MARGEM >
de Luís Filipe Rocha sessões às 14h20_16h50_19h20_21h50
O ESCAFANDRO E A
BORBOLETA > de Julian Schnabel sessões às 14h_16h30_21h30
AS CANÇÕES DE AMOR >
de Christophe Honoré sessões às 14h05_16h40_19h05_21h40 {em exclusivo,
neste
cinema}
A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST > de Paul Auster
sessões às 19h
{em exclusivo, neste cinema}
Teatro do Campo Alegre
continua
FADOS > de Carlos
Saura
ELIZABETH - A IDADE DE
OURO / ELIZABETH - THE GOLDEN
AGE > Shekkar
Kapur
com Cate Blanchet,
Clive Owen, Geoffrey
Rush
Cate Blanchett retoma o papel de Elizabeth, película
de Shekkar Kapur nomeada para 7 Oscars da Academia. Em Elizabeth - A Idade
de Ouro, Isabel I está a meio do seu reinado, enfrentando o poder da religião
(Filipe II, de Espanha, está determinado a desafiá-la para tentar restabelecer o
catolicismo em Inglaterra) e as traições internas. Mas, ao mesmo tempo, Isabel I
tem de equilibrar os seus deveres de rainha com uma paixão proibida: Sir Walter
Raleigh (Clive Owen). Um filme histórico, com as mudanças religiosas e políticas na
Europa do séc XVI em pano de fundo. Uma história de guerras, paixão e lutas pelo
poder. Uma rainha que o Ocidente imortalizou.
A OUTRA MARGEM > Luís Filipe Rocha
com Filipe Duarte, Tomás de Almeida, João Pedro Vaz, Maria d'Aires
Locarno 2007 | Montreal 2007 > Prémio Melhor Actor, ex-aecquo para Filipe Duarte e Tomás de Almeida
Um
cineasta corajoso. [...] Um filme belo e extremamente
comovente.
Rodrigues da Silva,
Jl
Uma obra maior.
Ana
Margarida de Carvalho,
Visão
A emoção vinda de Portugal. Um filme
português foi apresentado ontem em competição: A Outra Margem de Luís Filipe
Rocha, uma obra belíssima que aborda a tolerância, a diferença e a solidão.
Comporta personagens magníficas, recheadas de veracidade e humanidade (.) De
salientar, a interpretação do actor Tomás de Almeida, uma personagem que
transpira generosidade, força, bondade e beleza interior. Um candidato honroso
ao prémio de interpretação masculina. (.) A força do seu filme repousa sobre as
personagens que entram em cada cena e que são de uma simplicidade
empolgante.
Odile Tremblay, Le
Devoir
www.clapfilmes.pt/aoutramargem
O ESCAFANDRO E A
BORBOLETA / LE SCAPHANDRE ET LE
PAPILLON > Julian
Schnabel
com Mathieu Amalric,
Emanuelle Seigneur, Marie
Josée-Croze Cannes 2007 > Prémios Melhor Realizador e
Melhor
Fotografia Aos
43 anos, e no auge da carreira profissional, Jean-Dominique Bauby (Mathieu
Amalric), editor da "Elle" francesa, sofreu um acidente vascular cerebral que
lhe paralisou o corpo inteiro, excepto o olho esquerdo. Apesar do estado
vegetativo, Bauby, que estava intelectualmente lúcido, conseguiu, com a ajuda de
Henriette (Marie-Josée Croze), a sua terapeuta da fala, utilizar esse olho para
comunicar com o mundo exterior, descrevendo de forma detalhada, letra a letra,
as suas angústias, os seus sonhos, o seu mundo interior. http://www.lescaphandre-lefilm
Bauby acabaria por
publicar um livro autobiográfico, O Escafandro e a Borboleta, escrito através do
piscar de olho, onde narra os seus dois últimos anos de vida e mostar ao mundo
que o facto de não se poder mover nem falar não o impedia de querer
viver.
O registo é baseado na obra homónima de 1997 de Bauby. O
realizador Julian Schnabel transformou o livro num olhar único, de uma
sobredotada inteligência visual. Não é fácil dar poesia à voz da consciência
explanada nas páginas do livro e Schnabel consegue-o com distinção. São muitos
os recursos: para além da imagem, em que nas cenas iniciais tudo é filtrado pelo
olho semi-aberto de Bauby, no que é uma experiência ímpar, os diálogos, apesar
do drama da sua situação, mantêm-se estóicos e com humor (veja-se a primeira
visita das belas terapeutas).
A revisitação do passado é um recurso
permanente, desenhando assim o legado de Bauby. Através da luz da desgraça, este
contempla a sua natureza, um homem que gostava de mulheres, dos filhos e do pai.
Estas três referências são incontornáveis, havendo momentos para cada uma dessas
passagens. As mulheres trazem à obra uma beleza inquestionável, num genuíno
banho de sensualidade. [...] Equacionando e levando-nos a apreciar a vida como
fosse verdadeiramente um momento efémero, «O Escafandro e a Borboleta» é um
grande momento de cinema.
Jorge Pinto, Cinema
2000
AS CANÇÕES DE AMOR / LES CHANSONS D'AMOUR > Cristophe Honoré
com Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni
Cannes 2007 | Toronto 2007
Um
filme poético e de uma originalidade pouco comuns. Um melodrama musical
encantador, um filme alegre e grave sobre o amor e a ausência. Sublime.
Surpreende-nos a cada plano, evita os clichés, as armadilhas. [...]
As
Canções de Amor inscreve-se numa certa tradição de cinema francês ligada à
nouvelle vague e à pós-nouvelle vague [...] Como nos primeiros filmes de Godard
e Truffaut, também retrata a verdade da nossa época, a verdade sobre a vida
quotidiana, sentimental e sexual dos jovens em Paris nos dias de hoje, com o seu
multiculturalismo e angústias.
LES INROCKUPTIBLES, Jean-Marc Lalanne
e Jean-Baptiste Morain
A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST / THE INNER LIFE OF MARTIN FROST > Paul Auster
com David Thewlis, Irène Jacob, Michael Imperioli, Sophie Auster
New York Film Festival 2007 | Festival de San Sebastian 2007 | Mostra de S Paulo 2007
É a história de Martin Frost, um escritor, e a de uma misteriosa mulher, que encarna a sua musa. É uma história fantástica, na realidade, mais ou menos no espírito de Nathaniel Hawthorne. Mas a Claire não é uma musa tradicional. Ela é a encarnação da história que Martin está a escrever.
Paul Auster
Na literatura como no cinema, a marca autoral de Paul Auster é inextricável. A Vida Interior de Martin Frost [é] uma trama labiríntica sobre o poder da literatura.
Sérgio Almeida, Jornal de Notícias
www.clapfilmes.pt/filmes
FADOS > Carlos Saura
com Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Caetano Veloso, Chico Buarque, Lila Downs
Festival de Toronto 2007 | Mostra de S Paulo 2007
A dois tempos, o filme procura resgatar as raízes afro-brasileiras do fado e alargar o seu espectro a outros sons, com versões pouco convencionais, mas emocionantes, de Lila Downs ou Caetano Veloso. E também a inclusão de uma morna, Flor de Nha Esperança, por Lura. Do fado Tropical, de Chico Buarque, ou, completamente fora, do rap de NBC, SP & Wilson, dedicado a Alfredo Marceneiro.
Curioso é que nesta perspectiva, como se fecha o círculo. As vanguardas e as origens quase se tocam. [...] Mas, como qualquer outra música, o fado não é estático. [O filme] foi aplaudido de é, durante dez minutos, em Toronto. E a revista Hollywood Reporter chamou-lhe «o maior acontecimento audiovisual do ano.»
Manuel Halpern, Visão
PRÓXIMAS ESTREIAS
O SABOR DA MELANCIA > Tsai Ming Liang | PINTAR OU FAZER AMOR > Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu | DON'T COME KNOCKING > Wim Wenders | EASTERN PROMISES > David Cronenberg| LUST, CAUTION > Ang Lee | CONTROL > Anton Corbjin | THE HOTTEST STATE > Ethan Hawk
www.medeiafilmes.pt
RESERVA DE BILHETES POR
TELEFONE: Cinemas Cidade do Porto 22 600 91 64
Teatro do Campo Alegre 22 606
30 00