Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
13 novembre 2007

Os fantasmas de Serralves

Serralves_204


27 de Novembro de 2007

 

 ,

Na próxima terça-feira, pelas 21h30, na Casa de Serralves, a Dafne Editora vai apresentar o livro Os fantasmas de Serralves da autoria de André Tavares.

 

A Casa de Serralves é uma obra singular no contexto português e uma das expressões mais conservadas de um certo modo de construir e pensar a arquitectura que marcou a europa no período entre guerras.

Conduzido por Carlos Alberto Cabral, o processo de desenho e construção da casa foi acompanhado pelo arquitecto Marques da Silva e contou com a participação dos arquitectos parisienses Charles Siclis, Jacques-Émile Ruhlmann e Jacques Gréber.

Este livro apresenta a biografia dos arquitectos parisienses e desvenda as peripécias de construção da casa e dos jardins, através da leitura e interpretação de materiais originais existentes em arquivos do Porto e Paris.

 

O autor, André Tavares (Porto, 1976) é arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2000). Em 2005 publicou o livro Arquitectura antituberculose, trocas e tráficos na construção terapêutica.

 

O livro será apresentado pelo professor António Cardoso. A sessão é organizada com o apoio da Fundação de Serralves e do Instituto Marques da Silva.

 

Sinopse

Carlos Alberto Cabral foi um industrial têxtil que construiu a Casa e Jardins de Serralves à maneira das villas da aristocracia francesa. Com a agilidade de Marques da Silva, o seu arquitecto, conseguiu articular contributos de outros três arquitectos de destaque em Paris: Jacques-Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Gréber. Exemplar notável das práticas de construção de luxo entre as exposições de Paris de 1925 e 1937, Serralves sintetiza uma ambição de liderança social e espiritual que acompanhou o debate das vanguardas europeias.

Durante muitos anos o seu encanto residiu na inacessibilidade de um conjunto privado e misterioso, habitado pelos fantasmas de meninos, lindas senhoras ou industriais ricos e cosmopolitas. Este livro analisa a biografia dos arquitectos franceses e acompanha em detalhe as peripécias, indecisões, avanços e recuos da obra de construção da casa para que seja possível, descomplexadamente, gozar o sol da primavera e da leitura nos jardins públicos de Serralves.

 

O livro incluí o texto Fragmentos de uma biografia inacabada por José Salgado.

 

Para mais informações visite a página www.dafne.com.pt ou solicite para dafne@dafne.com.pt

A apresentação terá lugar na Casa de Serralves, com entrada pela rua de Serralves, n.º 999.

 

[legenda da imagem anexa, Serralves-JERuhlmann-copywrite-Ma30.jpg: Estudo de Jacques-Émile Ruhlmann para o hall da casa de Serralves, (1931). © Musée des années 30.]


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité