Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
22 novembre 2007

Uma boa iniciativa

Dorminsky cria novos públicos com passaporte


Helena Teixeira da Silva

A emissão do passaporte é gratuita. E as vantagens somam-se à medida que as viagens forem sendo carimbadas. Não são voos intercontinentais, mas passeios pela criação de natureza cultural em exposição na cidade concertos, teatro, dança, artes plásticas, seminários ou conferências.

O novo passaporte cultural, lançado anteontem pelo pelouro da Cultura, Património e Turismo de Gaia, é a nova estratégia do vereador MárioDorminsky para "criar novos públicos, gosto pela cultura e para chamar a atenção das pessoas para os vários eventos realizados no concelho".

O documento, que pode ser solicitado na Casa Barbot, na Avenida da República, 590/610, é pessoal e intransmissível e a sua adesão não tem qualquer contrapartida. Sem custos, sem obrigatoriedade de uso, sem estar circunscrito aos cidadãos de Gaia, é uma espécie de livre-trânsito para o roteiro cultural da cidade. Permite o acesso gratuito a todos os eventos que possam realizar-se na Casa da Cultura (Casa Barbot), na Casa Museu Teixeira Lopes e Galerias Diogo de Macedo, no Solar dos Condes de Resende, no Auditório, na Biblioteca e no Arquivo municipais, no Convento Corpus Christi e no Ateliê Soares dos Reis.

Quando estiverem em causa programas pagos, os portadores do passaporte poderão beneficiar de um desconto que oscila entre os 20 e os 100%. Será o caso do concerto dos EZ Special (50% de desconto), marcado para o Pavilhão Municipal, no âmbito do primeiro ciclo de concertos de Natal, "Natal com música".

Sendo semelhante ao passaporte usado na Expo 98, em Lisboa, explica Dorminsky, "distingue-se dele, porque os carimbos desse não davam nada, e este oferece muitas coisas".

A contabilidade começa logo no momento de adesão, altura em que é colocado o primeiro carimbo. Ao terceiro, o portador recebe um CD com um "Best Of" do Festival Rock às Sextas, nos anos de 2006 e 2007, uma vez que todas as bandas presentes aceitaram oferecer um tema para a compilação. O 12º carimbo dá direito a um livro ou disco.

"A oferta de produtos culturais - levantados mediante a apresentação do respectivo passaporte, devidamente carimbado na Casa da Cultura - só é possível porque conseguimos o apoio de variadíssimas editoras", reconhece o vereador, cuja aposta incide também em estreitar laços com "as escolas de ensino básico, secundário e superior d e toda a Área Metropolitana do Porto", estando para isso a trabalhar, também, com a DREN.

No primeiro dia de lançamento do passaporte foram emitidos 120 documentos.

Para que os portadores tenham acesso facilitado não só aos equipamentos e eventos, mas também à própria agenda cultural, está a ser disponibilizada informação nos sites da Câmara, sendo possível fazer downloads da programação.

Publicado no Jornal de Notícias


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité