Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
20 mars 2009

Prémio Especial da Fundação Amália Rodrigues

Prémio Especial da Fundação Amália Rodrigues para Sandra Barata Belo

 

Paço de Arcos, 19 de Março de 2009 – A Fundação Amália Rodrigues anunciou hoje a atribuição de um Prémio Amália Rodrigues a Sandra Barata Belo, actriz que dá vida à diva do fado em “Amália, o Filme”, da Valentim de Carvalho Filmes (VC Filmes).

 

Os Prémios Amália Rodrigues, agora na quarta edição, destinam-se a distinguir os melhores intérpretes, instrumentistas, compositores e divulgadores do fado. Este ano, o júri presidido por Fernando Machado Soares, e composto pelo musicólogo Rui Vieira Nery, a pianista Gabriela Canavilhas, os administradores da Fundação Nelson Tereso e Américo Lourenço e o jornalista Nuno Lopes, decidiu distinguir a performance das actrizes Sandra Barata Belo, no cinema, e Alexandra, no teatro, ambas na pele de Amália Rodrigues.

 

Sandra Barata Belo vê assim novamente distinguida a sua interpretação da diva em “Amália, o Filme”, naquela que foi a sua estreia absoluta no grande ecrã.

O obra cinematográfica de Carlos Coelho da Silva, produzida pela VC Filmes e distribuída pela Valentim de Carvalho Multimédia continua em exibição nas salas de cinema portuguesas, tendo já sido visto por mais de 235 mil pessoas, desde a estreia, a 4 de Dezembro. Actualmente, “Amália, o Filme” continua a levar mais de 1.500 pessoas por semana ao cinema.

 

Sobre Sandra Barata Belo

Sandra Barata Belo é alfacinha de gema, nasceu em 1978 e vive em Lisboa desde sempre. Formou-se em Artes e Animação Circense no Chapitô e fez várias especializações em Técnica da Máscara e Clown, e participou em vários workshops de voz.

Pisou o palco pela primeira vez em 1996, quando integrou o elenco de A Alegria na Caverna, com encenação de Ana Nave. O teatro assumiu grande importância na sua vida durante a década seguinte, tendo sido presença assídua nos palcos portugueses, participando em projectos como Peregrinação, um espectáculo com encenação de João Brites, para a Expo 98; e Fabulosas Fábulas (2001), uma peça com encenação de Francisco Brás.

Em 2002, estreou-se em televisão, participando no F-M Rádio Relâmpago, telefilme realizado por José Nascimento para a RTP. Três anos depois, integrou o elenco de A Família Galaró, onde desempenhou o papel da personagem Pitita. Em 2007, foi Bárbara na telenovela Chiquititas, da SIC.

No grande ecrã, estreou-se em 2008 como protagonista de Amália, o Filme.

 

Sobre “Amália, o Filme”

“Amália, o Filme” é uma co-produção da Valentim de Carvalho Filmes e da RTP, financiado pelo Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual (FICA). O FICA foi constituído em 2007 como fundo especial de investimento e tem como objectivo o apoio a obras cinematográficas, audiovisuais e projectos multiplataforma.

 

Para mais informações, por favor contactar:
Sofia Aureliano
Tlm: (+351) 91 802 81 08

Tel: (+351) 21 414 95 68
E-mail: sofia.aureliano@pure.ativism.pt

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité