Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
25 mars 2009

O VIOLINO NA ALMEDINA, 26 DE MAR ÇO, 21H

26 de Março, 5ª feira  

  21h

 

CICLO   DE COLÓQUIOS

 

VOZES:   HISTÓRIAS DA EXPRESSÃO

 

A   Expressão Friccionada

 

  Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.
 

 

Mário Anacleto   - comentador

 

Mara Valente   - violino

 

Se você   pensava que apenas com a sua voz e a sua contrição poderia atingir   as fímbrias da eternidade e da sedução, engana-se... Podemos falar   de muitos modos e com discursos muito diversos para encontrar   essa aura de divindade. Tudo muda, tudo tem o significado de uma relação.   Por isso, sinta de que modo tem a Humanidade desenvolvido a sua inspiração   para comunicar, para seduzir, para aspirar a ser mais leve, mais feliz,   mais relacional ainda, mais divina, enfim...

 


  Uma conversa, uma melodia, uma experiência... para si, para todos nós!

   

 

De Novembro de 2008 a Maio   de 2009, a livraria Almedina ArrábidaShopping vai viajar no mundo da   expressão musical do Homem! Começando e terminando pela voz, Mário   Anacleto, o coordenador e guia desta viagem, leva-nos a conhecer alguns   dos mais interessantes instrumentos musicais, contando-nos a sua história   e curiosidades! São conversas informais, bem dispostas e sempre com   a presença dos "actores principais": os instrumentos e seus   praticantes! São colóquios e concertos, emoções, informações e....   uma outra maneira de encarar os nossos Sentidos, o Tempo e Nós próprios!

 


 

 

Neste   terceiro colóquio, Mara Valente e Mário Anacleto irão ser os   nossos guias por uma viagem ao mundo   e sons do violino!

 

O programação deste ciclo   de colóquios/concertos poderá ser consultada aqui.

 

Mara Valente nasceu no Porto em 1993. Iniciou o   estudo de Violino aos 7 anos, frequentando o Conservatório de Música   do Porto desde o ano lectivo de 2003/2004. Actualmente, é aluna do   10º ano de escolaridade, na modalidade de ensino integrado no referido   Conservatório.

 

Tem participado em vários   eventos relacionados com a área da Música e foram vários os Concertos   e Audições em que participou, quer a Solo, quer fazendo parte da Orquestra   do Conservatório de Música do Porto.

 

Foi seleccionada, nos últimos   dois anos, para o Estágio OJ.com (Orquestra dos Jovens dos Conservatórios   Oficiais de Música), decorrendo o primeiro nos Açores e o segundo   no Porto. Com a mesma, actuou no CCB, em Lisboa, em Setembro de 2007   e de 2008. Neste último, para além da participação com a Orquestra,   exibiu-se, também, a solo.

 

No final do ano de 2008, foi   admitida na orquestra Momentum Perpetuum, dirigida pelo maestro Martin   André.

 

Já participou em vários concursos,   tendo sido premiada em todos eles. Destacam-se os dois primeiros prémios   no Concurso Interno do CMP, um 2º prémio (sem atribuição do primeiro)   no Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho e 3º prémio no Concurso   Internacional do Fundão.

 

De 2002 a 2005, fez parte do   coro infantil do “Círculo Portuense de Ópera”, participando nas   óperas “Carmina Burana”, “La Boème” e “O Lobo Diogo e o   Mosquito Valentim”.

 

Coordenador do ciclo de   colóquios: Mário Anacleto

 

Diplomado com o Curso Superior   de Canto do Conservatório de Música do Porto, na classe de   Fernanda Correia, também trabalhou com Mark Brown (Música   Antiga), Montsserrat Figueras (Técnica e Intreperteção de   Música Ibérica), Rudolf Knoll (Técnica e interpretação da   Ópera), Ré Koster (Interpretação do Lied) e José   de Oliveira Lopes (Lied e Ópera).

 

É licenciado em Filosofia   pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em História   da Arte pela mesma Universidade, Mestre de Comunicação

 

Organizacional pela Universidade   Complutense de Madrid e é Doutorado em Musicologia e Interpretação   pela Universidade Nacional de Música de Bucareste,

 

com o Prof. Dr. Grigore Constantinescu.   Realizou numerosos recitais a solo com Piano, Guitarra, Órgão e com   Orquestra e participa como artista convidado em numerosas récitas de   ópera, a convite do Círculo Portuense de Ópera do Porto; desempenhou   também papeis em óperas como La Traviata, Madame Butterfly   e Carmen, entre outras.

 

Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.Gravou   para a Tribuna Europeia de Compositores Contemporâneos obras   de Joly Braga Santos e para a etiqueta EMI-Valentim de Carvalho   obras de Fernando Lopes Graça.

 

Colaborou com a RTP e a RDP   em diversos programas, quer como artista convidado quer como divulgador   da Cultura Musical.

   

Foi director do Conservatório   de Música do Porto entre 1994 e 1996, período durante o qual introduziu   a classe de Jazz e promoveu a criação da Banda de Jazz e da Banda   Sinfónica, do Grupo de Música Antiga e do Quarteto de Saxofones, sendo   actualmente professor desta instituição e do Conservatório de Música   da Maia. Recentemente apresentou-se em quatro concertos no Brasil, na   cidade de São Paulo (Instituto Baccarelli de Heliópolis, "Espaço   Cachuera", "Casa das Rosas" e na "Beneficiência   Portuguesa") e tem previstos concertos para Roma, Nápoles,   Bucareste, Pitesti e Cluj cuja carreira desenvolve-se cantando composições de Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.autores   portugueses, do Fado, da Serenata napolitana, da canção e da ópera.
 

 

Votre navigateur ne gère peut-être pas l'affichage de cette image.

   

Autor dos livros Fado,   Itinerários de uma Cultura Viva e Crónicas dos Dias   Bons publicados pela editora Mill Books.

 

Este evento   terá lugar na livraria Almedina do Arrábida Shopping (V.N. de Gaia),   no dia 26 de Março (5ª feira), a partir das 21h
 

 

Entrada livre   e gratuita

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité