Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
16 juillet 2009

Exposição de fotografia "blue met green in black"

expo_acores_frente



Blue met green in black


Exposição de fotografia na Casa dos Açores do Norte prolongada até final de Agosto


Laurindo Almeida

João Paulo Almeida

LA_viver_no_pico



A exposição de fotografia “blue met green in black” surge a convite da Casa dos Açores do Norte integrada na XXII Festa do Divino Espírito Santo no Porto, tendo a sua inauguração sido efectuada no passado dia 28 de Junho de 2009, no decorrer do programa das referidas festividades.

O título em língua inglesa possui uma sonoridade muito própria, lembrando os “fluxos e refluxos” das ondas, pretende ser uma homenagem à panóplia de açorianos que partiram para o outro lado do seu/nosso Atlântico e que enchem no período estival de bandeiras americanas as ruas e caminhos do arquipélago. O azul do mar e céu tão presentes e dominantes, encontraram no negro vulcânico mesclado com um verde intenso quase fosforescente que não pode deixar alguém indiferente muito menos o olhar de captadores de imagens, o mote desta exposição numa tentativa de identificar as emoções dos primeiros homens a fixar-se naquelas paragens.

As fotografias resultam de uma curta mas intensa passagem em conjunto pelo Pico e Faial em 2008, e reflectem dois modos de ver pessoais e diversificados sobre estas duas ilhas que apesar de serem já consideradas das mais belas ou melhores para viver do planeta continuam desconhecidas para muitos portugueses. Se para o João, habituado a registar intensamente a figura humana esta aparece como que envergonhada num conjunto de imagens em que pormenores da paisagem picarota dominam o espaço representado, para o Laurindo o conjunto escolhido pretende antes representar as emoções fortes,  únicas e ainda naturais que as ilhas nos transmitem.

A exposição é composta por um conjunto de 31  + 7 registos digitais de respectivamente Laurindo Almeida e João Almeida impressos a cores por processo Lambda a 254 dpi em formato 70 X 43.2 cm.
A exposição estará patente entre 28 de Junho e 31 Agosto de 2009 (na 2a na sala de exposições da Casa dos Açores do Norte (CAN) e pode ser visitada de segunda a sexta feira entre as 09:30 e as 18:00. A CAN fica situada na Rua do Bonfim, 163, 4300-069 Porto, a escassas dezenas de metros da estação do metro do Campo 24 de Agosto, com o telefone 22 519 4050 / 960 226 173,  gps latit: 41° 8'57.47"N, long 8°35'48.84", mail : casadosacoresdonorte@gmail.com.

Breves notas biográficas

Laurindo Almeida, nasceu na cidade do Porto onde continua a residir. Licenciado em Matemática Aplicada e pós-graduação em Tecnologia Multimédia, frequentou sem concluir outras licenciaturas da área das artes. Tendo sido mais de duas décadas docente em várias Universidades, a maior parte dos quais em cursos de artes, nas disciplinas que regeu sempre procurou incentivar os alunos a “descobrir” a complementaridade entre as tecnologias, o espírito científico e as artes enquadradas na Matemática como forma de reflectir e ajuda na criatividade, caminho que tem tentado trilhar na sua própria vida. Presentemente desenvolve actividade no sector das Tecnologias de Informação em importante grupo financeiro nacional. Foi autor de vários projectos de composição gráfica e desde 1974 que a fotografia  ocupa a sua segunda vida embora no seu percurso pessoal neste sector nunca valorizou a participação em concursos ou exposições. Considera a fotografia como a actividade artística com talvez maior potencial de crescimento, a que a popularização trazido pelo fenómeno digital só vem ajudar, sendo autor de um blog de divulgação e reflexão sobre a actividade e arte fotográfica.

João Paulo Almeida, nasceu em Matosinhos, local onde continua a residir, desenvolve actividade comercial no sector fotográfico na filial da baixa do Porto duma conhecida empresa de oferta cultural e tecnológica, fotógrafo de acontecimentos sociais e de moda. Sendo desde criança a fotografia a actividade a que se dedicou inteiramente é provavelmente um dos profissionais desta   área mais conhecido do Norte do país por quem, profissional ou de forma amadora se dedica à fotografia. 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité