Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
14 octobre 2009

Ciclo de Cinema Documental | Semana ODM Porto: "O Pesadelo de Darwin", dia 15, Quinta-feira, 18h, no CLP

Dia 15 | Quinta-feira 

Auditório 

18h00

Projecção do documentário "O Pesadelo de Darwin" de Hubert Sauper, seguido de debate sobre «Comércio Justo», no âmbito do Ciclo Documental da Semana ODM (Objectivos de Desenvolvimento do Milénio).elo de Darwin, de Hubert Sauper | 106’ França – Áustria – Bélgica 2004

Nos anos 60, no coração de África, um novo animal foi introduzido no lago Vitória numa pequena experiência científica. A Perca do Nilo, predador voraz, erradicou a maioria das espécies nativas do lago e multiplicou-se rapidamente. Actualmente, os seus filetes são exportados para todo o mundo. Enormes aviões de carga ex-soviéticos aterram diariamente na região para recolher a pescaria. Em troca, transportam kalashnikovs e munições para as inúmeras guerras em curso no continente africano. Os florescentes negócios de peixe e armamento criaram uma aliança globalizada e impiedosa nas margens do maior lago tropical do mundo.

 

Porque a cultura pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação para o desenvolvimento – e o cinema documental é um olhar directo sobre as realidades que queremos trazer até ao Porto.

   
 

 
               
   

   

Agência ODM 

   

Ciclo de Cinema Documental

   

   

   

Porto | 14, 15, 19 e 21 de Outubro

   

18h | Entrada Grátis

   

   
 

 

                             
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
               
   

Agrovidas, de Luís Nascimento | 18’ Brasil     2007 

   

14 Out. | Jornal Universitário do Porto

   

“As     dificuldades sentidas pelos produtores, a realidade de uma associação e um     cheirinho das laranjas da Baía” – um pouco de tudo isto nos traz este     pequeno documentário. Os fruticultores da CEALNOR, na região brasileira da     Baía, têm consciência do preço do seu produto. Sabem quanto custa no     mercado e por quanto está a ser comercializado e evitam que os     intermediários interfiram neste processo. Exportam os produtos pelo     circuito de comércio justo, que lhes garante ainda preços mais elevados.     Este documentário foi produzido para o projecto de educação para o     desenvolvimento Anauá – a Outra Margem do Comércio Justo.”

   

   

   

   
 

 
 

      

 
               
   

O Pesadelo de     Darwin, de Hubert Sauper | 106’ França – Áustria – Bélgica 2004

   

15 Out. | Clube Literário do Porto

   

Nos anos 60, no     coração de África, um novo animal foi introduzido no lago Vitória numa     pequena experiência científica. A Perca do Nilo, predador voraz, erradicou     a maioria das espécies nativas do lago e multiplicou-se rapidamente.     Actualmente, os seus filetes são exportados para todo o mundo. Enormes     aviões de carga ex-soviéticos aterram diariamente na região para recolher a     pescaria. Em troca, transportam kalashnikovs e munições para as inúmeras     guerras em curso no continente africano. Os florescentes negócios de peixe     e armamento criaram uma aliança globalizada e impiedosa nas     margens do maior lago tropical do mundo.

   
 

 
 

 
               
   

Fala di     Mindjeris, de Sandra Oliveira (Instituto Marquês de Valle Flôr) | 19′     Portugal 2008

   

19 Out. | Esc. Superior Educaçao IPP

   

As mulheres são     cruciais no processo de desenvolvimento social e económico, mas são muitas     vezes impedidas de realizar o seu potencial. Na Guiné-Bissau são elas que     dão o maior contributo para a família e sociedade, promovendo o sustento, a     educação dos filhos e cuidados de saúde.

   

“Fala de Mindjeris”     são testemunhos, relatados na primeira pessoa, de mulheres de todas as     idades, profissões e origens sociais. Mulheres com experiências diversas e     que aceitaram partilhar histórias de sobrevivência, coragem e esperança.”

   
 

 
 

 
               
   

 Home, de Yann     Arthus-Bertrand | 113' França 2009

   

 21 Out. | Café Guarany

   

“Após     o sucesso do seu livro “A Terra Vista do Céu”, Yann Arthus-Bertrand dá     imagem a um hino ao planeta e ao seu frágil equilíbrio. Através de uma     viagem por mais de 50 países de todo o mundo, “Home” maravilha, surpreende,     questiona e inquieta, deixando contudo a possibilidade de cada um tirar as     suas próprias lições e de agir.”

   

   
 

 

 

 www.agenciaodm.org

 



--
Joana Branco Lopes

Coordenadora do Projecto "Agência ODM" 

www.agenciaodm.org

 


Associação PAR - Respostas Sociais
Rua da Estrela, nº 21 , 3º andar | 1200-668 Lisboa
Tel. 21 093 53 49 | Tlm. 96 032 93 32 | www.par.org.pt

 

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL:

 

www.clubeliterariodoporto.co.pt

 


Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité